“Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te.” (Isaías 41:6)

Um líder de esforço é aquele que ajuda seu irmão, ao mesmo tempo que o incita a se esforçar. Parece que cada vez mais tem sido difícil descobrir potencialidades na liderança, porque muitos têm dificuldade de se permitirem deslanchar nos seus dons e chegar no patamar de líder que podem alcançar. “Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (I Timóteo 4:14-16)

Por isso, sempre digo que não é e não será fácil formar um líder, construir um líder com inteligência cognitiva, emocional e espiritual. Por que? Porque, por mais incompreensível que seja, alguns não querem sair de dentro de si mesmos para estabelecerem liderança. E mesmo que tenham potencial de líder, preferem ficar na condição de liderados. Porém precisamos nos expor como um bom soldado de Cristo, ou o lavrador que sabe o tempo de plantar e colher. “Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.” (II Timóteo 2:3-6)

Precisamos de esforço

Sem esforço, facilmente desistimos. Precisamos aprender a escalar montanhas sem desistir em meio à jornada. Porque você, como líder que vê o potencial nos discípulos, não pode desanimar quando eles não querem desenvolver a liderança, pelo contrário, tem que insistir nesses até que se descubram e cumpram seu propósito na Terra.

Você terá êxito com todos? Provavelmente, não! Mas o êxito que tiver, será bênção para o Reino. O importante é não desistir e sempre colocar o olhar no Autor e Consumador da nossa fé, Cristo Jesus. “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.” (Filipenses 3:14-17)

E os que não querem crescer em liderança, serão abandonados? Claro que não! Você segue com esses, e pode ser que, no meio da caminhada, eles entendam que estão sendo construídos, mas sem forçar liderança. Você segue contribuindo e respeitando. Cada um na luz que tem...

Como líder de esforço, é importante você entender a importância de explicar aos liderados, debaixo da sua cobertura, que liderança não é um cargo ou um status, mas uma forma de cooperar com o Reino de Deus. Isso se constitui em um ensinamento de grande valor, porque assim como há os que não querem assumir a posição de liderança, há os que são apressados e querem liderar quando ainda não estão preparados.

E você pode pensar: “Ninguém está preparado! É Deus quem nos capacita!”. E isso é uma grande verdade. Mas Deus nos capacita usando também o conteúdo que temos. E alguns são muito rasos ainda e precisam de mais formação, precisam entender que a formação verdadeira envolve muitos desafios a serem vencidos e que eles precisam passar pelas provas e serem aprovados.

O líder tem o dever de cavar os fundamentos nos liderados que querem ser líderes e estão dispostos a mergulhar no processo. É assim que as pessoas são construídas, porque cada uma é um universo diferente. Ninguém é uma série de forma de bolo, que se coloca em um forno e todos saem iguais.

Não existe liderança instantânea, mesmo que a geração exija instantaneidade. No Reino de Deus não é assim. Cada pessoa tem o seu tempo e cada tempo tem que ser respeitado e observado, fazendo os devidos ajustes, porque não temos mais tempo para errar.

Continua...

Visualizações: 453

Plano de Leitura Bíblica

14 Set
II Reis 20
Ezequiel 10
Lucas 6

15 Set
II Reis 21
Ezequiel 11
Lucas 7
16 Set
II Reis 22 e 23
Ezequiel 12
Lucas 8
17 Set
II Reis 24 e 25
Ezequiel 13
Lucas 9
18 Set
I Crônicas 1
Ezequiel 14
Lucas 10
19 Set
I Crônicas 2
Ezequiel 15
Lucas 11
20 Set
I Crônicas 3
Ezequiel 16
Lucas 12