“Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:5-7)

Quão confortante é saber que o Senhor está perto de nós e que Ele cuida das nossas vidas, nos permitindo expressar a Ele nossas petições e recebendo dEle a paz que excede todo o entendimento, guardando nosso coração e o nosso pensamento.

A segurança que temos de que o Senhor está perto de nós é consolidada no nosso coração através de Jesus. Ele, ao dizer sim para Deus, através da obediência, mesmo sabendo que iria padecer nas mãos dos conhecidos homens maus ou indiferentes, decidiu servir ao Senhor e servir a mim e a você.

Jesus gerou um futuro de esperança para nós

O ato de Jesus gerou um futuro de esperança para nós quando aceitou vir ao mundo, viver aqui na Terra e morrer por nós. Porque Ele obedeceu, hoje temos um futuro diferenciado, com muitos sonhos, com a possibilidade de sermos bem-sucedidos e poder servir a Deus com um novo entendimento.

O ensino de Jesus para nós é para termos os mesmos sentimentos que Ele teve ao servir a Deus, sendo um servo aprovado e sempre decidido a obedecer, se comportando de forma inteligente. Se imitamos a Cristo, mesmo não entendendo muita coisa, vamos olhar para Ele, Autor e Consumador da nossa fé, e nos lançar, sabendo que Ele estará nos guardando e fazendo muito mais acima do que pedimos e pensamos.

O futuro de esperança que Jesus nos entregou nos dá o privilégio de ter relacionamento com Ele e ainda usufruir de milagres diários que Ele libera na nossa direção. E como se ainda não bastasse, Ele colocou em lugares de honra quando Se esvaziou de Si mesmo até encontrar a forma de SERVO.

Jesus nos ensinou a importância de nos esvaziar

Por que Jesus se esvaziou? Para nos ensinar que Deus não enche o que está cheio, Ele precisa de pessoas singulares, que entendam essa máxima de esvaziamento. É sumamente inteligente você se deixar ser usado por Deus. Mas, para isso, precisa se esvaziar de você mesmo.

Você sabe que Deus já fez por você muito mais do que por muitos que caminham ao seu lado, de perto ou de longe. Se você fizer uma análise, o seu coração se encherá de tanta gratidão que a forma dEle entrará em você e você será inteligentemente encontrado SERVO.

Quando nos esvaziamos de nós mesmos, alcançamos humildade. “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:8). Se esvaziar e ser humilde é o caráter de Jesus, sem nenhuma ostentação. A simplicidade de Jesus em todo o Seu ministério é um modelo que qualquer pessoa deveria querer imitar. Agora, algo é certo: Todos que imitarem Jesus terão um ministério de sucesso.

Claro que o perfil de bondade de Jesus será difícil você e eu imitar, pois temos nossos desafios pessoais e não seria uma tarefa de pouca responsabilidade desejar se parecer com Ele, mas é possível se aproximar naquilo que Ele exemplificou. Paulo dizia: “Me imitem, pois eu imito a Cristo.” (I Coríntios 11:1).

Se esvaziar e ser humilde é um ato sobrenatural de uma decisão radical. Não conheço ninguém, na esfera onde vivemos, que não precise descer um pouco os degraus de humildade para que passe nos testes da vida. Talvez você mesmo, que está sendo ministrado neste estudo, possa estar se avaliando e vendo o quanto é preciso tomar uma atitude para que melhore mais a sua conduta com você mesmo e com os outros que lhe seguem como modelo.

Verdade é que o Senhor está perto de nós e para estarmos perto dEle, precisamos nos esvaziar e ter humildade, pois é assim que alcançamos mais vida de Deus em nós, sabendo que: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:12-14)

Encerro este estudo deixando a você um exercício para o seu caráter, de forma que você reflita e cresça, esvaziando-se e buscando humildade para ter respeito em três níveis:

· Respeito comigo mesmo;
· Respeito com as pessoas que estão com você;
· Respeito à unção de servir a quem o Senhor confiou a você.

Visualizações: 1959

Plano de Leitura Bíblica

28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5