“Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia, e toda a malícia sejam tiradas dentre vós.” (Efésios 4:31)

O texto de Efésios 4:31 mostra que a amargura não está sozinha. Com ela estão a cólera, a gritaria, a blasfêmia, a malícia e tantos outros sentimentos tóxicos não citados, mas que sabemos que existem.

A verdade é que muitas raízes de amargura têm sido geradas nas famílias, na mais tenra idade. E não importa o nível de liderança no qual você se encontra, se essa amargura não for removida da sua vida, vai prejudicar você, o seu casamento, a sua família, seus filhos e, consequentemente, a sua liderança; como se fosse algo cíclico.

Existem muitos líderes amargos e amargurados, apesar de sabermos que a amargura é um sentimento tóxico mais comum em mulheres, os homens não estão isentos. Quase sempre, as mulheres são mais tendenciosas a guardar rejeição e inferioridade na alma, e em relação aos homens, eles escondem os sentimentos de amargura e rejeição.

Neste estudo, vamos usar como exemplo bíblico, Mical, uma princesa que tinha tudo para ser uma mulher de êxito ao lado do esposo, mas que, por causa da alma amargurada, sofreu consequências como esterilidade e solidão, devido à rejeição e às turbulências vividas na sua casa.

Amargura gera esterilidade

Mical, a filha do primeiro rei de Israel, é um ícone bíblico de alguém que se tornou amargurada por fracassar em sua vida sentimental e familiar. Infelizmente, o fim dela foi ser uma mulher frustrada e estéril, porque a amargura gera esterilidade.

II Samuel 6:23 é um registro da fatalidade na vida de uma mulher que amou seu marido, mas que, por causa de problemas familiares, viu seus sonhos serem destruídos, pelos erros do próprio pai. “E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte.” Essa mulher carregava uma raiz de amargura profunda na alma, pela dor da rejeição. A amargura fechou o coração dela e fez com que perdesse a sensibilidade e morresse estéril, como consequência de uma alma violentada pelos erros do pai. Sua vida tornou-se sequidão de estio.

Tudo o que Mical apresentou, por causa dos fracassos, foi mau humor, críticas ofensivas e frieza diante das situações. Em II Samuel 6, temos uma visão bem esclarecedora. Embora ela conhecesse a Deus, parecia que nada conseguia preencher o coração dessa mulher. Mesmo sendo esposa do novo rei de Israel, ela vivia triste e infeliz, por causa da raiz de amargura que foi gerada pela rejeição, fortalecendo-se na alma e lhe abatendo até a morte, fazendo-a morrer estéril.

A amargura que assolou a alma de Mical foi expressa quando ela viu Davi dançando diante da arca. Nada conseguia alegrá-la. “E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no seu coração.” (II Samuel 6:16)

Em Judá, estava acontecendo um grande avivamento, o Espírito do Senhor estava sobre Judá. O povo celebrava o retorno da Arca da Aliança nas ruas. Os israelitas cantavam e dançavam cheios de alegria em seus corações. E entre eles estava o rei Davi, celebrando a Deus com muitas expressões corporais pelas ruas de Jerusalém. Davi cantava e dançava com gratidão a Deus pelas vitórias concedidas.

Mical observava Davi de longe. A amargura cegou toda a sua percepção e ela não conseguiu discernir que o Espírito do Senhor havia se apossado do seu marido. Ela acabou falando o que não devia e colheu resultado de esterilidade até a sua morte; morreu sem filhos.

O que podemos aprender é que qualquer ser humano amargurado perde a percepção e foca seus olhos só nos fracassos. Mesmo que as pessoas estejam no caminho certo e agradando a Deus, o amargurado não consegue ver, perceber, porque a esterilidade faz com que fique totalmente insensível, cego no entendimento.

Quantos líderes estão como Mical, com os úteros espirituais fechados. Ano após ano, não geram, não ganham uma alma sequer para Deus. E ainda assim são críticos para condenar os que estão produzindo. Líderes amargurados que conseguem, muitas vezes, desestimular os que estão produzindo no Reino. Líderes que vivem de forma improdutiva no Reino, que não fazem prosperar nenhum projeto; não prosperam, não frutificam; só criticam. Ficam como Mical, olhando de longe, da janela, as coisas acontecerem ao seu redor. Porém, da janela das frustrações, veem apenas o que querem ver e apedrejam os que estão vitoriando.

Não nascemos para morrer estéreis como Mical, tragados pela amargura e por sofrimentos que maltratam. A alma precisa de cura e a esperança está em Jesus. Lute contra toda raiz de amargura que provoca esterilidade. Você nasceu para frutificar!

Visualizações: 2840

Plano de Leitura Bíblica

28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5