“Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.” (Efésios 5:14)

O que é uma mente letárgica? O que é essa letargia? É um estágio de inconsciência semelhante a um sono profundo:

· Um sono profundo que sabota o seu resultado;
· Um sono profundo que rouba o seu resultado;
· Um sono profundo que drena o seu resultado.

A letargia é uma expressão de desânimo, falta de expressão, falta de encorajamento. Essa questão de ser lento e vagaroso, a medicina interpreta como letargia, como um choque acometido. É por isso que encontramos tantas pessoas com a mente letárgica. E uma pessoa letárgica, fica paralisada. É como se fosse uma parada cardíaca, ela não tem como reagir.

A psiquiatria diz que a letargia é um estado lúcido. A pessoa está paralisada, mas lúcida. Então, não se trata de um letárgico abobalhado, mas de uma pessoa com problemas psíquicos. A letargia é conhecida como estado de lucidez. Você se reconhece assim: Letárgico, lento, improdutivo, alguém que sabe o que fazer, mas não faz acontecer?

Se você se reconhece assim, é porque você se permite ser roubado e sabotado. É como se estivesse improdutivo, na ineficiência... os chamados líderes de mente letárgica. Você já deve ter ouvido falar: “Ah, fulano é letárgico, é lerdo! Fulano não faz; não entrega para ele não, porque é muito lerdo”. E há pessoas que realmente você entrega algo e elas levam 20 dias para fazer o que se faz em duas horas. Então, essa letargia, que a própria psiquiatria protesta, é a mesma que as pessoas gostam de viver, de ficar nesse momento, porque amam ser letárgicas. É como se, além do fracasso, gostassem de receber esses apelidos; isso é um tipo de liderança doente.

O que fazer diante de uma mente letárgica?

Ou você reage, ou fracassa, porque os letárgicos são viciados; é uma liderança viciada. É uma liderança viciada, porque não sabem agir; na realidade, não gostam de agir, não se permitem agir. Eles são drenados, são roubados, são sabotados, eles próprios se sabotam, não querem produzir, gostam de ficar onde estão e gostam de ser como são.

Esses sonolentos que observamos por aí, são sonolentos no propósito, mostram uma liderança de debilidade, não desenvolvem nenhuma atividade, são letárgicos, ficam com a mente passiva, uma mente sem muita dinâmica, e o pior, gostam de ficar assim, gostam de ser conhecidos como uma mente letárgica, gostam de ser conhecidos como uma liderança debilitada, uma liderança descomprometida. E se você passar alguma tarefa pra esse líder, ele não entrega, não se compromete. Até é uma pessoa boa, uma pessoa aparentemente cheia de ideias, mas não consegue agir.

É muito complicado lidar com letárgicos perto de nós, porque você sabe que eles estão entendendo tudo, mas estão fingindo, eles protestam resultados. Os letárgicos têm uma liderança debilitada, uma liderança descomprometida, uma liderança desinteressada pela prosperidade. Eles não se interessam pela prosperidade deles, gostam de se mover apenas na prosperidade do outro, mas não se movem pela prosperidade deles, não lutam para a prosperidade deles, porque eles têm:

· Debilidade
· Descumprimento
· Desinteresse


Continua...

Visualizações: 2149

Plano de Leitura Bíblica

28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5