“Como as águas profundas é o conselho no coração do homem; mas o homem de entendimento o traz para fora.” (Provérbios 20:5)

A lealdade é um princípio que quando praticado traz vida. Vemos uma geração confusa, sem saber conceituar o que essa palavra significa. E de fato muitos são os significados. Mas o que percebo é que a geração está perdida porque princípios básicos e elementares como honrar pai e mãe, por exemplo, foram negligenciados. E um filho que não honra pai e mãe, que não é leal com aqueles que foram instrumentos de Deus para lhe conceder a vida, como será com outras pessoas?


Lealdade com os pais

Hoje, o que mais vemos são filhos distantes dos pais, que passam meses sem visitar ou mesmo ligar para os seus genitores. Você pode imaginar qual o nível de comunicação que eles terão, por exemplo, com os parentes mais próximos? Nível 0, porque se não mantêm relacionamento com os pais, que dirá com outros. E se não há relacionamento não há também nenhum nível de investimento emocional, ético, espiritual e financeiro. E é por isso que muitos pais são tão solitários mesmo com filhos vivos... Essas são questões que muitos não abordam mais, que até consideram, aparentemente pequenas, mas afirmo a você que essas são questões que causam relevância de mudança de caráter e cumprimento de princípio da Lealdade.

Nossa geração perdeu o conteúdo da Lealdade e nós estamos em busca de recuperá-los. É uma conquista que nós vamos alcançar, em nome de Jesus. Acredito que podemos ter outra conquista em todas as áreas quando a comunicação debilitada é alterada, aos poucos, por uma comunicação assertiva. Até porque sabemos que não há expectativas nem desejo de conquista, pautados em deslealdade.

A lealdade é uma base que nos permite fazer construções seguras, com sustentação, firmadas na Rocha. Essa é a forma de não sermos tragados pela cova que os desleais cavaram e de sustentarmos o êxito que queremos perpetuar para os nossos descendentes.


Lealdade, um conteúdo inesgotável

Lealdade é um conteúdo inesgotável! Por isso, quando vejo as pessoas falando de lealdade sem estarem com as vestes que o princípio requer, sei que o discurso é evasivo. Ninguém deveria falar de lealdade como algo comum. Muitas interrogações permeiam minha mente e, humildemente, posso dizer que atingem meu raciocínio de forma muito rápida, buscando os princípios que estão plantados no jardim da minha alma.

Bem, por tudo que você aprendeu até aqui, pode ajudar você em uma compreensão simples sobre o que é lealdade, sem perder a magnitude de realeza que essa palavra tem. Na verdade, todo o conteúdo colocado aqui é para que possamos nos vestir de lealdade e ter um entendimento bem mais ampliado sobre esse assunto tão rico. Estou convicto de que algo extraordinário vai acontecer. Porque, quanto a mim, cada vez que estudo e escrevo sobre lealdade, sou extremamente confrontado, ensinado e desafiado a ir além. Por um lado, sinto-me consolidado, e, por outro, desafiado a ser melhor como marido, pai, cidadão, e, claro, dentro do campo do meu trabalho ministerial, um líder exemplar.

A lealdade nos faz sair da ignorância e nos leva a uma revelação bem mais segura de que uma nova oportunidade foi outorgada à nossa existência. E isso exige de nós um novo compromisso com Deus, conosco e com a nossa geração. Apesar de eu ser autor de uma série de livros nos quais abordei sobre lealdade e honra, me senti movido a escrever sobre esse assunto novamente, porque percebi que muitos estavam devedores, e que desses muitos, alguns era porque não sabiam e não tinham profundidade sobre a lealdade.

A lealdade é um patrimônio riquíssimo e, ao longo desses anos, cheguei à conclusão de que a exposição de tantos líderes se deu pela falta da lealdade. Essa foi a razão de ficarem sem a proteção devida e terem suas imagens desvalorizadas e desgastadas. Aprendi que a lealdade tem o poder de nos manter vivos por mais tempo, e de nos levar ao êxito por gerações. Se não vivos em vida, mas vivos na memória daqueles a quem conseguirmos alcançar e através do legado que vamos deixar. Eu acredito que o bom caráter da lealdade em nós é o diamante que todos devemos possuir.

Sei que a nossa geração facilmente troca o certo pelo incerto e o maduro pelo imaturo. E o preço por tal atitude é alto e tem nos levado a uma aventura e desprazer, pois o caráter da lealdade não se consolida diante das vulgaridades de ensino que a mídia e as más conversações tentam implantar em nosso coração. É chegado o tempo de colocar foco na lealdade que nos traz maturidade. Precisamos ser centrados no propósito de fazer a diferença na nossa geração. E para isso, temos que ser também mais centrados na nossa chamada, como responsáveis a chegar a topos mais altos pelo nosso testemunho sólido, sendo, em tudo, mais saudáveis e a raciocinar no princípio da lealdade.

Visualizações: 2422

Plano de Leitura Bíblica

15 Ago
I Reis 10
Jeremias 36
Marcos 10
16 Ago
I Reis 11
Jeremias 37
Marcos 11
17 Ago
I Reis 12
Jeremias 38
Marcos 12
18 Ago
I Reis 13
Jeremias 39
Marcos 13
19 Ago
I Reis 14
Jeremias 40
Marcos 14
20 Ago
I Reis 15
Jeremias 41
Marcos 15
21 Ago
I Reis 16
Jeremias 42
Marcos 16