“Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.” (Provérbios 22:10)

Ter um bom caráter vale mais do que ter uma joia de valor. É o que descreve o Provérbio acima. E, realmente, como cristãos, precisamos, à frente de uma liderança, de discípulos e de líderes de caráter com o caráter de Jesus.

Deus, ao longo da história da Igreja, tem levantado muitos líderes para marcar a sua geração. Você faz parte de um exército poderoso de valentes, conquistadores, que têm atraído a glória do Senhor através do sobrenatural de libertação, cura, prosperidade e restauração em todos os níveis. Por isso, o Senhor tem pressa na formação do seu caráter.

Formando o caráter no deserto

A Bíblia registra a história de líderes que tiveram o caráter formado no deserto, como Abraão, Moisés, Josué, Jesus e muitos outros, inclusive mulheres. Todos venceram e foram aprovados em suas atitudes. Como eles, nós também podemos vencer, pois o alvo do deserto é que saiamos dele com um caráter sólido.

Deserto é lugar de vencer as pressões da vida, a solidão que tenta nos assolar; de compreender os tempos, as épocas e as estações, para sairmos dele fortalecidos, confrontados e confortados pelo Senhor.

No deserto, Deus nos permite amadurecer e compreender os Seus propósitos que nos fazem mais que vencedores. No deserto, aprendemos que não estamos ali como lugar de permanência, mas para entrar e sair, porque deserto tem começo e fim para os que decidem obedecer.

Deserto é lugar de forjar caráter. Quem determina, na maioria das vezes, o tempo do deserto, somos nós, através da nossa forma de pensar, nosso estilo de vida e nossa conduta, que demonstram se estamos ou não tendo as atitudes e as palavras corretas para vencer.

No MIR, ensinamos que o deserto é do tamanho da nossa boca. O deserto deve nos aproximar mais de Deus e não nos afastar dEle. Entramos no deserto para sairmos dele vitoriosos. Esse é o desejo do coração de Deus para nós, pois Ele não tem prazer em nos ver perecer.

Absorver o caráter de Cristo

1. Ter atitude de servo

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:5-8)

Jesus discipulou homens e mulheres de caráter e temperamento muito difíceis. Mas Ele os transformou em pessoas de excelência, em verdadeiros servos. As pessoas serviram Jesus em muitos momentos do Seu ministério, como vemos em vários textos da Bíblia.

2. Ser ensinável

Como líderes e discípulos a serviço do Reino de Deus, precisamos ser abertos para aprender, pois somente quem aprende tem autoridade para ensinar. 

Um exemplo lindo que encontramos na Palavra, dentre tantos, é o da Mulher Samaritana (João 4). Ela trouxe uma multidão aos pés de Jesus, porque a cidade viu o quanto ela aprendeu que o estilo de vida que tinha era errado.

Ser ensinável não apenas nos faz mudar de vida como também muda a vida das pessoas que estão ao nosso redor, porque prova que temos o caráter de Jesus em nós.

3. Depender do Senhor

Autossuficiência não combina com um líder que é temente a Deus. Você precisa confiar no seu potencial, mas não pode caminhar na força do seu braço, precisa andar na dependência do Senhor. Depender do Senhor está ligado a ouvir e obedecer.

Moisés disse a Deus que não se moveria de onde estava sem ter a certeza de que o Senhor ia à sua frente. Jesus também foi obediente, e obediente até a morte, e morte de Cruz, como relata Filipenses 2:5-8. Precisamos ser dependentes do Senhor, obedientes a Ele em tudo. Então, alcançaremos êxito.

4. Aprender a ser humilde

Alguns líderes são orgulhosos e soberbos, e não caminham na rota da humildade. Mas humildade se aprende imitando Jesus. Uma das maiores marcas do ministério de Cristo foi a humildade, aliada ao serviço.

A humildade de espírito reflete o quanto já nos parecemos ou não com nosso Senhor. Um homem e uma mulher de espírito humilde não escondem seus erros, antes estão dispostos a abrir mão de alguns sonhos pessoais para sonhar os sonhos do Reino. Vivem em constante crescimento.

Quem deseja se parecer com o Mestre tem humildade para abrir o coração com Deus e com o líder. Não vive se escondendo, ufanando-se, procurando os melhores lugares, buscando aparecer, exigindo honra imerecida. Não! O seu prazer está em descer cada vez mais para subir no conceito do Mestre.

5. Dar honrar a quem merece honra

O líder que absorve o caráter de Cristo se torna um líder de honra, cumprindo o que está escrito: “Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.” (I Pedro 2:17)

Saber honrar é exercer os princípios do Reino. É gestar gratidão no coração. A honra é dar ao outro o que lhe pertence. O líder de honra não se levanta contra seus líderes, pois é cumpridor dos princípios, move-se por eles e não comete atrocidades, pois seu coração é fiel, é um coração de honra totalmente rendido aos pés do Senhor.

O que precisamos, como líderes que imitam Jesus, é ter o caráter de Cristo em nossa vida. Então, poderá afirmar que é um Líder de caráter com o caráter de Jesus.

Visualizações: 12251

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22