Estudos para Células

“Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo.” (Hebreus 8:10)

No estudo anterior, aprendemos sobre o fato de Deus ter criado o mundo e o homem para serem perfeitos. Porém, a Bíblia diz que o primeiro Adão pecou e toda a humanidade com ele. A semente do pecado ficou na genética, no DNA, na forma biológica de ser gerado. Jesus veio, o Último Adão, e morreu pela humanidade. Toda semente de Jesus, na aliança com Ele, está restaurada, restituída, redimida. São filhos que receberam a vida porque saíram da morte.

Sabemos que na aliança do primeiro Adão, há morte; na aliança do Último Adão, vida. Na aliança do primeiro Adão, há maldição; na aliança do Último Adão, bênçãos. Na aliança do primeiro Adão, há derrotas; na aliança do Último Adão, vitórias. Então há vida, bênçãos e vitórias contra morte, maldição e derrota. Quem está em Jesus, na Aliança Superior, está na vida, na bênção e na vitória. “Aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas passaram e tudo se fez novo.” (II Coríntios 5:17)

Aprendemos sobre três tipos de aliança:

A aliança do casamento – aliança 100% boa, mas que não se pode negar que existem situações complicadas. No entanto, o casamento que é sustentado pela terceira dobra do cordão, Jesus, o lado mais forte da aliança, está protegido. O lado forte da aliança ministra encorajamento e mostra que a aliança não se quebra quando uma das partes é mais forte e a outra mais frágil. A parte firme é legalidade sobre a frágil para garantir que a aliança não se dissolva.

Aliança da Igreja – mais uma vez, na aliança entre Deus e a Igreja, Jesus é o lado mais forte. Ele diz que ainda que você seja infiel, todavia Ele é Fiel. Jesus é o Senhor da Igreja.

Aliança que coopera para o bem – vimos a história do rei que perdeu o dedo e mesmo sendo intelectual não conseguiu discernir como a perda de uma parte do seu corpo poderia cooperar para o seu bem. No final, o rei teve de admitir que Deus não erra jamais. Reconheceu diante do súdito que a Palavra de Deus está sempre correta em todas as suas afirmações.

Nesta semana, aprenderemos ainda mais sobre aliança e veremos que a aliança nos dá cobertura e nos protege da morte.

Aliança nos dá cobertura

A aliança nos dá cobertura, pois a Bíblia diz que Jesus fez aliança como Último Adão para completar, cumprir a lei, abraçar a antiga aliança e se tornar a Superior Aliança para acudir o sacerdote e levantar Sua Igreja com o nome Geração Eleita, Sacerdócio Real. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” (I Pedro 2:9,1 0)

Jesus é Sacerdote da aliança, é o Patriarca da aliança, o Senhor da aliança, o Rei da aliança, o Primogênito da aliança. “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” (Colossences 1:15-18)

A verdadeira aliança consiste em estar em Deus, ser ministrado e levado a viver na aliança e pela aliança. O interesse da aliança está em conhecer o Homem da aliança, o Deus da aliança. Vai além de conhecer a História de Jesus, é conhecer o Jesus da História. Há muita diferença nisso.

Não podemos, como Igreja de Cristo, viver sem o entendimento da aliança. Não podemos ter interesse nas coisas do Reino e não no Senhor do Reino. O pacto da aliança, em primeiro plano, é conhecer o Autor da aliança e gestar intimidade com Ele.

Quem conhece o Autor da aliança, conhece as promessas da aliança. Antes de entrar nas promessas, tem que entrar nEle. A solução é entrar em Jesus, deixar que Ele Se faça um conosco. Precisamos pertencer ao nosso Amado.

Você precisa conhecer Jesus e prosseguir em conhecê-lO. A Bíblia diz que Ele o conhece e o chama pelo nome. Só quem tem intimidade com Ele é quem tem aliança. “A intimidade do Senhor é para aqueles que conhecem e o temem, aos quais Ele revelará a sua aliança.” (Salmos 25:14). A aliança só será revelada àqueles que têm reciprocidade com Yeshua.

Deus quer inaugurar um novo e vivo caminho entre você e Yeshua, entre Yeshua e você. Essa é a única forma de você ser arrancado de todas as suas crises. Os sinais da aliança nos dão segurança para que conheçamos o Deus que servimos. Na reciprocidade da aliança, as crises são vencidas.

O que necessitamos é exercitar o conhecimento da aliança. Ele, Jesus, o Mediador da nossa aliança, luta em nossa defesa. A Bíblia diz que haverá uma diferença visível entre aquele que serve a Deus e aquele que não serve (Malaquias 3:18). A aliança é conhecer o Senhor da Aliança e fazê-lO conhecido nas nações.

Aliança nos protege da morte

Quem está debaixo da aliança tem direito a viver dois níveis de vida: vida longa na Terra e vida eterna no Céu. Deus não quer que nenhum justo passe na Terra sem cumprir seus longos dias.

A aliança intervém na morte, bloqueia a morte. Todas as vezes que o diabo armar uma morte para você, a aliança terá o poder de quebrar o laço da morte. O salmista diz que o justo terá riquezas na sua casa e honra dupla para os seus filhos, bem como dias longos e fartos sobre a terra.

O justo é aquele que está em aliança e a aliança intervém para que a morte saia. A Palavra diz que a remissão dos pecados alonga os dias de vida. Nossos pecados não existem mais, porque estamos em aliança com o Deus Todo-Poderoso. Ele lançou nossos pecados no mar do esquecimento. “Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade. Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniquidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.” (Miquéias 7:18,19)

Deus não quer que você fique lembrando o passado, alimentando feridas. Ele quer que você profetize bênçãos. A chamada para sua vida é para caminhar em aliança até que se cumpram os seus dias e os seus projetos na Terra.

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2