“E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez; para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar. E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito; e escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez.” (Êxodo 18:21-25)

Quando lemos a história de Moisés, encontramos várias conversas entre ele e Deus e podemos observar que ele era um líder que ouvia os conselhos, as ordens divinas, buscando cumpri-las. Compreendemos ainda que todas as vezes que Deus nos dá uma palavra, uma direção, um conselho, não devemos desobedecer, como fez Caim, mas devemos respeitar. O problema nunca é com Deus, e na maioria das vezes também não é com o profeta que está falando, mas com o homem de Deus que está recebendo.

Moisés, agiu de forma diferente de muitos que não seguem o que ouvem. Ele recebeu o conselho do sogro, do mentor, e, pela obediência, seu destino foi mudado. Moisés sabia o valor de um conselho. O poder de um conselho consiste em quem está dando e em quem está ouvindo.

O conselho que Jetro trouxe a Moisés foi para que os homens fossem levantados como chefes que julgariam o povo. Jetro deu um conselho e disse a Moisés que poderia pedir confirmação de Deus. Então, todas as vezes que alguém lhe entregar uma palavra de destino, de êxito, peça que Deus confirme, porque se Deus confirmar, você adentrará num tempo extraordinário de conquista.

Moisés levantou homens tementes a Deus para serem líderes de milhares. Você também pode ser levantado por Deus para ser líder sobre milhares. Você não é líder para qualquer coisa, mas para algo muito relevante. Para que Deus lhe fará líder sobre tantos? Para ser Faraó ou Moisés transformado?

Vele pela promessa

Quando você receber uma palavra profética, quando você receber um conselho, gere essa promessa, valorize o conselho. O problema é que nos aquietamos muito e não velamos o que recebemos. Sonhe com as palavras proféticas, durma com as promessas, gere as promessas. Se você fizer isso, mudará sua história de vida.

Viva como um líder de verdade, que não é apenas membro de uma Igreja, mas é parte do Corpo de Cristo. Você não faz parte do clube dos pecadores, mas daqueles que escolheram viver uma vida de santidade. Então, seja alguém que todos os dias dá um murro na carne, diz não ao pecado e glorifica a Deus com seu estilo de vida.

Para um líder que vela pela promessa a tentação é uma oportunidade divina para dizer não ao diabo e sim para Deus. Verdade é que todo ser humano é tentado, mas, ao mesmo tempo, é oportunizado a dizer não ao pecado. Você está debaixo da graça e o pecado não mais domina sua vida. Você é um líder diferente! Você é um homem que vive debaixo de conselho.

Você não pode deixar que o pecado o seduza. Não sei qual a sua fraqueza e dificuldade, mas para cada tipo de provação, o escape vem junto. Não fique conectado à provação, mas ao escape. E toda vez que você é tentado e vence, você se fortalece e transforma a sua história na história de um vencedor.

Um pássaro pode até pousar na sua cabeça, mas você não deve permitir que ele faça ninho. As pessoas, porém, que gostam de pecar, não são nascidas de Deus, pois os que nasceram de novo não têm prazer no pecado.

Quem vence o pecado suporta a carga. Estes são líderes que ajudam seu líder maior e a sua casa terá paz. Quando você trabalha para Deus e para o povo de Deus, sua casa estará em paz, você irá em paz ao seu destino.


Continua...

Visualizações: 1195

Plano de Leitura Bíblica

28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5