“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:5-11)

Quando pensamos em obediência à chamada, quem vem à nossa cabeça é Jesus. Jesus é nosso maior referencial de obediência. A obediência foi uma das maiores marcas do ministério do Messias e a razão do Seu êxito. Em tudo, Jesus foi obediente ao Pai. Ele seguiu a chamada recebida, escutava sempre com atenção as ordens de Deus através de cada momento de intimidade.


Discipulado, sinônimo de obediência

O conceito de discipulado se resume na palavra obediência. Esse exemplo deve vir dos líderes para os liderados. Se não temos no coração a disponibilidade de obedecer, não podemos exigir obediência de ninguém. Na Visão Celular, um discípulo é formado na obediência. Ele aprende a obedecer, obedecendo. É necessário tempo de investimento em sua vida. Quanto tempo devemos investir? O tempo necessário para que ele descubra a rota da obediência. Quando isso acontece, o discípulo descobre quem ele pode ser em Cristo Jesus.

Se você gera um discípulo obediente, você cumpriu a missão dentro da Visão. Obediência fala de fidelidade. E o modelo de obediência para o discípulo deve ser o líder. Mas há discípulos que são manipuladores e seduzem seus líderes a não obedecer. Porém, um líder não deve permitir-se ser conduzido pelo seu liderado.

Pastor vê pasto e ovelha vê capim, e cada um responde no nível em que está vendo. O discípulo reproduz o que vê e o que ouve. Por isso, líder, muito cuidado com o seu testemunho. Reflita:

- Se não há disciplina em obedecer, como ministrar sobre obediência?
- Como os discípulos serão obedientes se eles apenas reproduzirão o que aprendem com o líder?
- Como o líder pode exigir o que ele não dá?

Muitas vezes, pelos líderes, entra o espírito de desobediência na Igreja e nos discípulos. Se algo é transmitido para eles diferente da instrução recebida, eles farão o mesmo em suas reuniões.

Se os discípulos ouvem do líder o que é certo, mas veem que as suas atitudes anulam o seu discurso, eles se tornam desobedientes e rebeldes. Quando o líder tem unção, os discípulos têm prazer em segui-lo, porque sabem que não são manipulados, mas conduzidos ao triunfo.

Quando o líder desobedece, sua autoridade é roubada. Todo desobediente assina o óbito, pois morre em alguma área (I Samuel 15:22). A quem você pensa que seu discípulo está seguindo e por quê? Quando o líder sai de debaixo da instrução, os discípulos seguem a instrução que lhes parece a melhor.

Até quando os discípulos vão seguir o líder? Pare para pensar que os seus 12 ficarão com você o resto da vida. Entenda que os discípulos não são temporários, são eternos. Jesus ficou com seus discípulos até ir para o céu. Por esse motivo, devemos olhar para nossos discípulos como investimentos.

O que marca a vida de um discípulo é o exemplo do discipulador. Ou ele se apaixona pelo líder, ou o rejeita. Ele se apaixona pelo líder quando vê o exemplo, mas o dia em que esse exemplo morre, o discípulo morre também, em vários níveis. Ele deixa de ir à Igreja, fica desacreditado das coisas de Deus, desiste de ir para a célula ou para Escola de Líderes etc.

O líder é o referencial palpável de que há alguém sério nesta Terra. A maioria das pessoas vêm de um lar completamente destruído onde perderam a esperança no pai, na família, e quando encontram um discipulador, pensam ter descoberto um exemplo. Eles copiam o líder em tudo. É muita responsabilidade! Portanto, a maneira como você se comporta na sua liderança é observada, e se você é um líder obediente, a obediência é o seu triunfo.

Visualizações: 594

Plano de Leitura Bíblica

06 Dez
Jó 8
Miqueias 3 e 4
Hebreus 13
07 Dez
Jó 9
Miqueias 5
Tiago 1
08 Dez
Jó 10
Miqueias 6
Tiago 2
09 Dez
Jó 11
Miqueias 7
Tiago 3 e 4
10 Dez
Jó 12
Naum 1 e 2
Tiago 5
11 Dez
Jó 13
Naum 3
I Pedro 1
12 Dez
Jó 14
Habacuque 1
I Pedro 2