Para os 12

Texto: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (II Crônicas 7:14)

Verdade Central: A chamada é para um povo, não é para qualquer pessoa. A promessa também é para um povo. Esse povo tem um nome e uma identidade: são os filhos do Deus de Abraão, Isaque e Israel. Temos uma identidade de fé, aliança e ação.

Introdução: Por causa do povo que ora, clama e se arrepende, Deus sarará a Nação. Deus abençoa a Nação a partir dos justos, e você é canal de Deus para a Nação ser abençoada.

Nessa cumplicidade, o povo que já possui esse entendimento e chama pelo Nome do Senhor, precisa cumprir alguns passos: se humilhar e orar (como vimos na semana passada), buscar a face de Deus e converter-se. Só assim, virá o milagre de uma terra sarada.

3. Buscar a face de Deus

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face...” (II Crônicas 7:14)

No livro do profeta Oséias, vemos o Senhor nos fazendo uma chamada de conhecê-lO e prosseguirmos em conhecê-lO ainda mais. “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Oséias 6:3)

Deus já conhece você. Agora, você precisa conhecê-lO, desenvolver intimidade com Ele, ter experiências sobrenaturais com o Senhor. Quando você abrir sua boca, a palavra profética será liberada e geografias serão transformadas. A intimidade com o Senhor nos faz ter uma vida cheia da vida de Deus e, dessa forma, outras pessoas também experimentam essa vida maravilhosa. Através da sua vida, outras vidas são tocadas, porque você conhece o Senhor.

Quem tem intimidade com o Senhor sempre tem uma palavra de vida para liberar para outras pessoas. Quem tem intimidade com Senhor atrai as vidas, porque elas se aproximam para pedir conselho, pedir oração. Quem tem intimidade com o Senhor provoca mudança na geografia que está plantado, e a atmosfera se transforma em céus de honra e glória.

Para isso, você precisa aprender o que significa buscar a face do Senhor, que é ter o direito de se olhar no espelho para receber a revelação de quem você é. Em I Samuel 2:30 o Senhor diz que andaremos face a face com Ele e diante dEle. É uma revelação de essência; perdemos o direito de fazer o que pensamos para exercitar o que o princípio exige.

Muita gente está distraída na chamada profética de conhecer a Deus e olhar na Sua face. Romanos 3:36, quando fala da riqueza de Deus, dos caminhos do Senhor, a pergunta chave é: Quem conheceu a Sua mente para se tornar Seu conselheiro?

Buscar a face de Deus não significa ver a Deus, pois ninguém viu a Deus face a face (Êxodo 33:11-20). Buscar a face do Senhor é estabelecer princípios e só trilha esse caminho quem tem o caráter submetido a Ele.

4. Converter-se

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos...” (II Crônicas 7:14)

Você tem uma área difícil na sua vida? Você tem um caminho que precisa ser mudado? Todas as áreas difíceis da sua vida precisam passar por conversão, transformação, reforma. Todos os maus caminhos precisam ser abandonados, deixados. Assim, você será liberto de tal maneira que todos que caminham ao seu lado perceberão sua mudança e procurarão saber o que aconteceu.

Quando você segue o processo de se humilhar, orar e buscar a face do Senhor, é impossível não se converter dos seus maus caminhos, porque o Senhor mesmo lhe mostrará o que precisa ser mudado. Converter-se dos maus caminhos é sinônimo de libertação e todo aquele que é liberto é um reformista, é um libertador.

Falando um pouco sobre conversão... Que caminho é esse que o Senhor está indicando? Claro que não é o caminho corrupto. O pecado é uma corrupção espiritual.

Quando alguém peca, está, literalmente negociando o princípio, negociando com alguém aquilo que não é nosso. Após a conversão, o pecado não deve mais nos governar (Romanos 6:14). Então, quando entramos na veia do pecado, estamos negociando com o inimigo de Deus aquilo que não era mais nosso, que está nas mãos do inimigo e que já foi comprado na Cruz do Calvário. Acessar esse caminho de voltar é se tornar um corrupto espiritual. 

O inimigo sempre ganhará vantagens, porque as pessoas sempre abrem rotas diferentes para viverem seu próprio modelo e acabam ferindo o princípio sagrado. É difícil encontrar uma pessoa que tenha coração sincero, vida aprovada e que esboce desejo de mudança. Mas nós as encontramos. Esta é a convocação de Deus: Saiamos das rotas suspeitas e endirei­temos as nossas veredas para que encontremo-nos com o caminho da Reforma. Afinal, não se reforma a Nação sem transformar pessoas.

5. Receber o milagre

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos,então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (II Crônicas 7:14)

Deus está com seus ouvidos atentos ao Seu povo. Ele está esperando que o Seu povo se humilhe, ore, busque Sua face e se converta. Só, então, Ele ouvirá e derramará milagres. Ele vai sarar a geografia da alma, das famílias, das cidades, da Nação.

Deus não trabalha com povo estranho. Ele não libera milagres onde não é celebrado.

O contexto pode ser de crise, de seca, de morte, de desesperança. Mas há uma chamada e uma promessa: Povo Meu, povo que chama pelo Meu Nome, se humilhe, ore, busque a Minha face e se converta dos seus maus caminhos! Então, Eu ouvirei dos Céus, perdoarei seus pecados e sararei a sua terra.

Há uma unção na sua vida que precisa ser colocada em ação. Você é um agente de transformação. Você é a pessoa que Deus escolheu para reformar o seu território. Você é a escolha de Deus, é povo de Deus!

Porém, existe uma geografia interior que você sabe que precisa ser curada. Quando você se hu­milhar, e orar, e buscar a face do Senhor, e se converter do seu mau caminho, haverá uma cu­ra tão estupefata que todos verão o novo de Deus e a Reforma que o Senhor fez. Todos ao redor podem ter uma geografia doente, mas você será um paradigma, a solução da sua geografia, a Reforma que todos estão es­perando.

Este é o Ano da Reforma, e a Reforma é uma convocação para curar a nossa geografia. E a promessa de Deus é para curar sua vida, sua casa, sua cidade, sua Nação. Primeiro, você é alcançado. Se Deus o alcançar, tudo ao seu redor também será alcançado. Se Deus o alcançar, a sua geografia será mudada e você se levantará como um reformista. As geografias individuais libertas, curadas, transformadas e restauradas se unirão e teremos a geografia maior, a nossa Nação, também sarada.

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2