“E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.” (Êxodo 12:13)

Cristãos do mundo inteiro estão celebrando nesses dias um acontecimento de grande relevância histórica e profética: A Páscoa, uma referência a Pessach, a Festa Bíblica que celebra a libertação dos hebreus da escravidão do Egito.

Esse acontecimento tão marcante na Antiguidade ganhou um significado especialmente relevante diante da pandemia do Covid-19 que impôs uma quarentena mundial e trouxe medo e instabilidade a milhões de pessoas.

Como cristãos, estamos sendo lembrados do livramento que o Senhor deu ao Seu povo no passado e clamamos para ter nossas casas poupadas, mais uma vez, da doença e da praga que está causando horror e morte em muitas nações.

Neste momento, é salutar lembrarmos como Deus livrou, pelo sangue do ordeiro, a casa dos justos:

“Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo, eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” (Êxodo 12:3-14)

A Páscoa foi instituída como uma ordem de Deus antes da passagem do anjo da morte pelo Egito. Deus ordenou o sinal do sangue para ensinar ao Seu povo a importância da obediência e da redenção pelo sangue, deixando clara a mensagem do advento do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, que séculos mais tarde tiraria o pecado do mundo (João 1:29).

Como povo de Deus também podemos aproveitar esse tempo de isolamento para seguir a tradição judaica e bíblica que diz que a Páscoa deve ser celebrada em família, com a casa limpa e a mesa arrumada, fazendo orações e consumindo alimentos que têm um simbolismo especial por lembrarem não apenas o sofrimento do povo no cativeiro, mas, principalmente, a libertação e o início do longo caminho que percorreram no deserto.

Celebre a Páscoa e ensine seus filhos a manterem viva essa tradição, entendendo que Jesus é a nossa verdadeira Páscoa e nos libertou da escravidão do pecado. Creia e declare essa verdade e comemore Pessach com paz no coração, apesar das circunstâncias. Pois você e sua família estão guardados pelas mãos do Todo-Poderoso.

E você é nosso convidado para celebrar a Páscoa numa linda festa que faremos, às 21h – Horário Brasília, com o 1º Fruto Fiel Online, uma programação inédita na Internet no Instagram @reneterranovaoficial

Tire aquela foto com a família ou sozinho e use a hashtag #M12Online que vamos achar você!

Visualizações: 1943

Plano de Leitura Bíblica

28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5