Se você é empresário, dono de uma pequena, média ou grande empresa, sabe que hoje, deve investir no Marketing Digital. Mas, por que investir? É simples: Pela sua sobrevivência no mercado atual.

Nas próximas linhas, você compreenderá a importância, os benefícios e algumas dicas de Marketing Digital. Não importa se você é dono de um pequeno negócio, profissional liberal, autônomo, ou possui uma rede de franquias, ou empresas no Brasil e exterior.

O que é Marketing?

Não podemos falar de Marketing sem falar no “Pai do Marketing”, o grande Philip Kotler, que de todos os conceitos e conhecimentos passados, um deles é que o Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Segundo ele, ao invés de tratar as pessoas simplesmente como consumidores, você deve se aproximar do seu cliente levando em conta o lado humano dele – seres com mentes, corações e espíritos.

Vale ressaltar que as necessidades e expectativas das pessoas nunca devem ser negligenciadas. Por isso, se a sua marca não reflete sobre como tocar a alma dos consumidores, talvez seja a hora de repensar suas ações e estratégias.

E o que é Marketing Digital?

É o Marketing com adaptações para Internet. Diferente do Marketing Tradicional, no Marketing Digital existe a interação, o relacionamento dos clientes e futuros consumidores da sua empresa. Resumidamente, o Marketing Digital tem o objetivo de promover soluções por meio das mídias digitais, isto é, se dá em forma de comunicação direta e de uma forma personalizada com o público-alvo.

Lembrando que um dos grandes desafios de hoje é justamente a interação entre clientes e empresas, o melhor, é chamar e prender a atenção dos consumidores nesta imensidão chamada Internet.

Por falar nisso, você sabia que aproximadamente 3,7 bilhões de usuários no mundo acessam a Internet hoje? Isso mesmo! É o equivalente a quase metade da população mundial.

Você entende agora que estar no universo digital é uma questão de sobrevivência no mercado? Cada um desses internautas é um cliente em potencial, que está esperando nas redes sociais e plataformas digitais em geral, não apenas comprar o que deseja, mas construir um relacionamento de confiança, e quem sabe, ser um admirador do seu negócio, indicando-o para amigos e família.

Curiosidades

- A 3ª edição da Content Trends, do ano de 2017, publicou uma pesquisa realizada com 3.650 empresas. O estudo revelou que 71% dessas empresas já estão usando estratégias de Marketing Digital em seus negócios.

- A cada dia que passa mais brasileiros têm acesso à Internet. Em 2017, 59%, chegando à marca de 120 milhões de brasileiros, conforme aponta o relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.

- Hoje, o Brasil é a 4ª maior população mundial conectada à Internet. E isso se deve principalmente à popularização de aquisição de smartphones somada à pulverização do acesso à Internet móvel. O próprio Google, a maior empresa da Internet, revelou, em seu estudo Google Consumer Barometer que 62% dos brasileiros usam smartphones. Isso mostra que o acesso à Internet é cada vez mais democrático e atinge todas as classes socioeconômicas. A penetração é logicamente menor nas classes D e E, mas é praticamente total nas classes A, B e C.

- A pesquisa TIC Domicílios, de 2016, também revela dados relevantes sobre a importância dos smartphones para o aumento do acesso à Internet do Brasil. Ela mostrou, que naquele ano, de todos os brasileiros conectados à Internet, 43% já acessavam usando apenas celular, ao passo que 6% usavam apenas os computadores. Para muitas pessoas, a única forma de acessar o universo digital é pela telinha de um smartphone. Apesar do meio de acesso majoritário ser via Wi-Fi, a tecnologia 3G e 4G ampliou muito sua cobertura por todo o Brasil, o que impulsionou ainda mais a acessibilidade da Internet.

- Segundo os dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), hoje existem 5.030 municípios atendidos com infraestrutura de Internet móvel, cobrindo localidades onde 98,4% da população brasileira habita. Em Junho de 2017, a Telebrasil registrou 202 milhões de acessos via 3G e 4G.

- Os brasileiros são a 2ª população que mais passa tempo na Internet. É impressionante o tempo que permanecemos conectados, seja pelo smartphone, tablet, ou por um dispositivo desktop. No ranking mundial, só ficamos atrás dos filipinos. Conforme aponta a última edição do estudo We Are Social, os brasileiros passam, em média, a cada dia, 5 horas conectados na Internet por um dispositivo desktop, e 4 horas por um dispositivo mobile. Mais interessante ainda é o tempo que o brasileiro passa em redes sociais. O mesmo estudo mostra que também ficamos em 2º lugar, mais uma vez atrás dos filipinos. O brasileiro passa, em média, quase 4 horas em redes sociais. Para termos uma base de comparação, os japoneses passam, em média, apenas 40 minutos por dia em redes sociais.

Esses dados permitem concluir o potencial que a sua empresa pode alcançar se realizar estratégias precisas de Marketing Digital.

Benefícios do Marketing Digital

Entenda que se você estiver bem posicionado digitalmente no mercado, poderá atrair milhares e milhares de clientes.

Os Meios Digitais de Comunicação e Marketing são mais rápidos, são versáteis, simples e práticos. Por exemplo, para você estar aqui na 1ª Edição do Seminário de Empreendedores do Reino, com certeza, foi abordado por uma plataforma digital, seja redes sociais: Instagram, Facebook, ou quem sabe um WhatsApp de alguém, ou viu no site. Então, de uma forma ou de outra, você estava ali na hora certa e conseguimos chegar até você, e que se tornou um conferencista do SER. Certo?

Então, dentre vários benefícios já citados, com o Marketing Digital a sua empresa terá: Presença digital forte na Internet; clientes realmente interessados em seu produto/serviço/solução; ótimo custo-benefício; geração de audiência; credibilidade da marca; e mensuração de resultados. Além, claro, da oportunidade de você, empresário, fechar excelentes negócios.

Por onde começar?

Talvez, você já tenha uma empresa de Marketing Digital ao seu dispor, cuidando do seu negócio, porém, para você que está começando agora, ou já tem uma presença digital, mas deseja investir nos meios de comunicação digital, siga as dicas separadas abaixo:

1. Agregue valor ao seu serviço

Faça com que os seus consumidores tenham uma visão positiva a respeito da sua marca ou serviço prestado. Isso acontece através de um bom planejamento de comunicação midiático, nele estarão as plataformas digitais escolhidas e todas as ações e estratégias a curto, médio e longo prazo.

2. Defina o público certo

É importante definir quem é seu público alvo, ou seja, seu cliente ideal. Pesquise e defina bem a persona, que é a tomadora de decisão para fechar o negócio. Por que ela precisa de seu serviço? Como sua empresa pode ajudá-la e como você vai se comunicar com ela?

3. Procure ajuda

Se você deseja evitar prejuízos financeiros e não quer perder tempo, procure um profissional qualificado, ou agência de Marketing Digital. O Sebrae, por exemplo, oferece bastante apoio para empreendedores, principalmente você que está pensando em abrir ou já abriu um pequeno negócio.

Sabemos que um profissional qualificado tem habilidades para conseguir resultados bem mais expressivos em menos tempo. Se está iniciando a sua presença digital, e está sem verba, procure consultorias, leia bastante, pesquise, assista os mais variados vídeos disponíveis no YouTube, vá atrás de cases de empresas de sucesso. Hoje em dia também existem inúmeros Coaches e consultores que podem ajudar você no início da sua jornada. Mas, não esqueça que lá na frente você deve procurar um especialista na área. O importante é começar e não ter medo de sonhar.

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