“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Josué 24:15)

Paramos, no estudo passado, em Deuteronômio 30:19, 20: Eu tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra ti de que propus a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, escutando sua voz, e te unindo a Ele; porque Ele é tua vida, e o prolongamento dos teus dias...”.

Deus nos dá a possibilidade de escolher que caminho queremos seguir, se o da bênção ou da maldição, da vida ou da morte. E a pergunta, é: Será que alguém é tão tolo que escolha a maldição ou a morte? Por que Deus nos orienta  a escolher a vida e a bênção? É claro que sempre vamos escolher o que for bênção para nós, o que for bom, o que vai nos dar uma vida melhor. É assim que nós pensamos, mas, infelizmente, não é assim que agimos.

O homem faz muitas escolhas erradas  que levam a caminhos de tristeza, de dor, de enfermidade, de morte. Vamos ver algumas que, diariamente, estão diante de nossos olhos: o cigarro mata, traz o câncer, mas milhares de pessoas fumam, não é verdade? Elas escolheram um vício que leva à morte, à enfermidade. A bebida alcoólica traz muitas consequências ruins, mas milhões de pessoas bebem e, mesmo vendo os acidentes, as mortes, as brigas, as enfermidades, o sofrimento das famílias, elas escolheram o álcool e dizem que isso não tem problema nenhum. A guerra traz morte e dor a muita gente, mas vemos muitas notícias de guerra, todos os dias.

Então, olhando para tudo isso, vemos que podemos escolher o caminho da maldição e da morte. Por isso Deus nos alerta, dizendo: “Meus filhos, escolham a bênção e a vida, para que vivam bem, se alegrem, tenham paz”. E então encontramos Josué fazendo uma pergunta parecida ao povo: vocês querem servir a Deus ou aos deuses dos pais de vocês?

Outra pergunta estranha, não é? Se o povo viu, durante anos, o poder de Deus, como poderia escolher servir a outros deuses? O problema é que aquela nova geração já estava começando a se afastar e se esquecer do Deus que fez milagres no deserto.

Então, diante disso, podemos entender que, quando afastamos o nosso coração do Senhor, corremos o risco de fazer escolhas erradas e com isso trazer muito prejuízo para nós e à nossa casa.

Podemos achar que fugir da Escola para brincar com os colegas ou  ir ao Shopping ou ao cinema é mais legal que estudar. Podemos achar que os conselhos dos colegas são mais interessantes que os conselhos do papai e da mamãe. E assim vamos fazendo escolhas ruins.

Se hoje lhe perguntassem: a quem você quer servir? Para quem você quer dar o seu coração? Rapidamente você diria: JESUS!! Acertei?

Mas essa escolha não pode estar só na nossa boca, tem que ser uma decisão de coração, para toda a nossa vida. Jesus nos diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”( João 14:6). Mas quem decide caminhar por esse caminho sou eu. É você. Jesus jamais vai nos obrigar a escolher viver com Ele e para Ele. E quando escolhemos a Jesus e decidimos viver para Ele, recebemos o perdão dos nossos pecados, a nossa salvação e  a vida eterna.

Essa é a escolha mais inteligente que podemos fazer. Mas, novamente eu lembro, é uma decisão de vida, não de boca. Escolher viver com Jesus é abandonar tudo o que está relacionado com o pecado: a mentira, a rebeldia, os palavrões, a desobediência, as brigas, as amizades que nos afastam Dele. É  ter um comportamento santo, uma linguagem santa, uma forma de vestir que seja santa. É  ter cuidado com o que você ouve e vê. (Sabe aquelas músicas que não agradam a Deus? Pois é.)

Os filmes e jogos de violência e de terror, são outro exemplo. Eles parecem não ter nenhum problema, porém, agridem a santidade de Jesus em nós. Mas, se O escolhermos, teremos vida em abundância e comeremos e beberemos o melhor dessa terra; conheceremos a excelência de uma vida em Cristo.

E agora? Depois de tudo o que aprendemos, qual é a sua escolha? A quem você quer servir? Com quem você quer viver? Eu já fiz a minha escolha:

EU ESCOLHO DEUS!!! EU ESCOLHO JESUS!!!

EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR!!!!

Visualizações: 3468

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22