“Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.” (Efésios 5:33)

Deus criou homem e mulher e os uniu, constituindo o primeiro casal. Deus disse, em Gênesis, que eles seriam uma só carne e deveriam se apartar de pai e mãe para terem a sua própria casa e construírem um lar. Também disse que eles deveriam se multiplicar e povoar a terra, ou seja, ter filhos e formar uma família.

A família não foi uma invenção humana, mas uma ideia divina para ser unida, um lugar de paz e segurança, onde o casal se amasse e se respeitasse, protegendo-se mutuamente e criando filhos saudáveis.

Hoje, em tempo de pandemia, a família volta os olhos para dentro de casa. Todos mais perto, tendo que conviver com o que sempre foi o projeto original de Deus. Muitos não estão sabendo conviver com essa realidade e espero que esse não seja o seu caso, mas se for, você pode, em Deus, mudar essa situação. De que forma? Através do amor e do respeito.

AMOR

O amor foi uma orientação de Deus para o homem, como lemos no versículo de Efésios 5:33. Para o homem, não basta ser apenas o provedor do lar nas questões financeiras, ele precisa também, e principalmente, ser o provedor de amor à esposa e, consequentemente, aos filhos.

Não se trata de que a mulher não precise amar, pois o amor é nato da mulher. Mas o homem precisa amar de verdade a esposa, os filhos e à família. E mais do que amar, é preciso expressar esse amor de forma clara, com verdade.

Quantos casais frustrados por falta de amor. O homem até ama a esposa, mas é grosso, não mede as palavras, fere com suas atitudes... e o resultado são filhos desajustados e inseguros.

Homem, se você é casado, não basta apenas pagar água, luz, telefone, pagar as contas do mês. Isso é importante? Sim! Mas não é tudo. Permita que Deus cure a sua alma, se você tem feridas, e peça a Ele que o ajude a ser também provedor de amor para a sua esposa e seus filhos.

Ter uma vida sexual com a esposa não, necessariamente, significa amor. O verdadeiro amor é expressado em pequenos momentos, quando você olha algo errado, por exemplo e no lugar de criticar e julgar, você diz: “O que você está fazendo não é correto, mas eu vou ajudar você, em amor, a consertar e não errar mais!”.

E se a esposa foi ferida na casa dos seus pais ou mesmo por outro relacionamento, pelo princípio do amor, que é uma moeda que paga qualquer nível de dívida, seja espiritual, afetiva e física, será curada pelo sacerdote provedor também de amor. A Bíblia diz que o amor encobre uma multidão de pecados (I Pedro 4:8). Quem ama não fere. Quem ama protege.

Homem, ame a sua esposa, seus filhos e a sua família. Este é um tempo de sermos treinados para o novo de Deus. Deus é amor. A fonte dEle é amor, o caráter dEle é de amor. Deus é a personificação do amor. Se Ele for o centro da sua vida, Ele também será da sua casa, da sua família. Isso não significa não corrigir a esposa ou aceitar tudo que os filhos fazem de errado, jamais. Na verdade, a Bíblia diz que Deus repreende o filho a quem Ele ama, mas essa repreensão também é em amor. Aprenda como repreender com Deus. Amar faz bem para o corpo e restaura todo o histórico da alma e da família. Quando amamos, o corpo ganha saúde e a alma ganha restauração; essa é a recompensa do amor. Quem muito ama, pouco adoece. Pessoas odiosas morrem cedo. Quem ama muito vive de uma forma longeva.

Deus quer encher o seu coração de amor, de forma que você seja possuído pelo amor do Pai, porque Deus ama você, ama o seu casamento e ama a sua família. Este é o melhor tempo para você desfrutar do amor de Deus com os seus. Na verdade, a família é o lugar ideal para refletir o amor de Deus.

Eu sei que nem todas as famílias são felizes. Também sei que não existe homem e mulher perfeitos. Mas eu sei em quem nós temos crido e sei que Ele une pessoas imperfeitas e forma famílias que podem sim ter suas diferenças, mas se mantêm unidas pelo poder do amor. Portanto, quero dizer a você, que com a ajuda de Deus, podemos aprender a amar, perdoar e construir famílias mais fortes e de verdade.

A família é um reduto de amor. E independente de como você esteja vivendo hoje, de como seja a sua realidade familiar, você precisa acreditar nessa verdade e decidir fazer dela a sua nova realidade, até que de fato, a sua casa seja um reduto de amor. Sabendo que para isso acontecer, existe um caminho a ser trilhado. Nem tudo são flores. É preciso haver disciplina, repreensão, atenção, cuidado, amor... tudo para colocar sua casa no caminho certo e remover tudo e todos que queiram se levantar contra os princípios estabelecidos na Palavra.


Continua...

Visualizações: 6702

Plano de Leitura Bíblica

28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5