“Jacó, porém, partiu para Sucote, e edificou para si uma casa.” (Gênesis 33:17)

Toda cobertura traz segurança. Isso é claro quando olhamos para a sociedade e as famílias. Um filho, por exemplo, criado sem pai ou sem mãe, pode se sentir desprotegido e se tornar inseguro.

A bíblia diz que um dia Jesus sentiu a ausência do Pai e disse: “Pai, por que me desamparaste?” (Mateus 27:46). Uma cobertura é a figura do pai protegendo um filho. Por isso, ela precisa ser obedecida em qualquer nível, a fim de que não existam momentos desagradáveis para quem a está recebendo.

A cobertura traz segurança, proteção e os que optam por ela querem zelo, um cuidado mais específico. A cobertura aparece pela primeira vez na Bíblia como sukar ou sucote, em Genesis 33:17, quando Jacó coloca seus filhos dentro da tenda, dentro do lugar de proteção, da doutrina: “Jacó, porém, partiu para Sucote, e edificou para si uma casa.” (Gênesis 33:17)

Quando entramos na sukar estamos na doutrina, na cobertura e na proteção. A cobertura só não é completa quando há resistência. Quando se faz resistência também não se tem a prosperidade que se espera. Porém, a Igreja de Jesus resgatará a submissão para que possa prosperar.

Cobertura requer obediência

Algumas vezes, no mundo espiritual, damos marradas por causa da desobediência. Essas marradas acontecem, porque não é tão fácil se submeter ao discipulador e ser discipulado. Mas é o discipulador quem vai formar o discípulo, se o discípulo se submeter, é claro. E, em meio ao século insubmisso em que vivemos, submissão é milagre, é sinal de cura. Por isso, uma das atribuições para um discípulo estar em cobertura é exatamente a obediência.

Quando alguém é corrigido, muitas vezes o líder é mal interpretado, porque as pessoas não gostam de ser corrigidas. Alguns discípulos preferem criar animosidade a obedecer ao líder, e acabam ficando ressentidos. Escolhem seu próprio caminho, fazendo o que bem lhes parece, sem consultar o líder, o que é extremamente grave, porque tudo o que é feito sem consulta traz consequências drásticas.

Cobertura no discipulado requer obediência e há passos importantes a serem observados, a fim de que a amizade seja conquistada, a confiança seja adquirida e o respeito seja gerado, pois tudo isso é um processo que ocorre sem exigência ou imposição, mas com a caminhada. Ninguém quer sobre si uma cobertura opressora; quem dá esse tipo de cobertura é o diabo.

Obediência à cobertura gera relacionamento e relacionamento se constrói em contato, em conexão. Jesus nos deu ferramentas que facilitam esse relacionamento. Deus é contemporâneo, não fica atrasado. Ele nos deu meios modernos que nos permitem uma aproximação entre discipulador e discípulos nos assegurando uma cobertura mais eficaz.

Você, enquanto discípulo, precisa estar em cobertura, gerando afeição pelo seu líder. Não aceite ficar ‘solto’, porque há uma cobertura sobre você. Talvez você ainda não compreenda muito bem essa verdade, porque pode ser que você ainda seja um discípulo que está na fase de leite espiritual, como diz Hebreus 5:13, e chegará a hora do desmame. E quando você passar ao alimento sólido (Hebreus 5:12-14), será mais experiente na Palavra e compreenderá melhor as verdades do Reino.

Permita-se estar em cobertura e viver a obediência que a Palavra ensina. Evite murmurações, rebeldias, animosidades com líderes... Seja o que a Bíblia diz que você deve ser. Esteja sempre alerta em relação à desobediência. Se você sabe o que deve fazer, vença a dificuldade em obedecer.

Mantenha a humildade. Você pode argumentar, mas sem achar que você é melhor. O orgulho faz muitos saírem da cobertura, da proteção, e se tornarem presas fáceis do inimigo, que acaba sendo a nova ‘cobertura’ dessa pessoa, uma cobertura opressora. E, todo oprimido tem atrás de si um argumento do diabo, um histórico de pecado.

Quem se submete à cobertura, vai, aos poucos, removendo o lixo da alma, à medida que decide acumular coisas boas, assumindo que é nascido de novo e adotando uma nova postura. Portanto, aceite ser discipulado, aceite estar debaixo de cobertura e seja obediente aos princípios da Palavra.

Visualizações: 2828

Plano de Leitura Bíblica

28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5