Ministrações
Congresso de Consolidação 2016
Home Fotos Vídeos Fruto Fiel (escala) Ao Vivo

Reforma na visão de um líder

09 de Fevereiro de 2016

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos. E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus.” (Lucas 9:23-27)

Jesus falava a todos e não passava a mão nos erros e nas falhas do povo, mesmo sendo um homem simples, de amor, e intercessor. Na verdade, o modelo de Jesus é o modelo de líder que todos nós queremos. Mas hoje, quero falar do Apóstolo Paulo, um homem que nasceu Saulo, perseguiu a Igreja, um judeu de status romano, que aprendeu tudo sobre leis e se formou como um religioso. Contudo, um dia, aprouve a Deus fazer uma reforma na vida desse homem.

Em Atos 9:3, enquanto seguia seu caminho para perseguir os judeus, Saulo teve uma visão e Jesus entrou na vida dele, mudando o seu nome para Paulo e enviando-o para pregar o Evangelho nas nações. E é interessante observarmos que o significado do nome de Paulo é pequeno. Jesus ensinou a Paulo que mesmo sendo grande, ele seria o maior Apóstolo, ainda assim teria que ser pequeno, na questão da humildade.

Paulo era fazedor de tendas

A Bíblia diz que Paulo sobrevivia não do Evangelho, de honra, de primícias, mas de fazer tendas, porque esse era o seu ofício. E Paulo sempre dizia que não queria ser fardo para os irmãos e por isso trabalhava para a sua sobrevivência, mesmo sendo um Apóstolo de evidência.  

Sabemos que todos que são trabalhadores são dignos de comerem o melhor da Terra, porque o trabalho gera uma identidade e constrói o homem.

Paulo era um plantador de Igreja

Plantar Igrejas é algo muito sério e Paulo sabia disso, por isso ensinava o Evangelho genuíno. O interesse de Paulo era nas vidas, em plantar a Palavra e ensinar o sacrifício que a vida cristã requer.

E em Romanos 15, ele fala que mesmo plantando Igrejas, todas as vezes que precisou, essas Igrejas viraram as costas para ele. Mas, ainda assim, Paulo sempre se manteve fiel e com sua fé firme em Deus, sabendo que toda a sua provisão não vinha de homens, mas de Deus.

Paulo foi preso

Gálatas 2:20 fala das prisões de Paulo no físico. E Paulo foi preso várias vezes, mas nunca deixou de cumprir sua missão. Sempre mostrou que nos momentos difíceis, ainda assim, o Evangelho deve ser pregado. Diante dos que precisavam, sempre estendeu a sua mão.

Você pode ficar até preso em cadeias, mas seja livre na sua alma para viver a plenitude do Evangelho e levar esse Evangelho que cura as pessoas.

Paulo ficou doente

Não sabemos qual era o espinho na carne de Paulo, mas sabemos o quanto Deus o usava para curar as pessoas, de forma que até a sua sombra e os seus objetos pessoais curavam. Mas ainda assim, cumpriu sua missão.

Paulo foi rejeitado

Paulo investiu em muitos discípulos. Dentre eles, quero citar Demas e Alexandre, que mais tarde o abandonaram. Talvez, como Paulo, você também já tenha investido muito na vida de discípulos que também o abandonaram. Seja como ele, não desista.

Mas também Paulo investiu na vida de discípulos que deram muito resultado, como aconteceu com Timóteo, a quem ele chamava de filho, e João Marcos, do qual ele até se separou por um tempo, mas depois se uniram e cumpriram o propósito do Reino.

O verdadeiro Evangelho requer sacrifício para também vivermos vitórias.

Apóstolo Ayub Júnior

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2