Estudos para Células

Todos nós vivemos debaixo de grandes desafios e precisamos de meios poderosos em Deus para vencê-los. Há muitas áreas em nossas vidas que dependem de esperanças novas. Esperança que alguma coisa aconteça na vida pessoal, familiar, financeira, social. Esperança de ter uma multidão por trás de nós que seja uma multidão fiel, de homens e mulheres que tenham a vida de Deus em toda a Sua plenitude, em toda a Sua essência. Esperança de manter a sua saúde em dia e em ordem para que o diabo não venha roubar essa essência maravilhosa que é ter uma vida com o Senhor em plena saúde, uma vida com o desafio de ter uma fé crescente. Tudo isso é um desafio constante.

Todos nós precisamos renovar as esperanças, até quando achamos que não. Quantas pessoas na Igreja estão alimentando decretos malignos na sua história de vida e não percebem isso! Pensam que está tudo bem quando não está. São decretos que só podem ser quebrados com oração e jejum!

As pessoas alimentam suas dificuldades e não usam corretamente - ou não querem usar - as ferramentas que Deus já disponibilizou, e ainda perguntam a Deus por que não conseguem vencê-las. “Por que eu ainda sou assim?”, dizem, e vão se indignando com o Senhor... E Deus diz: “Meu filho, Eu já te dei recursos. Tu ainda vives como o filho pródigo, atrás de comida de porcos, quando tudo que há dentro da minha casa te pertence”.

A sua esperança precisa ser renovada todos os dias, e dentro do contexto no qual vivemos, o jejum é um ato profético que abre portas, é uma ferramenta de Deus que quebra decretos malignos e faz nascer novas esperanças. Quando você jejua com seriedade, tem vitórias incontáveis, mas o jejum deve ter a motivação correta.

Não adianta fazer a oração do fariseu: “Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho.” (Lucas 18:12). Não faça orações hipócritas, porque a oração que Deus ouve é a do coração sincero: “Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador!” (Lucas 18:13). Se não for feito genuinamente com o coração, seu jejum e oração serão hipócritas.

Há pessoas que oram, jejuam, buscam a Deus, mas suas atitudes podem anular todo o jejum, toda a oração que fazem. Há homens e mulheres que oram muito, mas são um poço de problemas. Oram, jejuam, mas são cheios de perversidade quando vão falar do seu irmão. Buscam a Deus, passam o dia de joelhos, mas quando se levantam, parece que nada aconteceu. São meros religiosos. Isso é uma catástrofe, pois Deus leva as coisas a sério.

“Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.” (Isaías 58:6-8)

Quando Deus nos diz algo é para que possa nos ajustar e nos colocar no caminho. Deus sempre está nos mostrando como devemos caminhar e andar. Quando estamos em oração e jejum, a atenção de Deus se volta para nós. Deus vê as pessoas que pagam verdadeiramente o preço e estende Seu cetro para elas.

Também não adianta jejuar meio expediente e se queixar de fome, nem ficar contando as horas. Jejum não é uma punição. Quando se jejua não se fica com fome, sente-se vontade de comer. Se você vencer o primeiro horário, o segundo, o terceiro... e vencer o primeiro dia, o segundo, o terceiro... chegará até o 21º sem problemas. Nos primeiros dias, haverá uma guerra contra a vontade de comer. Seu olfato ficará mais aguçado e você ficará seduzido quando sentir o cheiro da comida exalando da panela. Você pode se organizar psicologicamente. Quando um médico lhe diz para não comer nada em determinado período de tempo para fazer um exame, você consegue. Então, você pode muito bem se preparar para jejuar sem que isso se torne um fardo.

Jejum também não é dieta, é um propósito. Algumas pessoas se aproveitam do jejum para fazer dieta ou se aproveitam da dieta para jejuar. Isso não funciona. Se você não está obtendo êxito, é porque está sem propósito. Jejum é acompanhado de um propósito específico. Ou você faz, ou não faz. Quantas pessoas se queixam e dizem que só jejuam, porque não há outro jeito para se conseguir um objetivo.

Um jejum não é apenas para se conseguir algo de satisfação pessoal, para se conseguir um estágio de vida bom. Todo jejum é um desafio e se torna uma guerra espiritual. Ninguém pode pensar que vai jejuar sem encontrar dificuldades. O jejum é um preparo para uma guerra. Enquanto Moisés estava jejuando por 40 dias no Monte Sinai, o povo estava se pervertendo (Êxodo 3:27).

Jesus foi confrontado diretamente pelo diabo durante os quarenta dias em que estava jejuando no deserto (Marcos 1:13). Todo aquele que está jejuando vence o inimigo, por isso é fundamental viver jejuado, pronto todo o tempo para nunca ser apanhado de surpresa.

Como jejuar

Jejum é abstinência de alimentos. Na Bíblia não existe jejum de brinco, nem de pintar o cabelo, nem de passar um ano usando saia, nem coisas semelhantes a essas. Isso não é jejum, são consagrações e comandos para abrirmos mãos de algumas regalias.

A Bíblia diz como deve ser nossa aparência quando jejuarmos. Lave o seu rosto e não fique com aquela cara de fraqueza. Coloque uma pastilha na boca para tirar o mau hálito para que ninguém fique sabendo que você está fazendo jejum. Existe um jejum de proclamação onde todo o povo jejua, por isso todos sabem que estão jejuando, mas quando o jejum for pessoal você deve “ficar na sua”. Não saia apregoando que está fazendo jejum: “Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6:17,18)

O jejum pode ser integral ou parcial. Por exemplo, você pode jejuar parcialmente tirando o café da manhã durante 40 dias, e nesse tempo ficará em oração colocando diante de Deus as necessidades de seu ministério, de suas Células, etc. Ao fim do período, você verá que alguma coisa aconteceu no mundo espiritual. 

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2