Purim começa na noite de Segunda-feira, 9 de Março, e continua até Terça-feira, 10 de Março. É uma festa que fala de Jesus, o nosso Advogado; do Espírito Santo, o Grande Intercessor; do ministério de intercessão da Igreja que quebra o decreto do inimigo sobre nós.

Purim fala da história de um povo que se moveu em fé e recebeu um grande livramento do Senhor, através de Ester, que vivia em Susã, capital da Pérsia com o tio, Mordecai, e que se tornou rainha ao casar com o rei Assuero, sendo instrumento de salvação para o seu povo, o povo judeu.

O livramento começou quando o rei leu os relatos de Crônicas e descobriu que Mordecai havia protegido vida dele. Tudo estava preparado para os judeus serem exterminados. Hamã, inimigo dos judeus, preparara uma forca para Mordecai, que não se dobrava diante dele, o que o irritava muito. Porém, Deus mudou a sorte do Seu povo. Assuero descobriu o grande benefício que Mordecai havia feito em salvar sua vida, e ao saber que não recebera nada em troca, chamou Hamã e perguntou o que poderia ser dado como recompensa ao homem que o rei desejava honrar. Hamã, pensando que o rei falava dele, disse que o homem merecia as melhores vestes, que fosse colocada uma coroa na cabeça e que desfilasse no cavalo real até a praça.

Atendendo ao conselho de Hamã, o rei ordenou que tudo isso fosse feito em favor do judeu Mordecai. E foi o próprio Hamã quem teve de conduzir o cavalo com Mordecai e trocar as roupas de saco e cinza do inimigo por vestes reais. Depois, Hamã foi enforcado na mesma forca que havia preparado para Mordecai, após a rainha Ester denunciar o plano tramado por ele contra o povo judeu.

Ester se manteve em intercessão pelo povo diante do rei e o rei estendeu o cetro de autoridade para ela, assim como está estendido sobre nós que podemos chegar confiadamente diante do Trono pelo novo e vivo caminho instalado por Jesus. O livramento do Senhor está estabelecido sobre nós e quando nos colocamos em intercessão pelos membro da nossa família e cada pessoa da nossa cidade, eles são resgatados e os decretos de morte cancelados.

É tempo de resgate e de vermos a intercessão gerando resultados em profusão; de vermos a Igreja orando e intercedendo, afinal temos o Espírito Santo que intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Ester convocou o povo para jejuar e orar por três dias e eles viram o decreto do rei a favor de suas vidas, assim como nós também veremos.

Purim é a festa do livramento de morte, da celebração de vida pela oração respondida. Purim é mudança de sorte e vitória do povo de Deus sobre o decreto do inimigo. Purim é resgate e o estabelecimento de um novo tempo.

Feliz Festa!
Apóstolo Renê Terra Nova

Visualizações: 1749

Plano de Leitura Bíblica

28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5