“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês.” (Romanos 12:10)

Estamos estudando sobre Fé e Honra porque não existe vida com Deus de êxito sem se mover na FÉ e na HONRA. FÉ e Honra, principalmente neste tempo, são assuntos que merecem nossa atenção, pois a nova geração perdeu a identidade da Palavra e não se move em FÉ, como a geração dos nossos pais.


Honra e FÉ são princípios sagrados
“Como a neve no verão, e como a chuva na colheita, assim não fica bem dar honra para o tolo.” (Provérbios 26:1)

Impossível você falar de honra sem o exercício da FÉ. A honra tem uma base, a FÉ, e a FÉ não negará jamais esse princípio. Muitos homens de Deus, no passado, foram honrados por Deus por causa da FÉ que exerceram na direção do Pai. Você pode observar cada um deles, sem nenhuma exceção, foram honrados por estarem com a FÉ em ordem diante do Criador. Mas vamos aprender aqui algumas lições.

A honra é um legado do sábio, assim como a desonra é o patrimônio do tolo. Você cuidar de pessoas, tratar bem as pessoas, respeitar o próximo, são códigos de honra da FÉ do cristão. Porém, dar honra a tolo, é como ornar focinho de porco com pedras preciosas. Isso é muito forte, mas é real. Quantos estão liberando palavras e investindo FÉ na direção de homens e mulheres que não conectam a honra na nossa direção. Nosso sentimento de justiça não pode sair distribuindo honras alheias. A honra é um prêmio para quem trabalha e provou que seu esforço foi empenhado na tarefa.

Existe a honra inteligente, assim como existe a honra obtusa. A honra inteligente é aquela que você dá o merecido a cada um, inclusive NADA para quem não produz. Agora, a honra burra é aquela que você pune o que produz para não desagradar o improducente. Não existe recompensa para quem não dá resultado, pois nivelar a honra do que produz com o que não faz nada, traz transtorno na formação de caráter. Acredito que isso responde muitas perguntas que estavam sem resposta. Mesmo sendo homens de FÉ, se não cuidarmos desse desnivelamento, podemos somar erros grotescos na direção da nossa liderança. Exerça sua FÉ e você verá que todo o processo doloroso na jornada de vida será ornado de honra da parte do Altíssimo.


A FÉ é a base da HONRA
“Ninguém toma essa Honra para si mesmo.” (Hebreus 5:4a)

Onde eu construiria essa cultura da honra? Claro que não tem como eu caminhar de forma sólida e construir um legado poderoso se a FÉ não for a minha base e a honra minha construção de princípios. Muita coisa já desmoronou porque o princípio da honra foi atropelado e a FÉ não foi o sustentáculo dessas obras que foram construídas. Isso vale para a vida social, assim como nossa ação espiritual.

Você sabe que a vida social exige FÉ e uma atitude de honra e, às vezes, ficamos sem saber como corresponder a essa expectativa. Não é fácil exercer a honra social, ela gasta nossa energia e deixa um saldo de insatisfação para aqueles que colocam um peso sobre nossos ombros. Então, exigem de nós honra, e não sabem assimilar os nãos que recebem quando não validamos mentiras. Eu só posso dar honra legítima a uma conquista verdadeira. Dar honras para agradar terceiros é uma forma de mentir para nós mesmos e alimentar doenças emocionais nos outros.

O mundo da FÉ exige que tudo que se constrói na vida seja nos fundamentos da FÉ. TUDO é construído em bases da FÉ, seja de forma legal, ou ignorada. Porém, se você constrói sua chamada na FÉ e a mantém limpa, significa que vai desfrutar demasiadamente do êxito. Você merece ter a mente aberta para receber a cultura da honra, que é o princípio de longevidade. A honra não pode ser dada a qualquer um, a honra é um tesouro ministrado a merecedores. Os que merecem honra fizeram a rota para isso. O agravante é dar troféu para quem merece repreensão. A FÉ é a base para que em tudo que fizermos seja exercitado o código de honra.


Continua...

Visualizações: 1395

Plano de Leitura Bíblica

15 Ago
I Reis 10
Jeremias 36
Marcos 10
16 Ago
I Reis 11
Jeremias 37
Marcos 11
17 Ago
I Reis 12
Jeremias 38
Marcos 12
18 Ago
I Reis 13
Jeremias 39
Marcos 13
19 Ago
I Reis 14
Jeremias 40
Marcos 14
20 Ago
I Reis 15
Jeremias 41
Marcos 15
21 Ago
I Reis 16
Jeremias 42
Marcos 16