Ministrações
Congresso de Honra 2016
Home Fotos Vídeos Ministrações Ao Vivo

A Reforma no Discipulado

10 de Março de 2016

Quando o Espírito Santo nos toca, não somos mais os mesmos. Ele nos enche das surpresas de Deus e passamos a compreender que temos uma missão, a missão

de nos envolvermos na Palavra e mergulharmos neste tempo de indicação por princípio espiritual. Não nos movemos pelo que queremos, mas de acordo com a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável. Assim avançamos na nossa vida espiritual, acreditando na missão do Reino e no avivamento para o qual Deus

nos escolheu.

Paulo disse que não tinha a sua vida por preciosa, contanto que cumprisse a sua carreira, e o ministério que recebera. “Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” (Atos 20:24)

Todos os Apóstolos eram arautos de uma grande chamada, de um grande mover e de um grande avivamento. Eles eram consumidos pela chamada. Então, se você é partícipe de um avivamento, de uma chamada de Deus que arde no seu ser, há uma química divina dentro de você que foi acendida pelo Calvário e pela ressurreição que faz com que você entenda qual a missão que você tem: mudar e transformar as geografias.

Igreja de Discipulado

O MIR é uma Igreja de Discipulado. Semanalmente, reunimos as Células e os 12 para um tempo de Discipulado. Necessitamos aprender mais de Deus a cada dia e não podemos jamais pensar que já estamos formados e já sabemos tudo. Mas, ainda assim, há aqueles que não comparecem às reuniões, porque não querem. Já se sentem formados, já se sentem líderes, e eu fico pensando se essa resposta disfuncional não vem da mesma raiz dos fariseus, que diziam que eram, mas não eram.

Temos aprendido com Jesus, no texto de Mateus 9:10-13, que não podemos deixar que a religiosidade reine nas nossas vidas, tornando-nos nocivos e manipuladores da fé. Ser manipulador da fé é viver uma vida como se tivesse em linha com o Espírito Santo e com Deus, mas, na verdade, vive na hipocrisia. São

inventores de modismos, que criam culturas e costumes particulares.

Utilizar a fé e a vocação para colocar as ovelhas em cabresto é pecado. Ovelha não nasceu para viver em cabresto; ela morre. Ovelha não nasceu para ter coleira; ela morre. Ovelha é o único animal que nasceu para ser regido por um cajado. Por isso, o Salmo 23:4 declara: “... a tua vara e o teu cajado me consolam.”

Ovelha é uma particularidade no mundo animal. É o animal herbívoro mais sensível que existe na Terra. Na grade do DNA, o cromossomo regente da ovelha é o cromossomo 12. O que observamos é que o homem tem na grade do seu DNA a regência do cromossomo12. Então, nós temos uma missão, uma característica de ovelha.

A ovelha não é insubmissa, ela raciocina como ovelha. Tudo que a ovelha quer e o que ela mais precisa é de um Pastor. Ovelha não se autopastoreia, não se autoprotege, não se autoguarda. Uma ovelha, independente do título que recebe e da idade que tem, nunca deixará de ser ovelha.

A obra da Cruz

Não devemos esquecer o lugar onde fomos libertos, curados, discipulados, formados, desatados, ensinados, restaurados, cheios do Espírito Santo, transformados em líderes, desatados como homens e mulheres

de Deus. E eu considero o MIR um útero desatador de milagres. Por isso, se eu observar algum dos meus filhos doente espiritualmente, orgulhoso, sentindo-se superior aos outros, eu irei repreendê-lo, porque está fora da doutrina. Quem quer ser o primeiro, aprenda a ser último; quem quiser subir, aprenda a descer.

O ensinamento bíblico é de que devemos considerar o nosso irmão superior a nós mesmos. Nosso modelo é Yeshua! Ninguém foi mais líder que Yeshua e ninguém foi mais humilde do que Ele. Mesmo diante de tanta honra que recebeu na Sua direção por Deus, ainda assim manteve a sua humildade. Humilhou-se

até a Cruz para ter direito à ressureição.

Yeshua poderia ter dito ao Pai que viria à Terra debaixo de um impressionismo, fazendo shows de milagres, criando espetáculos, etc. Mas Ele se submeteu a fazer

a rota da Cruz, porque quem não conhece a rota da Cruz não experimenta a ressurreição. Só tem direito a ser ressuscitado quem passou pela Cruz. Ninguém

é plenamente ressuscitado sem passar pela Cruz. Você pode pensar: Mas, e a guerra, a luta e a dificuldade que eu estou enfrentando? Pois é! Isso é Cruz. O texto de I Coríntios 1:18 diz que a palavra Cruz é loucura para quem não conhece a Deus, mas para quem é salvo, é poder de Deus. Quem passa pela Cruz,

experimenta o sobrenatural de Deus e passa o resto da vida celebrando e glorificando o nome dEle.

Passaremos por uma transformação verdadeira. Nada foi mais tenebroso do que a Cruz. Um dia, eu estava orando e pedindo a Deus que me explicasse o mistério da Cruz, por que a Cruz. Então, entendi que no dia em que Deus estava criando as todas as sementes da Terra (Gênesis 1:12), Ele pegou uma, olhou, e, com certeza, viu que um dia aquela semente se transformaria na Cruz. E através daquela semente, toda a humanidade seria salva, porque na Cruz Jesus bradaria que estava tudo pronto. Ele venceria a carne, o diabo, a morte e o inferno, e, assim como Ele venceu, todos aqueles que O recebessem também venceriam.

Como poderíamos imaginar que uma semente se tornaria uma Cruz e que nela estaria o projeto da humanidade! Sim, porque a morte de Jesus foi a semente enviada por Deus para salvar toda a humanidade. A Cruz foi o projeto para sermos resgatados.

Reformando o Discipulado

Mateus 28 é um compêndio para o discipulado e para a missão do discipulado. Jesus, quando instituiu o discipulado, não inventou nada, trouxe o projeto extremamente pronto, porque o discipulado só poderia acontecer pós-Cruz e pós-Redenção. As Igrejas não cresceram, não mudaram e não impactaram antes da Cruz e antes da ressurreição.

O discipulado foi instituído e mostrado em toda a sua potência, após a Cruz. Durante o tempo que Jesus esteve na Terra, não houve crescimento, mas após a

Cruz, a potência do discipulado foi mostrada. “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulosde todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:18-20)

Se o nosso século não fechou ainda, ou até que os dias do século se fechem para Yeshua, o Senhor está no nosso meio. Yeshua está entre nós e é autoridade sobre a nossa vida. Nós nos reunimos em torno dEle e do nome dEle. É por causa desse nome e dessa autoridade que somos libertos, curados e cheios do poder do Espírito Santo para guardar todas as coisas que Ele tem ensinado. A promessa

é de que Ele estará conosco todos os dias até que tudo seja consumado. Esse é o Deus que servimos e que nos chamou que para guardar todas as coisas que Ele

tem nos ensinado.

Tudo na vida passa por Reforma

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” (Filipenses 1:6)

O dia de Cristo Jesus chega à nossa vida quando nós O recebemos como Salvador. Daí para frente, é só vitória e vitória, não obstante às guerras. Ele mesmo, o nosso Senhor, há de completar a obra que começou nas nossas vidas e estabelecer, de degrau em degrau, e de fé em fé, a Sua completude. “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” (Filipenses 1:6)

A carta de Filipenses é uma doutrina para pontuar o discipulado em nós. Seremos aperfeiçoados à medida que nos abrirmos para a Reforma. Tudo na vida

necessita de reforma. Tudo na vida necessita de mudança. O mundo clama para sermos reformados.

O texto de Romanos 8:22,23 diz que a natureza clama pelo dia da Redenção. “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.”

Então, o discipulado precisa de uma Reforma. Estamos com discipuladores viciados, orgulhosos, não esquecendo os que são maravilhosos, humildes e fáceis

de lidar. Mas encontramos líderes que são empedernidos, não se permitem ser tocados, não querem ser ajudados, fogem de receber mudança e querem

liderar sobre outros. Como isso é possível se não se abrem ao mover de Deus?

Jesus passou pela vida de muitos, mas só transformou a vida dos que foram interessados. É verdade que muitos não concordam com tudo o que o líder fala, mas se o líder é um homem de Deus, precisam reconhecer que quando ele abre a boca sai uma palavra que muda destino.

Discipulado é um Milagre

Cada pessoa é livre para escolher a Igreja que deseja frequentar. O Pastor não amarra ou pega alguém pelo braço e o obriga a ir para a Igreja na qual ele ministra. É o Espírito Santo quem encaminha cada filho a um pai espiritual e eles se tornam cúmplices e ligados no mundo espiritual. Então, uma aliança pelo

poder do nome de Jesus é realizada.

Nós precisamos nos aliançar com Jesus e com os líderes que Ele colocou sobre nós. Sabendo que alguns não mudarão, porque não querem mudar. Contudo, no

que depender de nós, temos que ser abertos à Reforma que nos dá direito de experimentar o avivamento sobrenatural e passar por uma revolução para ter a vida completamente transformada por Deus.

Ser discipulador é uma dádiva. Ser discipulador é um milagre da Cruz. Não ganhamos nada para cuidar de vidas, atender as pessoas e ajudá-las, em Deus, a solucionar os problemas. Você não tem por que cuidar dos outros, quando não tem tempo de cuidar nem de você. Você só faz por amor. Tudo o que fazemos no discipulado é por amor a Deus e por respeito e honra ao que já recebemos através da vida do nosso discipulador.

Galardão – um presente por cuidar de vidas

O que um discipulador ganha por cuidar de vidas é galardão. Vidas são desatadas a partir da vida do líder, então temos que ser gratos a Deus que nos alcançou através de Yeshua e preparou líderes aqui na Terra para cuidarem das nossas vidas.

Afirmo que discipulado é um milagre, porque tenho experiência e sei que não são todos os que querem ser discipulados. Há pessoas que fazem parte da equipe

linha de frente, mas são indiscipuláveis. Também há os discípulos que são preguiçosos e indiferentes, e, para completar, ainda são ciumentos em relação aos que estão trabalhando para o Reino.

O material do Céu aqui na Terra se chama vidas, e todos que cuidam de vidas terão galardão. As árvores, as montanhas, a água, nada disso vai para o Céu, mas através da vida dos discipuladores, muitos irão para o Céu, porque serão desatados e se tornarão cidadãos dos Céus. A Bíblia diz que, ao chegarmos ao

Céu, daremos conta dos nossos frutos. E ouviremos do Senhor: “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu

senhor.” (Mateus 25:21)

Galardão é um direito para quem cuida de vidas. Todos que são heróis da fé têm direito a galardão. A Bíblia diz que os que creem em Deus devem se aproximar dEle, porque Ele é Galardoador de todos aqueles que O buscam. “... É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6)

Quando cremos em Jesus, andamos com Ele. Quando amamos o nosso líder, colamos nele para aprendermos mais da vida de Deus que ele tem para derramar sobre nós. Quem tem vontade de crescer deve andar colado no líder. Agora, como você diz que ama o seu líder e não o respeita, não participa das reuniões, tece comentários desagradáveis pelas costas dele e faz tantas coisas que você sabe que faz? É mister que aqueles que se movem pela galeria da fé, que dizem que amam a Deus e que creem em Deus, aproximem-se de Deus. Devemos nos aproximar de pessoas e de tudo que possa nos levar para mais perto de Deus.

Seu líder tem o prazer de discipular a sua vida, porque aceitou a missão que recebeu de Deus. Quem tem uma missão não tem medo de se mover. Creia que

Deus abençoará as obras das suas mãos. Você não precisa sair de onde está para ver a bênção acontecer. Você não precisa sair do seu trabalho para ser um

grande homem de Deus e um avivalista. Deus quer usar você onde você está. Essa é a sua chamada.

 

O poder da Palavra de Deus

A Palavra do Eterno diz que o nosso trabalho no Senhor não é vão. Então, quem está trabalhando para o Senhor não precisa se preocupar, pois o Senhor o

recompensará. Tenho a certeza de que o Senhor já concedeu a você, através de bênçãos e milagres, o que o seu trabalho não seria capaz de lhe proporcionar. Deus é assim: mantém as comportas abertas sobre os que trabalham para Ele. Deus é Maravilhoso! Não desista! Prepare-se, porque as comportas estão abertas para este tempo de Reforma.

Trabalhamos apenas com a Palavra de Deus, e essa Palavra não é uma Palavra comum, é Palavra revelada, poderosa para transformar completamente as vidas. Quem é cheio da Palavra de Deus, quando fala, as pessoas não o escutam por obrigação, mas por prazer.

 

Quem somos nós

Somos instrutores. Somos cuidadores. Somos libertadores. Somos curadores de vidas. Somos restauradores. Somos discipuladores. Somos mentores. Somos uma espécie de Moisés que arranca vidas do território de escravidão para trazê-las para o território da promessa.

O discipulado é uma ferramenta de restauração e uma proposta de Reforma. Quando as pessoas passam pelas nossas vidas, elas são mudadas, transformadas e reformadas. Claro que muitos só dão trabalho e não mudam, vão até embora. Mas somamos muito mais os que estão conosco e nos dão alegria.

Qual a ferramenta para a qual o discípulo se predispõe além da Palavra de Deus? A confiança. Quando você confia no líder, você honra o líder. Quando você confia no líder, você não esconde nada dele. Se você esconde pecado, se você esconde fraqueza ou qualquer outra situação, é porque você não confia nele. A Bíblia diz que quando confessamos os nossos pecados e dificuldades àqueles que são autoridade espiritual sobre nós, a luz vem. E quando a luz vem, o diabo perde (Tiago 5:14-16).

O pecado adoece o indivíduo. A desconfiança mata relacionamentos e destrói discipulado. Como podemos caminhar nos trilhos da desconfiança? Dessa forma, não chegaremos a lugar nenhum. E o mais triste é que alguns querem ajuda, querem compartilhar com o líder, que não tem ética e conta a confissão da ovelha ao primeiro que encontra.

Temos que saber proteger a vida dos nossos discípulos, porque muitos foram feridos. Então, todas as vezes que um discípulo compartilhar algo da vida dele com você e não participar ao seu cônjuge, seja discreto. Se contou para ambos, que ambos se calem; se contou apenas para um, que esse um emudeça.

A nossa linha deve ser a de amar o discipulado, amar o discípulo, porque amamos Yeshua! E porque nos amamos, somos capazes de amar outros. Assim, geraremos pessoas curadas para Deus e experimentaremos o maior aviamento da história. É chegado o tempo de avivamento! Bem-vindo ao discipulado de amor que a Reforma trará!

Bem-vindo ao tempo da Reforma, o melhor tempo da sua vida!

Apóstolo Renê Terra Nova

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2