“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês.” (Romanos 12:10)

Você pode estar se perguntando: “Por que estamos novamente estudando sobre Fé e Honra?”. E eu respondo a você: Porque não existe vida com Deus de êxito sem se mover na FÉ e na HONRA. FÉ e Honra, principalmente neste tempo, são assuntos que merecem nossa atenção, pois a nova geração perdeu a identidade da Palavra e não se move em FÉ, como a geração dos nossos pais.


O mundo espiritual requer FÉ e HONRA

Hoje, o que vemos é um sincretismo religioso, travestido de uma graça exagerada, que não é o discurso de Paulo: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?” (Romanos 6:1-3)

Nós não podemos entrar no mundo espiritual sem exercer fé e os códigos de honra e com tanta deformidade de caráter. Por isso, devemos insistir na cultura da honra, pois não vejo esse discurso nos Cultos com a frequência que merece ser ensinado; e muitos ministros não tratam o tema com responsabilidade. O resultado tem sido a fragilidade da geração que impede, de certa forma, que muitos desenvolvam a visão profética.


FÉ com ação

O que percebemos hoje é que para muitos falta o entendimento de que a fé está ligada à ação de crer e agir. O mundo está carente de uma FÉ com ação e, claro, falar de honra se tornou um discurso que não atinge a mente nem desce ao coração.

Vou fazer uma pergunta a você: Qual foi a última vez que você conversou com alguém da sua casa e família, seja biológica ou espiritual, e que a honra foi tratada como princípio e não como cobrança?

Talvez você não saiba, mas estamos vendo muitas dificuldades em casamentos recentes, assim como na criação de filhos, pois para muitos o princípio da fé e da honra se tornou um incômodo e, ao mesmo tempo, uma afronta à cultura geracional. Logo, insistir com esse tema é tão nobre, quanto desgastante.

Nobre, porque os filhos da honra darão a atenção devida e se mostrarão atentos e participantes dos ensinos bíblicos aqui destilados.

Desgastante, porque a falta de conhecimento denuncia a pobreza de algumas lideranças em tratar o tema com a relevância que merece.

A honra é um princípio para ser exercido durante a vida inteira e não um modismo para ser utilizado quando a crise se instala no nosso território. Tenho visto muitos líderes gemendo com família e lideranças rebeldes, que querem se distanciar da verdade em nome do aculturamento social.

Qual a solução? A solução é enfrentar nossas debilidades e entender que a honra foi plantada para que a nossa FÉ ganhe expressão e seja aplicada com a responsabilidade que o princípio exige.


Continua...

Visualizações: 1653

Plano de Leitura Bíblica

27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4