“Como as águas profundas é o conselho no coração do homem; mas o homem de entendimento o traz para fora.” (Provérbios 20:5)

Quanta confusão no Planeta! É como se a lealdade entrasse em extinção e o homem não pudesse mais caminhar em passos firmes. É como se uma nuvem estranha estivesse sobre toda a Terra, o bem pedisse licença e o conselho do mal assumisse a sua postura de julgar segundo seu coração perverso.


A Lealdade nos amplia

Creio que estamos em um tempo de ampliação. Assim como tudo na vida muda, também estamos mudando para melhor e seguindo rumo a uma transformação poderosa que o Senhor tem para cada um de nós.

A Lealdade nos permite ter um novo relatório de nós mesmos, pois só os homens inteligentes mergulham em águas profundas para buscar os seus tesouros. Sabemos que a Lealdade está disponível a todos, mas que não são todos que trilham por suas fendas.

Na semana passada, falamos sobre esse poço de águas limpas que é a Lealdade. E eu espero, sinceramente, que possamos, ao lançar a corda de apoio nesse poço, ter a sensibilidade para entender que somos a geração da mudança, e a Lealdade será a embalagem perfeita para não sermos defraudados emocionalmente.

Temos uma responsabilidade para além de nós: Consolidar uma geração para ser Leal, para guardar os princípios da Lealdade e transmiti-los a outra geração. Esse é um legado desafiador, mas acredito que seremos tão consolidados que não precisaremos ter receio dos que militam contra nós, pois a própria Lealdade será o arauto da nossa alma, mostrando frutos visíveis no nosso caráter.

A Geração da Lealdade que nós estamos formando não será apenas um sonho, mas nascerá, a partir das sementes que já foram plantadas e que estão sendo plantadas novamente por cada um de nós. A nossa colheita será visível.


Plante Sementes de Lealdade

Eu sempre penso que quando plantamos as sementes da Lealdade, anos atrás, nem imaginávamos que colheríamos uma floresta de discípulos leais. E mesmo aqueles que não foram leais e nos abandonaram no meio do caminho, quero dizer que não devemos medir a lealdade por esses, mas por aqueles que se mantêm leais ao nosso lado.

Se você parar agora para refletir e olhar aí dentro de você, ou mesmo ao seu redor, vai encontrar inúmeros rostos de pessoas leais. E isso é prova de que o seu trabalho no Senhor não tem sido em vão. Deus é um Deus Leal e que sempre honra os que trabalham com o coração voltado para Ele. E o que dizer daqueles que são leais, como os gaditas de Davi, que foram buscar as águas e depois, por Lealdade, Davi as entregou em libação ao Senhor, por não se sentir digno de beber de águas tão leais? Você lembra dessa história tanto porque já leu na Bíblia várias vezes, como porque já foi tema de inúmeras ministrações nossas.

As águas que colocaram em risco a vida dos ligeiros guerreiros leais de Davi, dos que eram linha de frente da batalha, foram devolvidas para Deus. “E dos gaditas se desertaram para Davi, ao lugar forte no deserto, valentes, homens de guerra para pelejar, armados com escudo e lança; e seus rostos eram como rostos de leões, e ligeiros como corças sobre os montes: Ezer, o primeiro; Obadias, o segundo; Eliabe, o terceiro; Mismana, o quarto; Jeremias, o quinto; Atai, o sexto; Eliel, o sétimo; Joanã, o oitavo; Elzabade, o nono; Jeremias, o décimo; Macbanai, o undécimo; estes, dos filhos de Gade, foram os capitães do exército; o menor tinha o encargo de cem homens e o maior de mil.” (I Crônicas 12:8-14)

Acreditando nesse tempo histórico, sei que o desenho do novo caminho estará, de fato, vivo dentro de cada um, e as cordas para buscarmos as águas limpas estarão reforçadas. Muitos verão o que nunca viram e viverão decididos por fazer o que nunca fizeram. Em compensação, obterão a colheita que nunca sonharam, uma colheita para além da expectativa, pois a Lealdade é uma base saudável que todo líder de êxito precisa ter.


Continua...

Visualizações: 1998

Plano de Leitura Bíblica

15 Ago
I Reis 10
Jeremias 36
Marcos 10
16 Ago
I Reis 11
Jeremias 37
Marcos 11
17 Ago
I Reis 12
Jeremias 38
Marcos 12
18 Ago
I Reis 13
Jeremias 39
Marcos 13
19 Ago
I Reis 14
Jeremias 40
Marcos 14
20 Ago
I Reis 15
Jeremias 41
Marcos 15
21 Ago
I Reis 16
Jeremias 42
Marcos 16