“Se alguém vem a mim e ama seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:26,27)

O conceito de discipulado se resume na palavra obediência. Esse exemplo deve vir dos líderes para os liderados. Se não temos no coração a disponibilidade de obedecer, não podemos exigir obediência de ninguém.

Na Visão Celular, um discípulo é formado na obediência. Ele aprende a obedecer, obedecendo. É necessário tempo de investimento em sua vida. Quanto tempo devemos investir? O tempo necessário para que ele descubra a rota da obediência. Quando isso acontece, o discípulo descobre quem ele pode ser em Cristo Jesus.

Se você gera um discípulo obediente, você cumpriu a missão dentro da Visão. Obediência fala de fidelidade. E o modelo de obediência para o discípulo deve ser o líder. Mas há discípulos que são manipuladores e seduzem seus líderes a não obedecer. Porém, um líder não deve permitir-se ser conduzido pelo seu liderado.

Pastor vê pasto e ovelha vê capim e cada um responde no nível em que está vendo. O discípulo reproduz o que vê e o que ouve. Por isso, líder, muito cuidado com o seu testemunho. Reflita:

  • Se não há disciplina em obedecer, como ministrar sobre obediência?
  • Como os discípulos serão obedientes se eles apenas reproduzirão o que aprendem com o líder?
  • Como o líder pode exigir o que ele não dá?


Líder obediente

Esteja atento ao seu bom testemunho. Muitas vezes, pelos líderes, entra o espírito de desobediência na Igreja e nos discípulos. Se algo é transmitido para eles diferente da instrução recebida, eles farão o mesmo em suas reuniões.

Se o discípulo ouve do líder o que é certo, mas vê que as suas atitudes anulam o seu discurso, eles se tornam desobedientes e rebeldes. Quando o líder tem unção, os discípulos têm prazer em segui-lo, porque sabem que não são manipulados, mas conduzidos ao triunfo.

Quando o líder desobedece, sua autoridade é roubada. Todo desobediente assina o óbito, pois morre em alguma área (I Samuel 15:22). A quem você pensa que seu discípulo está seguindo e por quê? Quando o líder sai de debaixo da instrução, os discípulos seguem a instrução que lhes parece a melhor.

Até quando os discípulos vão seguir o líder? Pare para pensar que os seus 12 ficarão com você o resto da vida. Entenda que os discípulos não são temporários, são eternos. Jesus ficou com seus discípulos até ir para o céu. Por esse motivo, devemos olhar para nossos discípulos como investimentos.

O que marca a vida de um discípulo é o exemplo do discipulador. Ou ele se apaixona pelo líder, ou o rejeita. Ele se apaixona pelo líder quando vê o exemplo, mas o dia que esse exemplo morre, o discípulo morre também em vários níveis. Ele deixa de ir à igreja, fica desacreditado das coisas de Deus, desiste de ir para a célula ou para Escola de Líderes etc.

O líder é o referencial palpável de que há alguém sério nesta Terra. A maioria das pessoas vem de um lar completamente destruído onde perderam a esperança no pai, na família e quando encontram um discipulador pensam ter descoberto um exemplo. Eles copiam o líder em tudo. É muita responsabilidade! Portanto, a maneira como você se comporta na sua liderança é observada, e se você é um líder obediente, a obediência é o seu triunfo.

Visualizações: 2314

Plano de Leitura Bíblica

15 Ago
I Reis 10
Jeremias 36
Marcos 10
16 Ago
I Reis 11
Jeremias 37
Marcos 11
17 Ago
I Reis 12
Jeremias 38
Marcos 12
18 Ago
I Reis 13
Jeremias 39
Marcos 13
19 Ago
I Reis 14
Jeremias 40
Marcos 14
20 Ago
I Reis 15
Jeremias 41
Marcos 15
21 Ago
I Reis 16
Jeremias 42
Marcos 16