“Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos? Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava? O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. Mas há alguns de vós que não creem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos, tu tens as palavras da vida eterna; e nós, temos crido e conhecido que tu és o Santo Deus. Replicou-lhes Jesus: não vos escolhi eu em número de 12, contudo, um de vós é o diabo, referia-se ele a Judas, filho de Simão Iscariotes, porque era quem estava para traí-lo sendo um dos 12.” (João 6:60-71)

Qual a diferença entre grupo e Equipe? Como nós, enquanto líderes, podemos expressar, na nossa forma de viver, essa diferença? Como é difícil, por causa da competitividade, trabalhar em Equipe.

É tão comum vermos líderes e discípulos trabalhando em grupos. Por quê? Porque é mais fácil. O mundo tem ensinado que você não pode abrir mão da sua particularidade e que sua individualidade tem que ser intocável. Logo, trabalhar em grupo torna-se bem mais fácil, visto que o trabalho em Equipe requer relacionamento, compartilhar ideias e aceitar diferenças, coisas nada fáceis para a maioria das pessoas.

Só que, nos grupos, o esforço nunca é de todos, apenas de alguns, normalmente daqueles que se sobressaem. A chamada de Jesus para o Seu povo não é trabalhar em grupo, mas em Equipe.

Você não ouve falar em grupo de resgate, por exemplo, mas você ouve falar em Equipe de Resgate. E essa é exatamente a nossa função. Somos uma grande Equipe de Resgate para os perdidos no mundo.

Os grupos desistem com muita facilidade, pois não têm o mesmo compromisso de uma Equipe. A Equipe é persistente, porque trabalha por um único propósito. Quando somos Equipe, não desistimos nunca. A Equipe se esforça, o grupo, não.

Quando decidimos trabalhar com a Visão Celular no Modelo dos 12, foi justamente porque estávamos cansados de realizar trabalhos em grupos que não estavam conseguindo consolidar o que Deus havia nos entregado.

Hoje temos lutado para não deixar que as Equipes de 12 se transformem em grupos de 12. Não nos interessa ter um grupo de 12. Nosso interesse é que sejamos Equipe de 12, porque na hora da crise, de uma situação difícil, a Equipe permanece.

O QUE JESUS NOS ENSINA SOBRE GRUPO E EQUIPE

Jesus foi e é o Líder mais Ousado e Corajoso que eu e você podemos conhecer. Um dia, ao ver uma situação que poderia transformar a Equipe em um grupo, Ele disse que um dos 12 era diabo. Que afirmação terrível, mas necessária! Jesus, nessa atitude, não de acusação, mas de ensino, aproveitou a ocasião para mostrar quão paciente era com os 12. Naquele momento, o que a Equipe precisava era de doutrina, ensino, aprender a conviver com os 12, sabendo que existem momentos difíceis, mas que podem ser vencidos.

Imagine: Jesus estava fazendo um favor à humanidade. Como Redentor, veio dos Céus à Terra para nos salvar e encontrava, no meio da Equipe, um diabo.

O QUE ACONTECEU COM O GRUPO E COM A EQUIPE

GRUPO – A Bíblia mostra que todos aqueles que eram apenas seguidores, os que faziam parte do grupo, foram embora. O grupo abandonou Jesus porque a palavra que recebeu era dura, e se tem algo que o grupo não admite é confronto. O grupo caminha em busca de interesses que gerem conforto.

EQUIPE – De igual forma, a Bíblia também mostra que os que faziam parte da Equipe permaneceram. Por quê? Porque quando somos discípulos, quando entendemos a aliança de caminhar em Equipe, conhecemos a persistência e nos esforçamos para permanecer na chamada “ainda que” e “apesar de”.

A Equipe sabe ler o momento difícil. Sabe o valor do líder e do quanto deve buscar ser indesistível. Na Equipe, os discípulos sabem passar os momentos bons com o líder e com a Equipe, mas também sabem vencer os momentos ruins, com o mestre e com a Equipe. Na verdade, esse é o verdadeiro potencial de caminhar em Equipe.

JUDAS ISCARIOTES, GRUPO NA EQUIPE

Jesus, ao dizer que um dos 12 era diabo, referia- Se a Judas Iscariotes, aquele que iria traí-lO. Judas era um dos 12, um dos discípulos de Jesus, mas caminhava em Equipe com a mentalidade de grupo, fazendo rotas isoladas.

A vida de Judas mostra que é possível estar na Equipe, usufruir os benefícios do líder e da Equipe e não mudar de mentalidade, a partir de uma decisão errada no coração.

Talvez, agora, se você tem uma equipe de 12, a sua preocupação, seja tentar descobrir se você está à frente de um grupo ou de uma Equipe, ou se há um Judas na sua Equipe.

A sua real preocupação deve ser saber o quanto você é Equipe e descobrir o que há de grupo em sua vida, para corrigir enquanto há tempo. Independente do excelente trabalho que você realiza na Equipe, é possível ter alguém na Equipe com mentalidade de grupo. Afinal, que discipulador melhor que Jesus poderia haver para Judas?!

Na verdade, não há como evitar que alguns, que não quiserem ter a mente transformada pela Palavra, como está escrito em Romanos 12:1,2, caminhem como grupo. O que você precisa ter em mente é que Deus chamou você para caminhar em Equipe e, nessa caminhada, você tem uma missão. A sua missão é formar um exército de líderes e discípulos santos para Deus, uma geração de apaixonados por Cristo Jesus, que caminhem em Equipe, alcançando êxito.

Continua...

Visualizações: 5286

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22