Estudos para Crianças

“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.” (João 14:26)

Estamos estudando, esses dias, sobre como podemos viver guiados pelo Espírito Santo. E, lendo um pouco mais sobre o assunto, encontrei um texto muito interessante, do Pastor Rafael Keidann, da Igreja Verbo da Vida Água Verde (Curitiba/PR). Ele compara a atuação do Espírito Santo a um GPS, que orienta o motorista nas viagens de carro.

Você  já andou em um carro, onde o motorista é guiado pelo GPS? Você sabe o que é um GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global)?

Nome difícil, né?

Vamos entender isso de forma prática. É um sistema que, conectado a vários satélites, usa as informações de mapas, trânsito, e as melhores rotas para se ir de um lugar a outro, e dá ao motorista a sua posição e qual a melhor rota para ele chegar ao seu destino.

Dificilmente, saberemos andar em todos os lugares, principalmente se estamos em um lugar que não conhecemos, não é mesmo? Mas se tivermos as informações do GPS, mesmo que pareça um pouco confuso, e até mesmo, nos sintamos inseguros, se o GPS for bom, teremos a direção correta e chegaremos ao nosso destino.

A nossa vida também precisa de direcionamento. Já vimos isso. Existem situações que não sabemos o que fazer ou para onde ir. Precisamos de um GPS, alguma coisa ou alguém que nos de direção.

Jesus nos disse que o Senhor nos mandaria essa direção, nos daria o Espírito Santo, que nos lembraria tudo o que Ele ensinou e nos ajudaria. Não ficaríamos perdidos. O Espírito Santo é o nosso GPS, o nosso guia.

E onde ele está? Dentro de nós. Isso mesmo! No dia em que recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador, o Espírito Santo passou a viver dentro de nós.

E de que forma Ele pode nos dirigir? Uma das formas de sermos guiados pelo Espírito é através da Biblia. Ela nos traz princípios, instruções, para a nossa vida.

“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” (Salmo 119:105)

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (II Timóteo 3:16-17)

Mas existem outras maneiras. Em Atos 8:29, Ele fala com Felipe : “E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.” Da mesma forma que falou, dando instrução à Igreja de Antioquia, em Atos 13:2: “E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.”

E, também, através de sonhos, como fez com a esposa de Pilatos, como está escrito em Mateus 27:19: “E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.”

Ou visões, como fez com Pedro em Atos 10:11: “E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.”

Mas existe uma forma que não parece tão espetacular, mas é muito especial, do Espírito Santo falar conosco. Podemos chamar de TESTEMUNHO INTERIOR. É algo que se move em nosso espírito, como está escrito em Romanos 8:16: “O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Foi assim que Ele falou com Paulo, em um momento especial: “Quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo e vi que o Senhor me havia aberto uma porta, ainda assim, não tive sossego em meu espírito, porque não encontrei ali meu irmão Tito. Por isso, despedi- me deles e fui para a Macedônia.” (II Coríntios 2:12-13)

Paulo não teve sossego no seu espírito. Quando você estiver diante de uma situação em que precise tomar uma decisão, aprenda a compreender a instrução do Espírito Santo testificando ao seu espírito.

Ore, peça direção, e você poderá sentir um desconforto no seu espírito (falta de sossego, sensação de alerta, como se fosse um sinal vermelho ou aviso de pare), ou então uma paz (como se fosse uma luz verde indicando que você pode seguir em frente). Quanto mais você se aproximar do Espírito Santo, mais fácil será entender os Seus sinais e ouvir a Sua voz.

Viva GPS: Guiado Pelo Santo Espírito!

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2