“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:5-11)

Quando pensamos em obediência ao chamado, quem vem à nossa cabeça? Jesus! Jesus é nosso maior referencial de obediência. A obediência foi uma das maiores marcas do ministério do Messias e a razão do Seu êxito. Em tudo, Jesus foi obediente ao Pai. Ele seguiu a chamada recebida, escutava sempre com atenção as ordens de Deus através de cada momento de intimidade. E o fundamental: Jesus cumpriu Sua missão. Durante todo o tempo em que ficou na Terra como homem, executou e desempenhou com muito respeito a obediência a lei de Deus e lei dos homens.

Como discípulos, em muitas situações, encontramos dificuldades para obedecer aos que estão sobre nós. Obedecer ao comando de alguém, de um líder, pode não ser algo fácil, mas é possível. É uma questão de disciplina e respeito. Todo líder que é nascido de novo precisa ter essa marca no seu caráter. Quando obedecemos, matamos a nossa carne e prosperamos. Em algumas ocasiões, para obedecermos teremos que negar o nosso eu exatamente como Jesus obedeceu, em submissão. Ainda que haja questionamentos dentro de nós, devemos obedecer.

A obediência dá fruto que traz vida e a desobediência fruto que traz morte. Há o fruto que alimenta e há o fruto que mata. Quando decidimos pela obediência, somos recompensados e alcançamos níveis maiores de conquistas.


Obedecer é treinar a própria vontade

Sim, obedecer é treinar a própria vontade, mesmo com sacrifícios. Para cumprirmos algo realmente relevante, temos que fazer renúncias. Até nas aparentes perdas, há vantagens na obediência. A melhor maneira de obedecer ao chamado é treinar a obediência colocando de lado a própria vontade. O discípulo que tem a obediência treinada obtém os resultados da sua obediência. Você quer prosperar? Então, precisa obedecer, continuar obedecendo e viver obedecendo.

É necessário obedecer a Deus e à Palavra. Quando não obedecemos, é porque não consideramos o que temos aprendido. Mas quando obedecemos, trazemos benefícios para nossa própria vida. Em tudo, devemos exercer a obediência, senão atraímos maldição. E ninguém obedece, de verdade, com restrições. Às vezes, não concordamos com algumas coisas, mas mesmo assim precisamos obedecer, pois a obediência independe de concordar.


A obediência é um princípio

A obediência é um princípio válido para todos: Ímpios e filhos de Deus, porque toda lei existe para ser cumprida. Um exemplo simples disso é o sinal de trânsito. Quando um homem quebra a regra da obediência, ele perde regalias, ele paga um preço. Isso é válido para justos e injustos.

Obediência é uma chamada sem direito à reivindicação que nos leva a níveis de morte, como morte do ego, dos sentimentos, da própria vontade... Quantas vezes, para obedecer, temos que abrir mão de nós em favor de alguém: Cônjuge, filhos, líderes, discípulos, amigos, etc. Foi o que Jesus fez por nós. Portanto, não fomos chamados para obedecer em parte, mas para sermos obedientes em tudo. “Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador.” (Tito 2:9-10)

A obediência nos dá direito à liberdade. Obedecer é sair de sacrifícios. Andamos com um Deus que requer de nós a obediência e não o sacrifício. Porque obedecemos, não precisamos sacrificar. A obediência se faz conhecida (Romanos 16:19). Todo discípulo obediente é honrado por Deus. Quando somos obedientes, Deus satisfaz o desejo do nosso coração e nos leva a lugares de honra. Todo homem obediente abre caminhos de bênçãos para que os liderados entrem. A obediência destrói os conceitos que se levantam contra o conhecimento de Deus. “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derrubando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo.” (II Coríntios 10:3-5)

Visualizações: 2490

Plano de Leitura Bíblica

15 Ago
I Reis 10
Jeremias 36
Marcos 10
16 Ago
I Reis 11
Jeremias 37
Marcos 11
17 Ago
I Reis 12
Jeremias 38
Marcos 12
18 Ago
I Reis 13
Jeremias 39
Marcos 13
19 Ago
I Reis 14
Jeremias 40
Marcos 14
20 Ago
I Reis 15
Jeremias 41
Marcos 15
21 Ago
I Reis 16
Jeremias 42
Marcos 16