Não celebramos NATAL por ser uma festa de origem pagã. Jesus nasceu, nos salvou e, por isso, não aceitamos o que foi inserido por Roma, enquanto instituição religiosa. A base da nossa fé é genuína na Palavra. Nossa oração é que “Deus ilumine os olhos do nosso coração, para sabermos qual é a esperança da nossa vocação”, como diz Efésios 1:18. Jesus é e sempre será o motivo principal e único das nossas celebrações. Tudo o que realizamos e celebramos é para a glória de Deus, que não aceita glória dividida (Isaías 42:8). Se Jesus é o centro de nossas vidas, vamos caminhar na luz que recebemos, crendo que “Aquele que começou a boa obra em nós, há de aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6)


25 DE DEZEMBRO: DATA OFICIALIZADA POR ROMA

O Natal comemorado em 25 de Dezembro é uma festa pagã que nada tem a ver com Jesus. Mas por que Roma celebra Natal em 25 de Dezembro? A história indica, desde o ano 6 d.C., que Jesus nasceu em Setembro ou começo de Outubro; Roma transferiu para Dezembro. Constantino, aproximadamente em 336, celebrou o primeiro Natal com os cristãos debaixo de imposição, de opressão. Os que resistiram, morreram durante esse contexto histórico, por não se submeteram a tamanha aberração.

A Igreja que celebra Natal está presa em uma celebração de nascimento, e não focada em preparar o caminho para que Jesus venha buscar Sua Noiva. Deus deu o grito aos remanescentes: ‘Preparem o caminho do Senhor!’ Deus levantou você e eu para juntos fazermos a abertura desse caminho. Somos a Igreja viva e comprometida.

O Natal é uma data depressiva para alguns, cheia de tristeza e opressão, por causa do paganismo que carrega. E se Deus trouxe esclarecimento a nós, como continuar no paganismo? Fomos designados para viver em liberdade e Roma nos prendeu a uma tradição. 25 de Dezembro foi designado por Roma numa aliança pagã no século IV. A primeira intenção era cristianizar o paganismo e paganizar o cristianismo, para o cristão receber um pouco do pagão e o pagão um pouco do cristão. Mas, não há comunhão entre trevas e luz. E o que Deus disse, ninguém muda.


CONTEXTO HISTÓRICO E TEOLÓGICO

Jesus não nasceu em Dezembro, mas na Festa dos Tabernáculos (Setembro ou Outubro). Por que ficar preso a uma comemoração de origem pagã? O Natal de Roma, prende Jesus na celebração do nascimento e não na celebração da volta. Apaga a luz da revelação e do entendimento, e não vislumbra que Ele está às portas, disseminando em todas as nações as mentiras do paganismo. De onde nasceu essa fonte? Do Antigo ou do Novo Testamento? De Jesus ou dos Apóstolos? Não! A Enciclopédia Barsa, vol. 11, pg. 274, fala sobre o Natal: “A data atual foi fixada ao ano 440, a fim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia: a festa mitraica (religião persa que rivalizava com o cristianismo nos primeiros séculos), que celebrava o Natalis Invicti Solis (Nascimento do Vitorioso Sol) e várias outras festividades decorrentes do solstício do inverno, como os saturnalia em Roma e os cultos solares entre os celtas e os germânicos. A ideia central das missas de Natal revela claramente essa origem: as noites eram mais longas e frias, pelo que em todos esses ritos, se ofereciam sacrifícios propiciatórios e se suplicava pelo retorno da luz”.

As antigas civilizações influenciavam todas as outras nações com a ideologia do deus sol. As pessoas ficavam esperando a chegada do sol e, pelo ritual, no dia 24, no Oriente, o sol se abriria e, então, poderia haver a celebração porque o deus sol havia se manifestado. Este ritual solstício – festa ao deus sol – tem início em 25 de Março e encerra em 25 de Dezembro. Roma adotou essa data esperada pelos pagãos, para o nascimento de Jesus, e declarou que o Natal seria na viração de 24 para 25. Quem conhece Israel sabe que Dezembro é inverno, ninguém fica exposto. Lucas 2:8 diz que os Pastores estavam no campo; eles não ficariam no campo numa noite de inverno. Final de Outubro e início de Novembro, os Pastores não vão mais ao campo, porque é inverno; não há pastagem, é inseguro e desconfortante para o rebanho. Roma estabeleceu 25 de Dezembro e disse que Jesus nasceu no frio, mas não foi. E a sabedoria de Deus está sobre nós para discernir o que é sagrado e o que é profano.


No nascimento de Jesus, José e Maria estavam ascendendo a Jerusalém. Nenhum judeu ascende a Jerusalém em Dezembro, se em Dezembro só existe a Festa das Luzes! Maria era da descendência de Davi, e o decreto dizia que os descendentes de Davi todos os anos subissem a Tabernáculos para celebrar. No caminho, em Belém, Jesus nasceu, porque era profético (Miquéias 5:2). Ele não nasceu em Dezembro na festa ao deus sol. Jesus nasceu, segundo a história, na Festa dos Tabernáculos. Todos os fatos apontam para esse contexto. Anualmente, os judeus ascendiam a Jerusalém três vezes ao ano para adorar o Senhor, nas Festas do Senhor.

Dr. Russell Shedd, grande teólogo, teceu o seguinte comentário ao explanar Levítico 23:34: “Esta primeira descrição da Festa dos Tabernáculos, vv 34-36, nos indica também o primeiro cumprimento do seu significado: é a vinda do Senhor Jesus Cristo para morar entre os homens. Pois Jesus não podia ter nascido em Dezembro, que é um mês de neve em Jerusalém, durante o qual nenhum rebanho estaria nos campos (Lc. 2: 8-11). Que, provavelmente, nasceu na época da Festa dos Tabernáculos, em Outubro, pode ser calculado assim: Zacarias exercia seu turno em Julho (Lc. 1:5,8) por ser do turno de Abias, o oitavo turno do ano eclesiástico que começava em Março (I Cr. 24:10). Foi o mês da concepção de João Batista, Lc. 1:23-24, que nasceu, pois, em abril do ano seguinte. Jesus nasceu seis meses mais tarde, Lc. 1:26, portanto, em plena Festa dos Tabernáculos.”

Agora que seu entendimento recebeu luz sobre a origem do Natal, a pergunta é: Você está disposto a romper com as tradições do paganismo e abraçar a revelação do Pai? Abra seu coração para destruir os altares pagãos da sua vida, em Nome de Jesus.


Continua...

Visualizações: 3568

Plano de Leitura Bíblica

27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4