Para os 12

Texto: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” (Tiago 1:22-25)

Verdade Central: A Bíblia nos adverte que devemos ser cumpridores da Palavra de Deus. Isso implica em toda a nossa forma de viver, ou seja, não tem como viver uma vida na Igreja e outra fora dela.“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.” (I Pedro 1:15)

Introdução: Somos chamados para viver a vida de Deus. O nosso Deus é um Deus excelente em tudo o que faz e uma das missões que confiou a nós é a de cuidarmos da Sua Igreja.

Enquanto Igreja, temos a responsabilidade de exercer nossa liderança pautados nos princípios da Palavra, que diz que não devemos nos enganar no que é concernente ao Evangelho e aos cuidados que devemos ter com o Reino e com as vidas que estão sob nosso cajado.

Não podemos deixar cair a qualidade nas Células, nos 12 e nos Encontros. Faz-se necessário observar os padrões a serem seguidos e o nível de qualidade exigido. Deus quer que colhamos os frutos do nosso investimento e, para isso, é necessário disposição para realizar um trabalho de êxito.

1. Estilo de vida

Cumprir a Palavra de Deus não é um acidente, mas um estilo de vida. Somos um celeiro fértil e não podemos viver comprometidos com nada fora da Palavra. Por isso, a maneira como você ensina faz toda a diferença. A Bíblia diz que aquele que ensina deve fazê-lo com dedicação e não de qualquer jeito. “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino...” (Romanos 12:7)

Tudo o que declaramos precisa estar impresso em nosso caráter. Seus discípulos precisam ver em sua vida aquilo que é ministrado. Precisamos ter uma só linguagem, ser comprometidos em tudo, no viver, no ministrar, no falar, no ensinar.“...sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” (I Timóteo 4:12)

2. Estratégias de conquista

A Bíblia tem todas as estratégias de conquistas que precisamos para viver com excelência os padrões do Reino de Deus, inclusive nos ensina a vencer as perseguições, tentações, provações. Quantos líderes sofrem, enfrentam lutas interiores e exteriores e não vencem, porque não vivem a Palavra.

O que precisamos fazer nas horas difíceis é usar as ferramentas que Deus já nos entregou e estão contidas na Palavra. Porque a verdade é que quanto mais líder você for, mais vidas você conquistará. E como líder, não tenha medo de formar outros apesar das batalhas que você tem de enfrentar.

Seja como Josué que ao ouvir do Senhor palavras de ânimo nunca mais foi o mesmo, pelo contrário enxugou as lágrimas e cumpriu a missão que lhe estava sendo proposta. “Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria”. (Josué 1:6)

Não permita que nada na sua vida seja mais forte do que viver para cumprir a Palavra de Deus. Ensine essa verdade para os seus discípulos, faça com que eles tenham prazer em ler a Bíblia, meditar na Palavra e cumprir os princípios estabelecidos por Deus.

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Josué 1:8)

Essa atitude, além de gerar unidade entre vocês, fará com que todos trabalhem por um só objetivo de conquista. O resultado será um êxito que não poderá ser medido, porque unidos somos muito fortes. Muito mais forte é o Calvário que nos une do que as diferenças que nos dividem. Isso precisa ser uma verdade vivida no meio do povo de Deus.

O líder e o discípulo não podem e não devem ter uma linguagem distorcida, diferente do que a Bíblia tem como verdade. A Palavra de Deus não pode ser comprometida com nada que não seja ela mesma. Não ensine diferente da que você tem aprendido e ouvido. A Bíblia não precisa de invencionices. Que a sua conversa no diaadia seja 100% o Reino de Deus, a Palavra de Deus.

Jamais deixe de cumprir a Palavra de Deus. Não se deixe enganar pelas sutilezas do inimigo. Sua linguagem e seu discurso não devem ser misturados. Reavalie sua liderança e viva de forma a cada dia ser um líder melhor, um discípulo melhor.

Ensine os discípulos a viverem a Palavra e a fazerem dela não uma experiência momentânea, mas um estilo de vida, uma estratégia poderosa do Céu para abençoar vidas aqui na Terra.

 

 

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2