As luzes que milagrosamente iluminaram o Templo, em Jerusalém, milhares de anos atrás, continuam brilhando na vida dos que creem. Simbolicamente, elas são acesas a cada Festa de Hanukkah, uma celebração que dura oito dias e é comemorada em Israel e em várias nações que já receberam a revelação desse princípio.

No Brasil, uma das maiores celebrações é realizada no Ministério Internacional da Restauração, em Manaus. Este ano, a Igreja já está ornada com candelabros feitos de pequenos pontos de luz que iluminam a entrada do Templo. Hanukkah começou no dia 10 de Dezembro e vai até o dia 18, coincidindo com a realização do Congresso Internacional e tornando a Festa das Luzes ainda mais bonita e grandiosa.


Jesus celebrou Hanukkah

A Bíblia evidencia a importância de Hanukkah quando mostra que Jesus participou dessa celebração: “Celebrava-se então em Jerusalém a festa da dedicação. E era inverno. Andava Jesus passeando no templo, no pórtico de Salomão.” (João 10:22-23)

O Apóstolo Renê Terra Nova amplia o nosso entendimento dizendo que “Hanukkah é a festa na qual o Senhor se revelou como o Messias e o Discipulador de um grande rebanho. E é interessante e importante conhecer o milagre da Hanukiah e assim compreender melhor o mundo espiritual”.

Hanukkah é uma festa de celebração e lembra uma revolta judaica conduzida por um homem chamado de Judah Macabeu. Esse acontecimento ocorreu quando os gregos invadiram Jerusalém e profanaram o templo sagrado colocando no altar uma imagem do deus do Olimpo – Zeus – e também sacrificando porcos como holocausto. Macabeu e seus cinco filhos começaram a luta, o povo de Judá foi liberto e o templo foi purificado e rededicado a Deus, por isso Hanukkah também é conhecida como Festa da Dedicação.


Milagre

Ao entrarem no Templo, os judeus viram que a Menorá (candelabro de sete braços) estava apagada e precisava ser acesa novamente. Eles encontraram um pequeno cântaro de óleo sagrado com uma quantidade suficiente apenas para um dia, porém, Deus fez um milagre e as velas permaneceram acesas durante oito dias, daí a origem do nome Festa das Luzes.


Celebre como os judeus celebram

Você, que tem a visão de Jerusalém, pode celebrar Hanukkah do jeito que os judeus celebram. Reúna sua família, utilize um candelabro de 9 de braços e todos os dias acenda uma das velas dele, da direita para a esquerda, até que todas estejam acesas.

Fazendo isso, você estará cumprindo um memorial, relembrando o milagre que Deus fez no Templo e que significa, sobretudo, o milagre da Salvação por meio de Jesus.

Reacenda a chama da sua fé, alicerçada em Cristo, afinal, nosso Senhor e Salvador é a Luz do Mundo.

Hag Sameah! Feliz Hanukkah!

Visualizações: 1476

Plano de Leitura Bíblica

27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4