“Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.” (Hebreus 5:12,13)

A maturidade é uma chamada para todo cristão que vive as fases que a Palavra de Deus diz que devemos viver. Chega um momento no qual saímos do leite para o alimento sólido. Não é prazer de Deus ver Seus filhos o tempo todo engatinhando como bebês.

Deus quer que cada um tenha suas experiências, amadureça e alcance o estágio de varão perfeito. “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” (Efésios 4:13,14)

Na segunda parte deste estudo, vamos aprender sobre como recorrer ao Deus que tudo pode e a sermos cristãos constantes e firmes. Afinal, como líderes, precisamos de maturidade em todas as áreas da nossa vida.

RECORRENDO AO DEUS QUE TUDO PODE

“Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.” (Salmos 121)

Se queremos vencer, precisamos recorrer ao Deus que tudo pode. O Salmo 121 é muito claro: nossos olhos devem ser elevados a Deus, ou seja, nossa esperança não pode estar em homens. Não é inteligente nem sinal de maturidade esperar em pessoas falhas como nós. Claro que Deus usará alguém para nos ajudar, para estender a mão. Mas isso é com Ele. Quanto a nós, nossa esperança deve ser o Senhor.

O problema é que quando chega a hora de enfrentarmos os testes da vida e até mesmo enfrentarmos a nós mesmos, vamos aos homens antes de irmos a Deus, antes de colocarmos nossa fé nEle, crendo que, o mais, Ele fará.

Quando elevamos nossos olhos para o monte, encontramos o socorro bem presente na hora da angústia. E, por mais que as situações pareçam difíceis, e elas podem ser, por mais que pareçam impossíveis de serem vencidas, Deus sempre tem escape para os Seus, para aqueles que confiam na Sua Palavra.

Recorrer ao Deus que tudo pode é estar convicto de que Aquele que nos chamou não nos abandonará, antes, cumprirá Suas promessas, porque é o Deus que nunca falhará. Isso faz toda a diferença! Quando cremos em Deus com todo o nosso coração e depositamos nEle toda a nossa esperança, vencemos os desafios e nosso espírito permanece inabalável.

Quem não conhece as verdades da Palavra, no momento da dificuldade, não busca a Deus, abandona os territórios que conquistou e não alcança as novidades que estão preparadas do outro lado da terra. Estes nunca contemplam a terra que mana leite e mel. Que pena!

Há filhos que não conhecem o Pai que têm, não sabem o quanto Deus pode realizar em suas vidas e não descobrem o potencial que receberam no dia em que aceitaram Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Por isso, na hora da crise, são vencidos pelo desespero, e o sentimento que nutrem é de abandono.

CONSTANTES E FIRMES

Em todo o tempo que passou na Terra, Jesus, além de misericórdia, compaixão, amor e tantas virtudes que demonstrou através das Suas atitudes, mostrou sempre constância e firmeza em tudo que fazia.

Jesus lidava com o pecado com firmeza e fazia com o que o pecador se arrependesse para levar uma vida de constância na presença do Pai. Creio que constância e firmeza são características de quem alcançou maturidade. Creio também que essas características só são possíveis na vida daqueles que decidem viver em intimidade profunda com Deus.

Quem é constante e firme não vive cheio de dúvidas e incertezas, vence a carne e não se deixa levar por qualquer vento de doutrina, ou seja, não vive ‘pulando de galho em galho’, ora se alimentando em um arraial, ora em outro.

Cristãos constantes e firmes vencem as crises, não cedem diante da tempestade. E mesmo que a casa balance, eles permanecem firmados na Rocha, Jesus, pois entenderam que Deus é o seu escudo, a sua proteção. “E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” (Mateus 7:25)

O mundo é carente de referenciais. Se, na Igreja, os cristãos são fracos e volúveis, a quem vão recorrer?

Continua...

Visualizações: 2943

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22