“O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” (Provérbios 12:25)

Coração, na Bíblia, refere-se às nossas emoções. Provérbios diz que um coração ansioso deprime o homem. Quantas pessoas estão deprimidas por causa de uma alta carga de ansiedade que carregam dentro de si.

A depressão é causada por peso, ou seja, pela pressão, pela sobrecarga sobre o indivíduo. Essa pressão, quando mais forte do que se pode suportar, causa abatimento, tristeza exacerbada.

A pessoa vai entrando em declínio, como se fosse derrubada aos poucos, até ser tomada por um completo desânimo. Vai causando um esmorecimento, uma fraqueza, uma falta de vontade de viver. A cada dia que passa, a pessoa vai se entregando a um estágio de prostração.

A depressão tem sido considerada em nossa geração como um mal, alguns a chamam de “o mal do século”. Cada vez mais tem se tornado comum encontrarmos pessoas com depressão. Essa tem sido uma triste realidade em nossos dias.

COMO TRATAR A DEPRESSÃO

A Igreja de Cristo já foi bem mais preconceituosa com o tratamento da depressão. Muitos, ao terem depressão, escondiam e não buscavam ajuda. Mas isso vem mudando...

Temos buscado esclarecimento e entendido melhor que Deus nos fez com espírito, alma e corpo e nos quer irrepreensíveis. “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Tessalonicenses 5:23)

Se depressão é uma doença emocional, na alma, também deve ser tratada, assim como as doenças no físico e no espírito. Um profissional deve ser acionado, pois como um Pastor ajuda no espiritual, e um médico ajuda no físico, um psicólogo ou um psiquiatra, se preciso for, também ajudará, pois é preparado para proporcionar tratamento adequado, utilizando medicamento, se houver necessidade.

No século em que vivemos, devemos utilizar o avanço da tecnologia e da medicina, que estão ao nosso dispor e buscar a cura para a depressão. Se for necessário passar por um tratamento psiquiátrico e terapêutico, devemos nos submeter. Afinal, tudo que está a nosso dispor deve ser usado para que sejamos completos no espírito, na alma e no corpo.

Orar, jejuar, crer em Deus ajuda (e muito!), mas não podemos deixar de utilizar a medicina, os remédios, e tudo o mais que Deus tem para nos abençoar.

Se nesta geração muitos têm sido acometidos pela depressão, o melhor a fazer é buscar ajuda para vencer. A Bíblia diz: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.” (Eclesiastes 4:9,10)

Que nossas mãos possam estar estendidas na direção de quem precisa, pois se Deus nos deu uma mente saudável, façamos uso dela em benefício próprio e também do nosso próximo.

Visualizações: 746

Plano de Leitura Bíblica

06 Jul
I Samuel 18
Isaías 62
Mateus 7

07 Jul
I Samuel 19
Isaías 63
Mateus 8
08 Jul
I Samuel 20
Isaías 64
Mateus 9
09 Jul
I Samuel 21 e 22
Isaías 65
Mateus 10
10 Jul
I Samuel 23
Isaías 66
Mateus 11
11 Jul
I Samuel 24
Jeremias 1
Mateus 12
12 Jul
I Samuel 25
Jeremias 2
Mateus 13