Semana passada vimos que quando a Bíblia fala de FÉ, fala de condições para que eu e você, em Deus, possamos vencer as dificuldades comuns da vida e as que não são comuns. É a FÉ que nos ajuda a manter o estilo de vida de quem nasceu de novo e assim não somos seduzidos pelas paixões deste mundo.

A FÉ cresce dentro de nós e nos encaminha e encoraja para recebermos de Deus a vitória, porque já fomos justificados, não pelas obras da lei, mas pela FÉ em Jesus Cristo. Então, vamos aprender um pouco mais sobre esse assunto de extrema importância para nós.

A FÉ como manifestação de prosperidade

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.” (Salmo 1:1-4)

Existem quatro princípios para exercer a FÉ e ser feliz e próspero:

1. Não andar segundo o conselho dos ímpios;
2. Não se deter no caminho dos pecadores;
3. Não se assentar na roda dos escarnecedores;
4. Ter prazer na lei do Senhor e nela meditar de dia e de noite.

Os escarnecedores falam mal de Deus, da Igreja, da liderança, do Pastor, porque são homens sem fé. Portanto, se você quer exercer a FÉ e ser feliz e próspero, fuja deles! Eu sei que a Bíblia nos manda fugir só em duas situações: Do homem mal e sanguinário e da prostituição. Mas ficar na companhia dos escarnecedores, pode minar a sua FÉ.

Os escarnecedores são agentes do diabo, vivem alimentando a carne e enfraquecendo a sua FÉ, portanto, não dê atenção a eles, não se envolva com eles nem com os pecados deles. Viva o que a Palavra diz: “Tenha o seu prazer na Lei do Senhor!”.

A FÉ como manifestação de compromisso

Você lembra da “caixa de promessa”? Provavelmente você já deve até ter feito uso dela. Hoje eu quero apresentar a sugestão de produzir a “caixa de compromisso”. Sabemos que como povo de Deus temos inúmeras promessas, mas vejo que falta para a Igreja de Jesus o compromisso.

A FÉ como manifestação de compromisso nos faz aprender como funciona o Reino de Deus. A Bíblia diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei; tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:28,29). Aprender de Cristo é disciplina, mas muitas vezes não queremos ser disciplinados; queremos receber e nunca dar, não queremos o compromisso que a FÉ requer.

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” é uma promessa. “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim” é um compromisso. Não podemos esquecer o compromisso nos prendendo apenas na promessa. Reino de Deus não funciona sem compromisso, que é justiça. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

Veja que linda promessa: “O sangue de Jesus Cristo, o Filho, nos purifica de todo o pecado.” (I João 1:5,6). O versículo começa com um compromisso: “Se andarmos na luz, assim como Ele na luz está, o sangue de Jesus Cristo, o Filho, nos purifica de todo o pecado.” Quem quer ser purificado tem que andar na luz.

Promessa sem compromisso não faz parte do Reino, porque o Reino de Deus é integral! Quer ser cheio de fé? Não perca a visão do compromisso. A promessa de Deus é completa, é para todos, mas para alguns falta responsabilidade. Neste Reino, todos devem ser comprometidos.


Continua...

Visualizações: 2067

Plano de Leitura Bíblica

28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5