“Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho encontraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras” (Daniel 10:2-3).

Desde o dia 10 de Março, discípulos do M12 em todo o Brasil estão participando de um período de jejum que vai durar 21 dias.

Essa consagração tem como inspiração o Jejum feito pelo profeta de Daniel, que se absteve de alimentos e coisas prazerosas, como uma forma de buscar a Deus e vencer seus inimigos, assim como evitar participar do banquete do Rei, onde a mesa era consagrada aos deuses babilônicos.

Nos dias de hoje, continuamos seguindo esse mesmo exemplo, pois devemos buscar intimidade com Deus, santificação e fortalecimento da nossa fé, mas também temos muitos inimigos a vencer, alguns visíveis e outros invisíveis, como a COVID 19, que precisa ter a hegemonia desfeita, em nome de Jesus! E esse é um dos motivos da convocação feita à Igreja pelo Apóstolo Renê Terra Nova, mas também há outras duas causas: O Governo do Justo e os pedidos pessoais de cada discípulo. Portanto, estabeleça as suas metas e siga firme nesse propósito, certo da sua vitória como povo de Deus.

Se você tem orientações médicas de como fazer um jejum, siga as suas instruções.

Alguns utilizam o jejum para bem-estar e também melhorar sua aparência, e realmente o jejum também tem essa finalidade, visto que você está ingerindo saúde.


Como fazer o Jejum de Daniel?

Debaixo de orientações de pessoas que conhecem como funciona o corpo, devemos intensificar o jejum, deixamos claro que não há regras exatas na Bíblia para um jejum parcial, ele cumpre o período de 21 dias, mas temos sugestões e um reloginho para orientar.

Podemos ter 6 refeições diárias nos itens que serão apresentados. Mas as pessoas podem decidir o que não vão comer, beber ou fazer durante o jejum; não é uma regra rígida. Assim como Daniel, algumas comidas saborosas podem ser evitadas, tais como:

  • Carne – de qualquer espécie;
  • Refrigerantes – mesmo zero;
  • Doces – todos os tipos.

OBS.: Outros alimentos e guloseimas que você gosta podem entrar na relação do jejum, uma vez que você não poderá participar integralmente como sugerido.


Então, o que comer?

Verduras, legumes, vegetais, frutas, principalmente nos intervalos, e proteínas, como castanha, feijão, soja, lentilha, grão de bico, quinoa, aveia e oleaginosas, que são proteínas ricas e substituem a proteína animal.

Geralmente inserimos ovos, ou algumas refeições com ovos, que não ferem o teor do jejum.

No dia 01 de Abril, às 00:01, estaremos juntos, louvando ao Senhor pelos milagres que ele manifestará a nosso favor.
Visualizações: 135277

Plano de Leitura Bíblica

27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4