“Partindo Jesus dali, chegou ao pé do mar da Galileia; e, subindo ao monte, sentou-se ali. E vieram a ele grandes multidões, trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e outros muitos, e lhos puseram aos pés; e ele os curou; de modo que a multidão se admirou, vendo mudos a falar, aleijados a ficar sãos, coxos a andar, cegos a ver; e glorificaram ao Deus de Israel.” (Mateus 15:29-31)

Em Mateus 15:29-31 está escrito que grandes multidões se aproximavam do Senhor, das mais distantes regiões, e de diferentes classes. Alguns criam, se alegravam, eram curados, dispostos, outros não eram nada disso, eram críticos, duvidavam.

No meio dessa multidão, existiam vários interesses. Uns iam por curiosidade, outros iam para serem curados, outros iam para aprender, e uma parte ia para criticar e julgar. Jesus atendia a todos que iam até Ele. Quanto aos que tinham interesses de duplo sentido, Ele não os ignorava, pois sabia que a multidão vinha para ter suas necessidades supridas.


Quem era a Multidão

Reunir uma multidão é fácil. Basta anunciar um show, uma apresentação de alguém famoso. Mas, em Mateus 15:29-31 existe uma diferença no termo original para multidão.

Multidão é uma palavra que geralmente está associada à demos – de onde vem democracia, democrático, que significa manipulação, raça facilmente manipulada. Ou seja, podemos encontrar uma multidão para manipular. Mas a multidão de Mateus não tinha esse significado e, sim, laos, que significa povo eleito.

O que vemos é que uma multidão pode apresentar comportamentos totalmente distintos, desenfreados, descomprometidos – quando é a multidão demos. Porém, a Igreja do Senhor Jesus é uma multidão laos, um povo de caráter, de compromisso.


Características da multidão

1. A multidão que se aproxima do Mestre

Nós, que conhecemos a Palavra, devemos nos aproximar do Mestre porque Ele é o nosso Modelo maior. Não podemos ser influenciados pelas murmurações, pelas enfermidades, pelas críticas. Somos uma multidão transformada, e não o contrário. E mesmo que precisemos nos assentar com quem tem um pensamento diferente do nosso, vamos imitar Jesus, que quando Se assentava com os pecadores, não se tornava um deles, e, sim, transformava-os em santos.

Hoje temos o caráter de Cristo em nós. Estamos aqui porque a verdade de Cristo foi plantada em nosso coração e, verdadeiramente, podemos dizer: “Cristo em nós, a esperança da glória.” (Colossenses 1:27)


2. A multidão que tem toda sorte de problemas

Numa multidão há toda sorte de problemas, um dia já fomos assim. Na verdade, saímos de lá. E a autoridade de Jesus quebrou as fortalezas e amarras que haviam sobre nós. Estamos debaixo do decreto:
“O que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mateus 16:19)
“Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.” (João 20:23)


Curados das nossas enfermidades

A nossa vida está aos pés do Messias. Ele nos curou de todas as nossas enfermidades. A palavra enfermidade, que aparece em Mateus 15:29-31, vem de terapeiam, de onde vem terapia.

Jesus tem uma palavra de autoridade para nos curar tanto no físico quanto na alma. Se você se admira com o que Jesus fez, ficará mais maravilhado ainda, porque coisas maiores você fará no nome dEle: “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai.” (João 14:12)

Hoje, mesmo em meio aos nossos desafios, fazemos parte de uma multidão de pessoas saradas, transformadas. E sabemos que vamos encontrar toda sorte de pessoas, tanto com problemas físicos, quanto emocionais e espirituais. Mas, nenhuma delas precisa ficar assim. Elas virão cheias de problemas e nós podemos mostrar a elas que é possível mudar de atitude e se converter.


Continua...

Visualizações: 2327

Plano de Leitura Bíblica

28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5