Estamos estudando sobre a origem do Natal, sua base pagã, e vendo, à luz da Bíblia, que os símbolos utilizados para comemorar o Natal são também de origem pagã. Como cristãos, precisamos de esclarecimento sobre o paganismo e atitudes inseridas em nossa cultura de tal forma que, às vezes, não questionamos a origem ou razão de existirem, e as praticamos sem reflexão alguma.


A ORIGEM E O SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS DO NATAL

- ÁRVORES COMO ALTARES PAGÃOS. A árvore de Natal ressuscita o deus Ninrode e faz reviver Talmuz. No ocultismo, ou religiões orientais, os espíritos dos antepassados são invocados por meio de uma árvore; e a árvore de Natal é um ponto de contato. Os ocultistas creem que as pessoas são energizadas através das árvores. O diabo trabalha com ocultismo, por isso muitas de suas insinuações são encobertas. A Enciclopédia Barsa, vol.11, pg. 274, diz: “A árvore de Natal é de origem germânica, datando do tempo de São Bonifácio. Foi adotada para substituir os sacrifícios ao carvalho sagrado de Odin, adorando-se uma árvore, em homenagem ao Deus-menino”.

A árvore de Natal é um símbolo de consagração, uma fábula de chamamento de adoração a deuses babilônicos. Jeremias 10:3,4, diz: “Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos de um artífice, com machado; com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e martelo o fixam para que não oscile.” O capítulo mostra a exortação de Deus ao povo que trouxe para dentro de casa um costume pagão. Mais luz sobre o assunto você encontra em Deuteronômio 12:2,3 e 16:21; I Reis 14:22,23; II Reis 17:9,10; Isaías 57:4,5; Oséias 4:13.

- GUIRLANDAS. Usadas como enfeites, representam oferendas para funerais, celebração de memorial aos deuses e às vítimas sacrificadas aos deuses pagãos e etc. Essas coroas verdes, colocadas nas portas das casas, também significam boas-vindas, o chamamento e legalidade de entrada de deuses. São ainda um símbolo relacionado ao deus Apolo, trazem honra a Zeus, homenageiam a Demeter – em latim, Ceres – Semírames, mãe de Tamuz, mãe e esposa de Ninrode. Reproduz também a ideia da virgem que se apresenta com a guirlanda na cabeça para dar à luz um filho, e a espiga de milho na mão – sinal de fertilidade. No Egito, aparece como Ísis e Osíris; na Índia, como Isva e Isvra; na Ásia, como Cibele e Dionísio; em Roma, como Fortuna e Júpiter; na Grécia, como Irene e Plutos; na Babilônia, como Semírames e Ninrode.

A Bíblia nunca anunciou que Jesus pede guirlandas, ou que recebeu guirlandas no seu nascimento. Israel sabe que isso faz parte de um ritual pagão. Só existe uma guirlanda na Bíblia e esta foi feita por Roma, para colocar na cabeça de Jesus no dia da Sua morte. Não há outra guirlanda, a não ser a de espinhos, um símbolo de escárnio.

- PRESÉPIO. O presépio é um altar consagrado a Baal, desde a Antiguidade babilônica. São Francisco, no séc. XVIII, enquanto um dos líderes da Igreja Católica, instituiu o presépio para lembrar as festividades natalinas; uma convocação que leva o povo a ter a fé limitada ao material, ao palpável. Fuja da idolatria; assim diz a Palavra em I Coríntios 10:14,15 e Gálatas 5:19-21.

- PAPAI NOEL. Noel é um ídolo. A Igreja só tem um Pai, que é Deus. A Enciclopédia Britânica, 11ª edição, vol. 19, pg. 648-649 diz: “São Nicolau, Bispo Católico do séc. V; Bispo de Mira, santo venerado pelos gregos e latinos em Dezembro... conta-se a lenda segundo a qual presenteava ocultamente três filhas de um homem muito pobre... deu origem ao costume de dar presentes em secreto na véspera do dia de São Nicolau (6 de dezembro), data que depois foi transferida para o Natal”. Daí a associação do Natal a Nicolau, figura canonizada para roubar a adoração e relacionada à vaidade. O objetivo das trevas é arrancar a visão de Cristo e trazer figuras de substituição no Reino. Como aceitar a história sobre um velhinho que sai em uma noite só, por todo o mundo, de casa em casa, entregando presentes? E se você diz que é brincadeirinha, por que faz tudo o que exige o ritual do Natal? Por que ilude seus filhos com essa história? Por que permite que uma mentira se torne realidade na sua casa?
“Como o louco que atira tições, flechas, e morte, assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: fiz isso por brincadeira.” (Provérbios 26:18,19)


SEMELHANÇA DA FESTA DO SOLSTÍCIO COM A CELEBRAÇÃO DO NATAL

- TROCA DE PRESENTES. O ritual nórdico exigia que fossem para as montanhas de madrugada, chorassem em sacrifícios, esperassem os primeiros raios de sol e entregassem presentes uns aos outros, dizendo: “Que você jamais esqueça dos deuses sobre nós”. O presente significa eternizar o pacto, trazer a ‘bênção’ dos deuses.

- GLUTONARIA. Um grande banquete deveria ser feito e a glutonaria era estimulada nessas festas. As pessoas comiam muito e vomitavam, depois voltavam a comer. Hoje as famílias fazem uma ceia para comer e beber como sinal de aliança. O banquete do solstício era à meia-noite, exatamente na hora que começa a ceia do Natal.

- EXALTAÇÃO A DEUSES. No Natal, o deus que aparece é impotente, um deus menino. E a verdade é que Jesus cresceu, morreu, ressuscitou e voltará para buscar Sua noiva. Quem está olhando para baixo, contemplando um menino, está distraído e sem perceber a volta do Senhor.

Tertuliano, teólogo católico, levantou-se no segundo século e disse: “Jesus não é deus sol, e o sol não é o deus dos cristãos. O Deus dos cristãos criou o sol e a criatura; e a criação não tem poder sobre o Criador”. O Natal está casado com o paganismo. Você também pode protestar contra isso.

Rompa com o paganismo e volte para Jerusalém, a verdadeira origem do Cristianismo e da fé. Não aceite as tradições humanas! Jesus disse que pela nossa tradição invalidamos os mandamentos de Deus (Mateus 15:6). Busquemos sabedoria, força e fé para trilhar os Princípios Bíblicos e celebrar somente as Festas do Senhor!

Visualizações: 1271

Plano de Leitura Bíblica

27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4