Para os 12

Texto: “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” (Isaías 11:2)

Verdade Central: A visão de êxito é uma chamada para todos. Porém, alguns não conseguem entender quando, no meio do caminho, as situações se complicam. Nesse momento, os que não são persistentes desistem da chamada e abortam o processo de conquista.

Introdução: Nunca foi fácil construir uma Visão de êxito, pois os desafios vão surgindo desde a base, quando começamos a colocar os fundamentos. É claro que cada realidade se expressa de forma diferente, mas o que observamos é que alguns são mais ousados, não desistem, lutam e buscam seus objetivos conscientes de que terão problemas, mas não param no meio do caminho. Em compensação, outros, por viverem na sombra de uma vocação, por qualquer motivo se desestimulam, pois a sobrevivência da Visão não depende deles.

A Visão se constrói com pessoas que estão disponíveis a pagarem preço para que juntos possamos fazer proezas no Nome do Senhor. Entretanto, a falta de seleção ou uma seleção errada, quando o motivo ou os interesses pessoais entram em ação, fazem com que as coisas fiquem mais complicadas no êxito do resultado. Colocar pessoas estranhas para serviços de confiança mostra a inadequação do líder e inabilidade gerencial, porque colocou um indivíduo para gerenciar confiança sem ter conhecimento. Não podemos delegar cargos de níveis de mudança a pessoas que não sejam referendadas e capacitadas para o serviço pelo qual estão sendo convocadas.

Semana passada, estudamos sobre a inteligência, que em hebraico, é binah, velocidade precisa de raciocínio. As pessoas inteligentes vivem se desafiando, não gostam de ser estáticas, mas sempre promovem um aprimoramento. A inteligência contribui para mudança em três áreas: na nossa própria história, na história familiar e na área vocacional. Os inteligentes, raciocinando de forma correta, são como lançadores de mísseis, que demolem toda muralha petrificada que está levantada contra o conhecimento de Deus.

Na parte final deste estudo, vamos aprender sobre a sabedoria.

 

Esclarecendo Sabedoria

Em hebraico, sabedoria é chochma, a arte da criatividade. Estimular a nossa inteligência e fazer nascer as criatividades é um tipo de Sabedoria. Na verdade, precisamos dessa criatividade para tudo. Precisamos dessa criatividade para nossa casa, pois nossa família precisa além do Princípio Bíblico de sacerdotes criativos, que levantem a autoestima da família e deem segurança maior aos filhos. Como também no trabalho, trabalham em ambientes sem criatividade e mostram ineficiência administrativa. Precisamos criar situações que tragam maior conforto e bem-estar ambiental; isso é sabedoria. E, no quesito espiritual, às vezes temos na nossa Igreja pessoas tão criativas, mas que não têm seus dons e talentos aproveitados, porque outros não dão oportunidades nem treinam e capacitam esses talentos.

Quando treinamos a sabedoria, tornamo-nos amigos do êxito. Não estou falando da sabedoria popular nem a inata, estou me referindo ao treinamento intensivo de valores, onde a ética, a moral e a vida comprometida com Deus e o próximo estão acima de qualquer conceito. É a sabedoria para falar, sabedoria para fazer, sabedoria para ensinar, sabedoria para aprender, é a escola da vida com treinos específicos onde um menor estará de contínuo nos treinando em cada área específica. Precisamos ser mentoreados em diversos canais da nossa vida, pois teremos muitos desafios no cotidiano que precisam de instrutores para nos levar a níveis mais altos.

A sabedoria também é a arte de discernir tempos, épocas e estações. Talvez você diga que já sabia disso, eu até gostaria que soubéssemos mesmo, pois quando nós sabemos algo e não praticamos, Jesus nos chama de néscios, pois conhecemos a verdade e a ignoramos. A sabedoria está relacionada ao entendimento aberto, mente ampliada ou mente aberta para aprender. Os sábios aprendem com coisas pequenas e coisas relevantes. Às vezes, achamos que somente nas coisas que nos impactam estamos sendo ministrados e desafiados, quando, na verdade, o entendimento aberto está se relacionando e interagindo com todo ecossistema, e seremos contemporâneos das verdades que o Eterno colocou diante de nós para desfrutarmos.

Conclusão

A geração de homens de êxito chegou com essa responsabilidade empunhada nas mãos, e dificilmente seremos uma geração devedora desse êxito extraordinário. Como, também, dificilmente encontraremos homens dotados de Inteligência e Sabedoria fora do princípio estabelecido por Deus. Nem eu, nem você encontraremos neste século líderes cheios de êxito e conquistas que não tenham buscado esse legado de Inteligência e Sabedoria, mas podemos afirmar que veremos uma geração se esforçando para isso.

O nosso discurso precisa ser melhorado, e nossa forma de afirmar as questões da vida precisa ser repensada, pois não somos seres comuns. Apesar da carência do século estar relacionada com faltosos de sabedoria, nós temos uma geração se esforçando para ser sábia. Como resultado final, vamos reverter esse decreto acima, que dificilmente encontraremos homens inteligentes e sábios, porque a tolice do século enfermou muitos que se esquivam e se proíbem de raciocinar e pensar; será uma moeda de restituição. Tomados por esse legado que nos foi imposto, uma geração que tem o coração do Pai e pastoreia, apascentará com Inteligência e Sabedoria.

Se entendermos que somos pagadores de dívida, com certeza faremos nosso esforço para tornar a vida mais dinâmica, mais criativa e cheia da perspectiva da Palavra de Deus em plena profusão no nosso caráter. Não seremos líderes nesse diferencial, onde nos proibimos pensar, ampliar raciocínio e termos a criatividade como aliada da nossa vida. Seremos uma geração restituída e com a responsabilidade de Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar. Indivíduos com as características de um homem aprovado em toda boa obra para desenvolver a chamada que nos foi proposta. Seremos reconhecidos como Geração do Êxito, pois abraçaremos a Sabedoria e a Inteligência como presente do Eterno liberado às nossas vidas.

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2