Para os 12

Texto:“Sede santos, porque Eu sou Santo.” (I Pedro 1:16)

Verdade Central:Santidade deve ser o desejo de todo aquele que nasceu de novo. Esta é a nossa vocação: a santidade, sem a qual ninguém verá a Deus (Hebreus 12:14). Um povo santo deve gerar uma Nação Santa.

Introdução:Diante de tantos desafios e esforços naturais que não funcionam, numa época em que as clínicas de autoajuda estão ampliando suas tendas para tentar minimizar a problemática de tantos doentes sociais e muito se gasta para encontrar soluções para um caráter tratado e curado socialmente, vemos que só nos resta uma saída: “Sede santos, porque Eu sou Santo.” (I Pedro 1:16). A santidade é o nosso legado!

Povo santo e Nação Santa são os endereços que a Bíblia traz para que o líder não erre a rota que o Senhor está indicando para gerarmos um povo e, consequentemente, uma Nação. Não é muito fácil, porém não é impossível, pois o Senhor não nos entregaria uma meta para que nós errássemos e Ele mesmo nos punisse por isso. Se Ele disse que é possível ser santo assim como Ele é, assim será. Não podemos transgredir os decretos que são santos para um povo que tem a essência da vida do Autor dessa chamada extremamente profética.

Nos estudos passados, vimos que uma Nação Santa é gerada por um povo que já tem esse perfil, que conhece a Palavra e tem a visão correta de quem é Deus (I Pedro 2:9,10). Vimos também que é necessário demonstrar a santidade através da vida pessoal, cada filho de Deus sendo santo na linguagem e no comportamento e que é possível gerar uma Nação Santa através do coletivo, da atuação na comunidade.

Neste estudo final, veremos que uma Nação Santa deve ser gerada também através da Política.

4. Gerando uma Nação Santa através da Política

A política é bíblica, Deus é o Autor dos reis e dos reinos, e a liderança e hierarquias são ideia do Pai (Gênesis 17:2-6).

Ele gosta de ver as coisas andando em funcionamento, por isso estabeleceu rei e reinos. É Ele quem levanta e exalta, é Ele quem abate aqueles que saem da Sua rota santa. Eu consigo ver um projeto político extremamente santo. O Reino é monárquico, tem Rei, tem Líder (Senhor), o Potentado das nações é o Todo-Poderoso.

O inimigo sujou a ideia da política santa, infiltrando a mente do erro, onde nasceram os filhos da ira, ou seja, ideias do inferno, para macular a santidade e o projeto sagrado (Efésios 2:1-3).

A nossa geração tem um papel fundamental: restaurar essa parte santa (política bíblica) que foi extraviada. O inimigo ganhou oportunidade, pois enfraquecemos na proposta sagrada. Hoje estamos sem nenhum temor (distantes da santidade) apoiando os profanos que mentem, enganam, distorcem, defraudam, corrompem, tiram o direito do trabalhador, não olham para a causa da viúva, do estrangeiro (decente), do órfão, do pobre e do necessitado.

É hora de uma tomada de posição, pois somos fruto da semente que plantamos. Nossa orientação é para que a erva daninha seja removida. Devemos trazer de volta a árvore boa, que tem e que dá bom fruto. Vemos na vida de Samuel esse grande exemplo: ele foi o grande restaurador e reformista da política santa, destronando Saul e impetrando Davi. Creio que essa é a nossa função. Vamos entrar nesse nível e tomarmos o que é de direito da Igreja, dos santos do Messias.

Gerar uma Nação Santa não nos dá o direito de sermos passivos. Pelo contrário, a nossa santidade está na justiça de um povo, o qual resgatará a honra da sua gente e restaurará a moral de uma nação. Gerar uma Nação Santa significa que pagaremos o preço, sem perder a ética e a moral, e com seriedade e visão de conquista, devolveremos ao nosso povo tudo que fora sonhado: a dignidade. Você e eu somos partícipes dessa tremenda mudança.

Conclusão

Deus quer que esta sociedade esteja cem por cento aos Seus pés, para que ele possa operar os milagres que estão destinados a nós. Sabemos que muitos são canais fechados para Deus e que Ele não Se agrada do opróbrio do Seu povo. Deus quer restaurar a nossa Nação, através do Seu povo, através da minha vida pessoal, através da vida na comunidade, sem esquecermos que fazemos parte de uma sociedade.

Quando pecamos individualmente, o Senhor nos disciplina como indivíduo; quando pecamos em família, vem a maldição hereditária; quando pecamos como sociedade, cidade, Estado, Nação, somos punidos com catástrofes. A forma de anular essas maldições é um homem de Deus, um povo diferente, uma comunidade santa tomar o lugar do outro em intercessão e manter o nível de santidade, que é a fórmula de agradar a Deus. Deus é Santo em toda a Sua essência, e podemos macular a sua santidade com as atitudes foragidas da Sua proposta, andando por caminhos que não são aprovados.

A base do Trono, que é justiça e verdade, e toda a SANTIDADE são mantidas em guerra. Vemos que os Serafins, em Isaías 6, estão honrando o Senhor, um voando frontalmente ao outro, dizendo sem parar: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a Terra está cheia da sua glória.” (Isaías 6:3). A curiosidade é que eles se referem à santidade e à guerra. Até no Trono de Deus quem comanda a santidade é o Senhor dos Exércitos. Isso significa que teremos uma guerra diária, em todas as áreas da nossa vida, para mantermos o padrão da santidade. Deus estará sempre nos ensinando como devemos agir para que a santidade não caia o nível.

Gerar uma Nação Santa é exatamente o que nós precisamos para que o propósito de Deus se cumpra na nossa vida. A palavra profética nos ensina que precisamos liberar essa unção, crédulos de que as novidades de Deus nos atingirão, crédulos de que o Senhor nos estimulará e que estaremos debaixo dessa luz maravilhosa, onde não há confusão nem trevas, vamos padronizar essa Nação para que tenhamos na nossa geração dias tranquilos e sossegados. Você é responsável por isso no individual. Somos responsáveis por isso no coletivo.

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2