Já se passaram mais de sete meses de 2019 e está todo mundo dizendo que o ano começou a acabar. Mas acredite, ainda dá tempo de escolher fazer um ano diferente.

Não deixe os dias passarem e o seu tempo seguir sendo preenchido pelas atividades do trabalho, reuniões sociais e etc... Faça acontecer! A responsabilidade é exclusivamente sua! E para dar uma mãozinha, que tal começar seguindo 19 dicas e dar o ponta pé inicial?

1. Ler um LIVRO por mês. Ler expande o conhecimento e o vocabulário, promove saúde mental, reduz o estresse, melhora as habilidades de escrita e do pensamento analítico, estimula a criatividade e o funcionamento do cérebro, melhora a memória.

2. Criar o hábito de ESCREVER. Escrever o que? O que você quiser. O dia a dia – como se fosse em um diário; as metas e tarefas diárias; os sonhos e acontecimentos da vida; os segredos do coração. O que é escrito pode ser relembrado, revivido e ressentido quantas vezes quiser. Use a criatividade e se surpreenda com você.

3. Melhorar a ALIMENTAÇÃO. Não precisa ser radical! Comece diminuindo aquilo que é a sua paixão e cuide de você.

4. Praticar EXERCÍCIO. Faça uma caminhada, pratique dança, matricule-se em uma academia... Escolha uma atividade que mais agrada você, o importante é se mexer.

5. Se AMAR mais. Não é egocentrismo, é amor próprio. Torne-se prioridade, respeite seus sentimentos, crie um tempo de distração, fique só. Descubra o amor primeiro dentro de você.

6. COMEÇAR e CONCLUIR. Descubra o bem-estar de vencer a procrastinação.

7. GASTAR menos e POUPAR mais. Valorize seu dinheiro. Compre o que realmente é útil e evite gastos desnecessários. Ah, e se puder, faça um investimento.

8. Estar MAIS PERTO de Deus. Aproxime-se de Deus. Escolha:

- Orar. Fale com Deus diariamente, do seu jeito, abrindo seu coração. Não é sobre religião é sobre se relacionar tendo a certeza de que Ele ouve você.

- Ler a Bíblia. Não se trata de um plano bíblico anual, mas de conhecer as promessas de Deus, os princípios pelos quais você pode pautar sua vida. Muita coisa pode melhorar quando você começar!

9. FALAR menos e OUVIR mais. Falar mais é a prática da maioria das pessoas. Mas você não é maioria, certo?! Pratique OUVIR mais e FALAR menos. Não desperdice palavras!

10. CONECTAR-SE às pessoas certas. Fale com todos, mas estabeleça relações com quem tem os mesmos valores que os seus.

11. AGIR na direção dos seus SONHOS. Sonhar não é o mesmo que ver acontecer. Ver acontecer é para quem se dispõe a fazer. Aja na direção dos seus sonhos e realize-os.

12. ESTAR mais com a FAMÍLIA. Reserve um tempinho para estar mais com o cônjuge, os filhos, os pais, os irmãos e sobrinhos. Sua família merece atenção e amor.

13. ESQUECER o PASSADO. Deixe no passado o que ficou para trás e não serve mais. Não carregue o mundo nas costas. Escolha ter uma vida mais leve.

14. VIVER o PRESENTE. Imagine como seria se você vivesse o PRESENTE hoje. Isso significa estar completo no momento, no agora, sendo intenso em tudo o que fizer.

15. IMAGINAR o FUTURO. Traga à memória o que dá esperança, como a Bíblia diz. Creia que o melhor vai acontecer para você.

16. DOAR. Doe amor, tempo, atenção... Faça com que as pessoas se sintam valorizadas, amadas, queridas, respeitadas por você. Faça uma boa ação de doação!

17. VIAJAR. Se ainda não dá para fazer aquela viagem dos sonhos, faça para outro lugar. Viajar renova o ânimo, tem ação antienvelhecimento, melhora a autoestima, aguça os sentidos e promove uma sensação maravilhosa de bem-estar.

18. Ser GRATO. Seja grato pela vida, pelas pessoas, pelas oportunidades, pelas conquistas, pelos aprendizados...

19. PLANEJAR. Planeje e cumpra cada uma dessas 19 dicas. Planejar é uma chave para mudar e começar. Com planejamento você vai além, porque se prepara para as ações que quer executar.

Agora é com você! Sucesso!

Pra. Francieme Costa
Especialista em Psicologia Pastoral, Mestranda na FCU, Diretora de
Comunicação do MIR e Idealizadora do Projeto Escolhas (@escolhasoficial)

Visualizações: 861