Para os 12

Texto: “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (I Coríntios 15:57,58)

Verdade Central: A chamada de Deus para os Seus filhos é para caminhar em vitória. Isso não significa caminhar sem lutas. Mas, significa que, diante das adversidades, o Senhor irá à nossa frente e nos concederá a vitória contra o inimigo das nossas almas.

Introdução: Quando enfrentamos adversidades, precisamos tomar cuidado para não nos envolvermos em armadilhas. Por isso, devemos treinar a fé e vigiar o tempo todo, porque o diabo sempre está procurando uma chance para nos atingir e nos flechar e, dessa forma, impedir-nos de caminhar em vitória.

É impressionante como, em determinadas situações nas quais o líder deveria vigiar e seguir rigorosamente os comandos de Deus para obter a vitória, o diabo vem e flecha a alma de alguns com sentimentos contrários aos ensinamentos do Messias. Os que trilham por esses caminhos obscuros caem em derrota, mas os que utilizam as armas corretas trilharão o caminho da vitória.

1. Sentimentos que levam à derrota

1.1 Desânimo

A falta de ânimo e o desânimo diante das dificuldades têm freado muitos líderes e feito com que pensem que não conseguirão ir até o fim. Mas, isso não é verdade. O ânimo do filho de Deus vem do Senhor. É Ele quem dá o escape para todas as situações.

1.2 Incredulidade

Incredulidade é falta de fé, é desconfiar do poder de Deus, pensar que Ele não está à frente da batalha. A incredulidade é uma rota muito perigosa na vida do líder, pois sem fé é impossível agradar a Deus.

1.3 Presunção

A pessoa presunçosa é orgulhosa, pensa que sabe tudo, por isso nunca se abre para aprender. Essa é uma característica que o líder não deve ter jamais. A Bíblia diz que o orgulho foi um sentimento que permeou o coração de Lúcifer e o fez ser expulso do Céu.

1.4 Empáfia

A empáfia é um sentimento de altivez, é não conseguir se humilhar na hora em que deve, por se sentir superior.

1.5 Indiferença

O líder indiferente é desinteressado pelos problemas, dificuldades que os outros enfrentam. É agir com desdém, desprezo e insensibilidade. É olhar para as pessoas como se fossem menores quando, na verdade, não são.

Muito cuidado. Enquanto líder, você precisa vigiar. A Bíblia diz que, quando se está em pé, é necessário vigiar para não cair (I Coríntios 10:12). O alvo mais visado pelo diabo é o líder. Por isso, vigiar e orar é imprescindível para sua liderança.

É, também, de suma importância que o líder zele pela comunicação entre discipulador e discípulo, pois Satanás sabe a importância da comunicação e cuida para que ela chegue ao receptor de maneira errada.

A comunicação com palavra ungida, palavra de vida, é necessária para a conquista de todas as áreas, inclusive a celular. Cuidado com o que você fala e ouve. Esteja atento! Deus nos chamou para flechar o diabo e não para sermos flechados ou flechar outros. Portanto, mantenha-se atento às armas que lhe darão a vitória.

2. Atitudes que conduzem à vitória

2.1 Ser vigilante

Jesus foi muito claro em relação à vigilância. Ele disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação.” (Mt 26:41). Devemos estar atentos, vigilantes dia e noite, para não cairmos nas ciladas do inimigo.

A palavra cilada significa escândalo que, no original grego, quer dizer buraco com flechas pontiagudas, onde a pessoa desatenta cai e, se não morre, fica ferida. É como se fossem as minas de guerra, onde a vítima pisa e tem que ficar parada porque, se tirar o pé, a mina explode e a pessoa morre, caso não haja quem a socorra.

2.2 Estar sob cobertura

Precisamos de um escudo e de um Escudeiro, Jesus, para tomar nossa causa. Devemos trazer no nosso espírito a consciência profunda de que somos líderes e estamos debaixo de liderança. E, se não queremos ser flechados, precisamos estar protegidos, debaixo de segurança através de uma cobertura.

Para ser um grande líder, é preciso estar debaixo de cobertura. Seja um líder obediente e submisso e, assim, você terá discípulos também obedientes e submissos.

2.3 Ter fé

O Senhor disse: “Sobre tudo tome o escudo da fé, com o qual você poderá apagar os dardos (as flechadas) do inimigo.” (Ef 6:16). É pela fé que o líder vence o inimigo e obtém a vitória.

O líder precisa ter um coração cheio de fé para ensinar seus discípulos a caminharem pela fé, pois eles precisam saber que sem fé é impossível agradar a Deus, e o estilo de vida deles deve estar respaldado nessa verdade.

2.4 Ser santo

Deus quer que cada um de Seus filhos seja um exemplo de santidade. Dessa forma, todos conhecerão o Nome do Senhor Deus, o Todo-Poderoso. Seja exatamente o que o Pai quer que você seja: SANTO. Seja um exemplo para os fiéis e para aqueles que precisam ter um encontro genuíno com Jesus. Esteja vigilante em relação à sua vida e em relação ao inimigo. Lembre-se de que a melhor arma contra os dardos de Satanás é viver em santidade.

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2