Para os 12

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo." (Efésios 4:11,12)

Verdade Central: A ressurreição dos ministérios traz para a Igreja uma nova dimensão administrativa dos dons e ministérios e a esperança para que o Corpo de Cristo gerencie esses dons e ministérios com maturidade. Isso faz nascer uma Geração Apostólica.

Introdução: Alguns advogam que atualmente não existem os cinco ministérios descritos em Efésios 4:11. "E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres."

Porém, a Bíblia é clara quando diz que Deus estabeleceu os ministérios, "querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo..." (Efésios 4:12). Devemos compreender que Deus quer: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres para comporem o Corpo de Cristo e edificarem a Igreja de forma mais eficaz.

Através de algumas perguntas que estão testando seu conhecimento, você tem aprendido a base bíblica do ministério apostólico. Assim, como líder em uma Geração Apostólica, estará preparado para responder a outros sobre este assunto tão relevante.

8. Quais princípios os Apóstolos da nova geração precisam preservar?

Vamos enumerar princípios estudados na vida dos Apóstolos neo-testamentários, pois eles cravaram na história esses testemunhos. Não eram expostos a escândalos e trabalhavam com transparência em sua função apostolar. Esses princípios vividos se tornaram o padrão ético, moral e espiritual para a Igreja de Jesus. Se encontrarmos líderes com essas qualidades, dificilmente o Corpo de Cristo adoecerá.

8.1 O testemunho de Cristo

O testemunho de Cristo fala de ter a vida de Cristo visível. "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gl 2:20). Não podemos ser líderes sem levar MARCAS; e uma das marcas é exatamente a vida de Jesus em nós.

As pessoas nos seguem não é por causa do discurso; o discurso ajuda, o testemunho consolida. Os Apóstolos precisam viver a vida de Jesus. Eles são responsáveis por levantar uma Geração Apostólica. Essa geração responde à doutrina de Jesus com propriedade, pois a legitimidade do Apóstolo Maior é o respaldo para uma geração diferente fazer diferença.

8.2 O testemunho da comunidade

O testemunho da comunidade é imprescindível. O Apóstolo precisa ser aprovado pela família física e espiritual para levantar um povo apostólico. O que mais nos impressiona em um líder é o nível da família. Tenho profundo amor pelos meus filhos e por minha amada esposa. Muitas vezes já chorei aos pés do Senhor agradecendo a Deus por minha família.

Tenho ensinado aos discípulos e à Igreja de Jesus que se você ganhar o mundo todo e perder a sua família, a sua conquista está endividada. "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." (I Tm 5:8). Essas palavras de Paulo a Timóteo são muito duras, mas verdadeiras, porque expressam o cuidado que o líder deve ter com sua família.

O que marca a história de um líder aprovado pelo testemunho da comunidade é o discurso de Josué: "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." (Js 24:15)

Descobri como rhema, neste tempo apostólico, que, quando não temos o bom testemunho familiar, isso como povo apostólico, como Igreja Apostólica, fica uma lacuna de descrédito sobre nós, o que não deve acontecer. Davi disse: pela aliança tenho direito à restauração da minha casa, caso contrário, meu ministério não tem respaldo. "Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar." (I Sm 23:5). Ainda que não tenha brotado, precisamos crer que irá brotar.

A cultura da época não favorecia que os líderes levassem a esposa devido às questões de falta de estrutura para enfrentarem clima, transporte e condições sociais. Também o poder político-religioso era por demais malvado, punitivo e tinha uma frente muito perseguidora da família.

Eles preservavam a família nos discursos, nas visitas, para que seus descendentes não fossem dizimados, pois uma das vinganças era extermínio dos descendentes. Veja que Elias, o homem que deixa o legado da restauração familiar, não cita a sua família, e um dos motivos é a perseguição familiar. "Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição." (Ml 4:5,6)

 

8.3 O testemunho da piedade

Essa piedade não é o testemunho pietista, de se prostrar, orar, adorar, ir ao Templo, funcionar no Reino, tudo isso é demasiadamente importante, mas o que estamos vendo é a ação de socorro, ter um ministério de socorro. O líder que não tem os olhos atentos para essa verdade está faltoso no cumprimento da chamada.

A ação social não é dever do Governo, é uma chamada para os sacerdotes do Senhor. Se a Igreja cuidar da sua geografia e seus líderes forem adequadamente doutrinados, teremos uma sociedade calçada, um povo alimentado e com moradia, trabalhadores com salário decente para sobreviver com dignidade.

O Apóstolo Maior, Jesus, possuía um sentimento chamado piedade, sentimento de humanidade, de compaixão. Ele percebia as necessidades da humanidade e socorria cada uma delas. Ainda nos dias de hoje, dar pão ao faminto, dar roupa ao que está nu, visitar os encarcerados, levar cura aos enfermos, assistir ao pobre, à viúva, ao órfão, ao estrangeiro, ao jornaleiro – o que ganha um salário desonesto – é também a chamada da Igreja. Precisamos preparar-nos para o socorro.

Precisamos fazer esse trabalho não com a nossa técnica, nem com o nosso desejo, mas pelo princípio que o Senhor pediu que guardássemos: o de tomarmos essas causas. A Geração Apostólica levará essa marca.

"Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles.
Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais." (Rm 15:26,27)

"Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às Igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar." (ICo16:1,2)

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2