“E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez; para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar. E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito; e escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez.” (Êxodo 18:21-25)

Quando lemos a história de Moisés, encontramos várias conversas entre ele e Deus e podemos observar que ele era um líder que ouvia os conselhos, as ordens divinas, buscando cumpri-las. Compreendemos ainda que todas as vezes que Deus nos dá uma palavra, uma direção, um conselho, não devemos desobedecer, como fez Caim, mas devemos respeitar. O problema nunca é com Deus, e na maioria das vezes também não é com o profeta que está falando, mas com o homem de Deus que está recebendo.

Moisés agiu de forma diferente de muitos que não seguem o que ouvem. Ele recebeu o conselho do sogro, do mentor e, pela obediência, seu destino foi mudado. Moisés sabia o valor de um conselho. O poder de um conselho consiste em quem está dando e em quem está ouvindo.

Ouça e obedeça

Quando olhamos para Moisés, como um homem que ouviu o conselho do seu sogro, percebemos que ele atendeu às palavras de Jetro naquele momento como quem ouve e obedece um mentor. Tanto que fez tudo como ele o aconselhou.

Como é bom ter um Pastor! É muito bom ter um mentor! É maravilhoso ter um líder sobre nós que nos oriente com conselhos que mudam a nossa vida e aliviam as nossas cargas, como Jetro fez com Moisés. Feliz daquele que tem um Pastor! O Pastor tem uma bússola para lhe mostrar o Céu.

Moisés ouviu o conselho. Sabemos que o verbo ouvir é sinônimo de obedecer. Deus nos disse: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Isaías 1:19). Se você quiser comer o melhor desta terra, tem que obedecer primeiro.

Aquele que ouvir o mentor, ouvir o Pastor, ouvir o líder, não errará o destino nem confundirá o seu êxito. O mentor é voz de Deus na sua vida. Deus usa pessoas para nos mostrar estratégias. E um bom mentor sempre diz: Se essa palavra é boa, Deus confirmará!

Você será homem e mulher de Deus para dar direção à vida de outros e será humilde para receber também palavras de direção. Homens e mulheres de Deus, Pastores, não são enfeites de púlpito, são instrumentos de Deus para trazerem direção à sua vida.

Uma palavra de instrução muda destinos. Pessoas são presas por causa de uma palavra, mas também são libertas por causa de uma palavra. Moisés estava na rota da fadiga e da morte, mas a instrução do líder trouxe mudança ao seu destino.

A instrução de colocar homens de verdade, homens capacitados para trabalharem junto ao povo mudou a história de Moisés e do povo de Israel. Se você seguir a instrução do líder, irá mais longe por um lugar mais curto.

Quando ouvimos conselhos de homens de Deus, nossa obrigação é obedecer. A verdadeira obediência é a que causou conflito antes. Se você obedece porque concorda, é conveniência. Mas se houve conflito, a obediência foi praticada. Quando o seu caráter é ornado na obediência, a conquista é instalada.

Um exército de líderes obedientes

Precisamos levantar um exército de líderes obedientes, que não se intimidem diante das guerras, mas buscam conselho do seu mentor. Você pode decidir mudar sua história hoje! Você será líder sobre outros, porque antes é líder de si mesmo e tem os ouvidos apurados para o conselho do mentor, para os conselhos que mudarão a geografia.

O maior milagre nesse texto foi Moisés deixar de ser Faraó, ser o único que fazia as coisas e não delegava nada a ninguém. Você também deixará de lado as tiranias e se transformará em um grande libertador. As pessoas não irão a você porque você é o maioral sobre todos, mas porque a unção de Deus será visível em você.

No dia que Moisés repartiu a liderança e levantou maiorais nas tribos, o povo viu que Moisés não era único, que havia outros que poderiam ajudar. Você será um líder para ensinar outros a passarem pelas guerras, vencerem e depois celebrarem as vitórias.

Você é um líder que ouve instrução, que tem mentor sobre sua vida. Você é um líder capaz, de verdade, que teme a Deus, que foge da avareza e tem de Deus o caráter para dizer não às tentações e sim para Ele. Você é um líder santo!

Visualizações: 968

Plano de Leitura Bíblica

28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5