“Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.” (Efésios 5:33)

Deus criou homem e mulher e os uniu, constituindo o primeiro casal. Deus disse, em Gênesis, que eles seriam uma só carne e deveriam se apartar de pai e mãe para terem a sua própria casa e construírem um lar. Também disse que eles deveriam se multiplicar e povoar a terra, ou seja, ter filhos e formar uma família.

A família não foi uma invenção humana, mas uma ideia divina para ser unida, um lugar de paz e segurança, onde o casal se amasse e se respeitasse, protegendo-se mutuamente e criando filhos saudáveis. Hoje, em tempo de pandemia, a família volta os olhos para dentro de casa. Todos mais perto, tendo que conviver com o que sempre foi o projeto original de Deus. Muitos não estão sabendo lidar com essa realidade e espero que esse não seja o seu caso, mas se for, você pode, em Deus, mudar essa situação. De que forma? Através do amor e do respeito. E como semana passada estudamos sobre o amor, agora vamos aprender sobre respeito.

Respeito

O respeito foi um requisito de Deus para a mulher em relação ao marido. Quando Deus é Senhor da sua vida, você aprende que precisa respeitar e cumprir o que está escrito na Sua Palavra, portanto, buscar dar a Ele o respeito devido e, também, ao seu cônjuge e à sua família. E esse respeito não deve ser forçado, mas em amor e honra.

Você talvez pense: “Respeito é sempre respeito e sempre é de verdade”. E eu respondo: Nem sempre respeito é respeito e é de verdade. Às vezes é apenas uma forma de expressão sem ação genuína na direção do Senhor, do cônjuge e da família. E é provável que você esteja vendo isso de forma clara aí dentro da sua casa.

Mas a verdade é que toda realidade, em Deus, pode ser transformada. Glória a Deus que sempre nos dá uma oportunidade para sermos dEle por completo e para que Ele seja Senhor na nossa vida e na nossa família. Este é um tempo para você deixar Deus voltar a ser Senhor por inteiro na sua vida, na sua casa, no seu casamento e na sua família.

E tempo de o marido amar a esposa, a esposa respeitar o marido, os filhos serem curados pelo amor e pelo respeito e a família sair dessa crise mais forte e mais unida. E mesmo diante das aparentes perdas, vocês podem escolher se consolidar mutuamente e viver uma nossa história em tudo o que fizerem daqui para a frente.

O amor e o respeito são cúmplices, andam de mãos dadas. E acredite, a maior mentira da história é mostrar respeito sem amor no casamento, pois esse é um respeito mentiroso e contrário ao que Deus ensina na Palavra.

Deus é amor e Ele diz para fazermos tudo no Reino com decência e com ordem, e isso inclui a sua família também. Tudo que Deus faz na nossa direção, é de verdade; não é de forma fingida, apenas para cumprir rituais humanos. É com muita seriedade. E, infelizmente, temos visto muitas famílias que não cumprem o princípio do amor e respeito sendo destruídas, desfeitas.

É chegado o tempo de o homem amar a esposa de verdade e a mulher respeitar o marido de verdade. O marido que ama a esposa, não falta com a honra a ela. E a esposa que respeito o marido não falta com o amor a ele. E o resultado de tudo isso são filhos que amam e respeitam os pais, e famílias que saem das rotas de ofensa.

Deus tem prazer em que as famílias sejam fortes, unidas e saudáveis, pois esse é o projeto original dEle. Então, que possamos fazer a nossa parte: Amar e respeitar de verdade, para que as nossas famílias sejam não apenas amadas, mas fortalecidas no Senhor e na força do Seu poder.

E eu garanto a você que você ainda não viveu o melhor da sua vida. Comece a sonhar com o agir de Deus na sua família e seja o marido que ama a esposa e a mulher que respeita o marido. E alegrem-se como um casal que verá os filhos amando os pais e desfrutando de uma família curada, não perfeita, mas que vive a recompensa de obedecer princípios.

Que sua família seja visitada por amor e respeito, liberta de mazelas, caminhando na cura e promovendo restauração por onde vocês passarem. E que vocês sejam usados para mudar histórias e reconstruir históricos.

Visualizações: 3902

Plano de Leitura Bíblica

28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5