“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. [...] Tudo fez formoso em seu tempo...” (Eclesiastes 3:1-8,11)

Somos homens e mulheres de Deus que amam o Senhor e temos sonhos no coração. Mas os sonhos não se cumprem no nosso tempo e sim no tempo de Deus. Inclusive o livro de Eclesiastes deixa claro que há um tempo estabelecido no Céu para cada coisa aqui na Terra.

Portanto, para que os seus sonhos sejam realizados é preciso ter muito claras duas questões fundamentais:

1. O que você quer está no coração de Deus para você?

2. Você está disposto a esperar o tempo de Deus para ver acontecer?

Faça a você essas perguntas, responda com sinceridade e, então, se disponha a ver o que Deus vai fazer.

Tudo é trabalhado debaixo de um tempo

Deus nunca está atrasado, nem adiantado. Ele é o Senhor do tempo e, por isso, tudo a Seu tempo é formoso e perfeito. Eclesiastes 3 diz que há um tempo determinado por Ele para que cada propósito na terra seja cumprido, ainda que demore um pouco ou seja mais rápido do que você pensa.

As coisas só terão formosura e perfeição se acontecerem no tempo de Deus, fora disso, há deformidades. Temos que observar o que Tiago diz: “No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece.” (Tiago 4:14)

Entender que tudo é trabalhado no tempo de Deus nos faz evitar liberar palavras que não trazem edificação, do tipo: “Eu não sei mais o que fazer. Já esperei demais e estou quase a desfalecer”.

Algumas pessoas olham para o tempo de Deus como se fosse um desgaste emocional. E há os que não dizem, mas pensam: “Estou gastando o meu tempo de tanto esperar”. Com Deus não se gasta, só se investe. Você nunca perde seu tempo quando espera o tempo perfeito de Deus.

O problema é que conhecemos a Bíblia, mas nem sempre queremos obedecê-la na prática. Um discípulo não vive só conceituado, não é só discursivo, é também prático. Não somos funcionários nem patrões de Deus. Somos servos e Ele é o nosso Senhor.

Devemos entender que fomos chamados para ser o que Ele tem para nós, mantendo-nos como exemplo onde quer que andemos. Há formas diversificadas de sermos exemplo, pois para cada indivíduo há uma exigência diferente, por causa da sua realidade. Mas essa realidade é para todos: “Pois ele diz: “Eu o ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação”. Digo que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação!” (II Coríntios 6:2)

Cada um tem uma necessidade e também uma realidade diferente, porque cada ser humano é um universo que precisa ser respeitado. E o Senhor conhece a estrutura de cada filho. Ele nos vê de dentro para fora e não de fora para dentro e nos observa pelo que somos e não pelo que temos.

Pode demorar, mas o Senhor fará. Você tem uma chamada e uma proposta, mas aprenda a respeitar o tempo. Não se vence com discurso, mas com aprendizado e confiança no Deus que pode todas as coisas.

Olhe ao seu redor, veja o que Deus já fez e entenda que há um tempo ainda para que novas coisas se cumpram. Você tem direito de cumprir o propósito que Deus determinou para sua vida. O desejo do Senhor é que todos vivamos no mesmo padrão do Seu Reino. Quanto mais tempo levar, maior será a sua conquista. E então, enquanto você espera, lembre-se de que é Yeshua que o fortalece.

Visualizações: 7498

Plano de Leitura Bíblica

28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5