“Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.” (Provérbios 27:5,6)

Se eu fosse parafrasear esses versículos de Provérbios, diria que melhores são as feridas feitas pelo amigo que é leal, aquele que amamos, do que os beijos de quem libera engano sobre nossa vida.

Quero falar com você, líder, sobre lealdade, neste estudo. Lealdade vai além do discurso, é o caráter ornado na verdade absoluta. E é esse manto de verdade que o Senhor quer colocar sobre a sua vida.

Muitos nos amam por motivações estranhas. Amam enquanto estão recebendo algo ou se beneficiando de nós. Porém, quando deixamos de dar o que querem ou já estão supridos, afastam-se e, pasmem, há até os que passam a nos odiar. Lealdade é um princípio espiritual para ser vivido.


A LEALDADE ENVOLVE TRÊS NATUREZAS

  • Pessoal – Leal comigo mesmo.
  • Ao próximo – Leal com o meu irmão.
  • Ao desconhecido – Leal com o outro.


LEALDADE É DIFERENTE DE FIDELIDADE

Você sabe que sempre digo que lealdade é diferente de fidelidade. Fidelidade é um pacto social, espiritual, emocional, físico, entre os que são da mesma natureza, mesmo pensamento e valor.

O leão se une à leoa; o homem se une à mulher. Então, lealdade é ter natureza diferente, coexistirem o predador e a presa, com a natureza mudada e o respeito às diferenças; ter naturezas diferentes e se respeitar e suportar.

Lealdade é uma convicção pessoal de que você é fiel, ainda que o outro seja infiel; que você é leal, ainda que o outro seja desleal. O leal age com lealdade, porque tem uma natureza transformada, regenerada. Tudo está no campo do novo nascimento. Lealdade é conviver com os diferentes e respeitar os pensamentos.

Lealdade é a essência do Trono. Não precisa de concordância para absorver o princípio. Deus não é apenas Fiel, Ele é Leal, porque independente de como eu O interpreto, Ele me aceita. A lealdade é uma bênção do Trono que nos faz mais fortes que a nossa natureza. E Deus deseja derramar essa graça sobre a sua vida para fazer com que você seja forte.

A lealdade é um amadurecimento, pois só os leais suportam o desgosto, a decepção e se mantêm firmes. Na lealdade, a pessoa está disposta a se entregar, a dar, a ministrar, a socorrer... A fidelidade precisa do outro para ser provada. Na lealdade, você só precisa de você mesmo.

Todas as pessoas que são leais com outras, com o estranho ou o desconhecido, são leais consigo mesmas. Aonde forem, carregam a carga genética, e mesmo estando com pessoas ou sem pessoas, são a mesma essência; não se vendem, não negociam, não trapaceiam; são a essência da vida de Deus por onde passam. Os leais têm a química do Trono emergida no caráter.

Visualizações: 1346

Plano de Leitura Bíblica

27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4