A Palavra de Deus diz que enfrentamos três inimigos: o mundo, a carne e Satanás. Neste estudo, vamos conhecer nossa posição em Cristo Jesus e como vencer as tentações lançadas por Satanás e seus demônios.

É verdade que muitos cristãos não gostam de falar sobre Satanás; estudar, então, nem se fala. Mas todo cristão precisa conhecer o seu adversário e as suas obras, pois isso é de suma importância.

A pessoa de Satanás

- Sua natureza como querubim

Ezequiel 28:11-19 revela o suficiente para o nosso estudo e entendimento de quem era ele, como foi banido da presença de Deus e quais eram as áreas de seu domínio.

Ezequiel 28:12 diz: “Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura.” Sinete é o mesmo que carimbo. Satanás dirigia a adoração a Deus juntamente com o coral de anjos. Não é de admirar que ele inspire músicas satânicas para ser adorado, músicas que são sedutoras, porque ele sempre quis usurpar o louvor e a adoração que são devidos somente ao Deus Único e Verdadeiro.

A Bíblia diz que ele foi criado perfeito, mas houve um dia em que se achou iniquidade nele, ou seja, foi encontrado nele perversidade, injustiça, parcialidade, malvadeza, maldade.

Satanás promoveu exaltação do próprio ego. E ainda hoje ele tenta dominar as pessoas através da robotização, introdução do movimento Nova Era, Meditação Transcendental. Vemos que o ser humano está cada dia mais intelectual, mais racional e mais incrédulo.

O alvo do diabo é aprisionar os pensamentos, sentimentos e emoções dos filhos de Deus, tornando-os insensíveis. E o mais interessante é que pagam para aprender tais heresias, mas se negam a entregar o dízimo ao Senhor, por exemplo.

Em Apocalipse 20:7-10, Deus lançou Satanás fora de Sua morada, por ele haver profanado a habitação de Deus, motivo pelo qual recebeu condenação eterna. A queda de Satanás deu-se por causa do orgulho e da soberba. Ele se orgulhou de sua formosura e desejou ser igual a Deus (Ezequiel 28:16,17).

O orgulho e a soberba são abomináveis diante de Deus e produzem a queda. Ainda hoje, Satanás induz o homem a ter os mesmos sentimentos que ele tem para levá-lo à queda. Quando o homem cai o inimigo lança outro sentimento: o de revoltar-se contra Deus. Esta é a estratégia de Satanás, sempre levar o homem a se rebelar ou decepcionar-se com o seu Criador.

O que é o ORGULHO e a SOBERBA?

ORGULHO – é o conceito elevado ou exagerado que alguém faz acerca de sua pessoa.

SOBERBA – que é melhor, mais alto e mais elevado do que o outro.

A Bíblia diz:

“A soberba precede a ruína e a altivez de espírito, a queda.” (Provérbios 16:18)

“Olhar altivo e coração orgulhoso, tal lâmpada dos ímpios é pecado.” (Provérbios 21:4)

O poder, a riqueza e a sabedoria, ou inteligência, perdem seu valor quando se misturam à soberba e ao orgulho.

Em II Coríntios 11:14 a Bíblia diz que ele se transforma em anjo de luz. Vemos isso claramente no espiritismo, mormonismo e outras seitas, onde isso é visto como algo vindo da parte de Deus para trazer engano à humanidade.

Visualizações: 2084

Plano de Leitura Bíblica

30 Nov
Ester 7 e 8
Obadias 1
Hebreus 3 a 5

01 Dez
Ester 9
Jonas 1
Hebreus 6 e 7
02 Dez
Jó 1 e 2
Jonas 2 e 3
Hebreus 8 e 9
03 Dez
Jó 3 e 4
Jonas 4
Hebreus 10
04 Dez
Jó 5
Miqueias 1
Hebreus 11
05 Dez
Jó 6 e 7
Miqueias 2
Hebreus 12
06 Dez
Jó 8
Miqueias 3 e 4
Hebreus 13