“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16:33)

Vivemos desafiados diariamente a ter bom ânimo; essa instrução não é humana, é divina. Quem criou a doutrina do bom ânimo, desse encorajamento, foi o próprio Deus, e Jesus nos ensinou a ‘como’ ter esse bom ânimo no nosso histórico.

O nosso século vive um tempo de depressão, síndrome de pânico, medo, ansiedade insegurança e crises desconhecidas. Porém, há uma instrução da parte do Messias que vale a pena seguirmos, pois não falha, porque Ele é o detentor da palavra de vida. O bom ânimo é o remédio que precisamos para vencer nossas inseguranças num século tão perturbado.

O bom ânimo foi a instrução que esteve e está viva para os dias de ontem, para os dias de hoje, para os dias de amanhã, não prescreve essa palavra viva na nossa rotação. Não há palavras mais precisas, contundentes, animadoras, vivas, direcionais... do que as palavras liberadas pelos lábios de Jesus: “Tenha bom ânimo!”


Tenha bom ânimo

O que é isso? Aguente firme. Não desista. Não desanime. Não se desespere. Não se entregue. “Eu estou aqui”. Jesus diz: “Isso que eu estou falando é para que vocês, em Mim, tenham paz. Precisamos ter paz nEle, se quisermos vencer os medos que nos assaltam. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27). Com essas palavras de esperança liberadas por Jesus, eu sigo o meu propósito.

Tenha bom ânimo! Essa é a instrução dada por Jesus, que tem muita relevância nesses tempos difíceis que estamos enfrentando. Não temos condições emocionais de ministrar para nossa própria alma o ânimo que é exclusivo da obra do Espírito; pois são tantos assaltos imediatos, situações contrárias e velozes, que parecem o vírus que estamos enfrentando, que de um dia para o outro se avoluma.

O que precisamos fazer? Usar o poder do Espírito que está à nossa disposição. Com técnica de orientadores comportamentais podemos ser ajudados, e muito; mas com o poder do Espírito atuando em nós, seremos completos nos resultados esperados. Tudo que precisamos é do Fruto do Espírito nas nossas vidas. “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22,23)

A doutrina do bom ânimo, no Novo Testamento, foi uma ideia de Jesus. Ele disse para os que estavam intranquilizados, que todos poderiam receber uma dose do poder que nEle operava, um ânimo novo. Jesus vivia em um contexto no qual tudo tinha uma guerra, não era ideológica, era espiritual, pois Ele era uma ameaça. Ele era e é o Autor da paz, e esse legado já deixou com a Igreja. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27)

Qual a lição que aprendemos aqui: “NÃO FIQUEM PERTURBADOS!”. Então, quem tem o Autor da paz na sua vida e o Protagonista do bom ânimo na sua direção, por que não exercitar essa ferramenta de confiança: Crer nEle? Aquele que nEle crer não será confundido. Essa é a forma do inimigo trabalhar, colocar confusões na nossa mente e nos tirar do propósito.

Tenha bom ânimo! O século geme, e espera por referências que saibam exercitar a fé, assim, esses líderes-modelo se tornam a inspiração para que sejam seguidos. Não que não tenhamos falhas, mas estamos nos esforçando para que a vida de Jesus, a cada dia, cresça em nós, e diminuamos em nós mesmos. Se você souber o quanto a vida de Deus em nós molda o caráter daqueles que nos observam, com certeza andaria mais vigiado. A ordem do Senhor é: Tenha bom ânimo! E minha obediência na Sua direção é: Me submeterei a essa instrução.


Continua...

Visualizações: 853

Plano de Leitura Bíblica

27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4