“E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.” (I João 4:16)

Deus é Amor e Seu grande amor nos constrange! E como é importante viver o amor de Deus e nos movermos por ele, afinal, o mundo é tão carente de amor. E nos dias atuais, não apenas no mundo, mas até na Igreja encontramos a triste realidade do amor de Deus ter se esfriado em muitos corações.

O amor de Deus é completo e envolve também nossa completude. A Bíblia nos dá direção sobre como amar: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” (Deuteronômio 6:5). Então, que possamos aprender a amar a Deus assim:

Com todo o coração
“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração...”

Amar a Deus com todo o coração é amar com sentimentos, emoções, desejos e vontades. Diariamente temos um encontro marcado com Ele, e isso deve mexer conosco, com os nossos sentimentos, deve nos emocionar e ser um desejo que provoca em nós a vontade de estar na presença dEle. E assim, vamos amar nosso Deus mais e mais, como se fôssemos insaciáveis de amor.

Com toda a alma
“... de toda a tua alma...”

Só amamos a Deus com toda a nossa alma quando estamos mergulhados nEle, sem contaminação, sem pendências, quando nos permitimos ser renovados no Senhor e na força do Seu poder. A alma está interligada ao coração, à mente. Logo, não podemos dizer que nosso coração pertence a Deus, que O amamos, se nossa alma não estiver, por completa, rendida ao Senhor e submissa à Sua vontade.

Com todas as forças
“... e de todas as tuas forças.”

Quando a Bíblia diz que devemos amar a Deus com todas as nossas forças, mostra que o amor é um exercício que requer esforço, continuidade, prática. Forças dependem de empreendimento, de ação humana. Nem sempre estamos dispostos a colocar nossas forças no amor. Nem sempre queremos lutar para amar. Contudo, se entendermos a importância de amar a Deus com todas as nossas forças, com certeza, nossas atitudes mudarão em relação ao nosso culto a Deus, e isso em todas as áreas. Porque não amamos a Deus com todas as nossas forças, facilmente, por exemplo, deixamos de ir à Casa do Senhor, facilmente não nos esforçamos para honrá-lO naquele compromisso que sabemos: Ao chegar, Ele já estará nos esperando.

Quando meditamos no amor de Deus, temos a certeza de que nunca poderemos alcançar esse amor na sua profundidade e dimensão. Isso nos faz sentir o quanto somos pequenos, mas também nos leva a um esforço sobrenatural para ir além, fazendo um pouco mais, e não apenas dentro do que é possível, para amar esse Deus Maravilhoso que sempre faz além do que pedimos, pensamos e imaginamos.

Precisamos reconhecer o quanto somos falhos na arte de amar. Reconhecer também que se Deuteronômio 6:5 diz: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”, é porque podemos, por mais difícil que seja, amar o nosso Deus, exatamente assim, com todo o nosso coração, toda a nossa alma e todas as nossas forças. Que possamos amar a Deus, independente das nossas falhas, com toda a intensidade do nosso ser.

Visualizações: 5135

Plano de Leitura Bíblica

15 Ago
I Reis 10
Jeremias 36
Marcos 10
16 Ago
I Reis 11
Jeremias 37
Marcos 11
17 Ago
I Reis 12
Jeremias 38
Marcos 12
18 Ago
I Reis 13
Jeremias 39
Marcos 13
19 Ago
I Reis 14
Jeremias 40
Marcos 14
20 Ago
I Reis 15
Jeremias 41
Marcos 15
21 Ago
I Reis 16
Jeremias 42
Marcos 16