Notícias

No dia 20 de Outubro, o MIR, Ministério Internacional da Restauração, completou 25 anos, Bodas de Prata de um tempo de ouro, que registra uma história de vidas transformadas, a partir do poder de Deus na vida de um homem, um casal, uma família.

A história começou antes, muito antes, quando um jovem, nascido no interior da Bahia, decidiu entregar sua vida a Jesus e congregar na Igreja Batista Memorial de Feira de Santana, BA. Em meio aos seus amigos, ele se destacava: era sempre o mais extrovertido, cativante e preocupado com o bem-estar de todos. Talvez ele não soubesse, mas ali Deus já o conduzia para o ministério pastoral.

A confirmação veio em um Culto de Domingo pela manhã, quando o Pastor perguntou quem tinha o chamado pastoral. O jovem Renê de Araújo Terra Nova levantou sua mão, dirigiu-se ao Altar e, em pouco tempo, foi enviado para o Seminário Batista do Norte, em Recife, PE.

Os estudos iam bem e ficaram ainda melhores quando ele conheceu Ana Marita, aquela que Deus separou para ser sua esposa e fiel companheira. Depois de quatro anos, o jovem seminarista retorna para sua cidade e é empossado Pastor da Igreja que tanto amava. O amigo de muitos se tornou Pastor de todos.

A Igreja cresceu, os jovens se multiplicaram, as reuniões de discipulado se fortificaram e a Igreja Memorial de Feira de Santana ganhou tanta repercussão que as pessoas viajavam da capital, Salvador, a mais de 100 Km de distância, só para ouvir aquele Pastor que tinha uma palavra diferente e cheia de conhecimento.

Tudo ia muito bem, as ovelhas baianas estavam muito felizes, mas nem imaginavam que aqui no Norte, na terra do grande rio, Deus despontava no coração de um povo, de uma Igreja que, coincidentemente, também se chama Memorial, o desejo de convidar esse jovem para ser seu Pastor.

As ovelhas manauaras tiveram o primeiro contato com esse Pastor apaixonante quando ainda seminarista. Em uma viagem missionária para os países bolivarianos, ele fez uma rápida passagem por Manaus e teve a oportunidade de pregar na Igreja. Naquele dia, já ficou a marca do jovem de fala eloquente e cheio de unção.

nos depois, já Pastor, ele foi preletor de um acampamento de jovens, e, ali, a paixão foi mais forte.

Por ocasião da aposentadoria do Pastor da Igreja Memorial em Manaus, a Diretoria se reuniu e fizeram uma lista com os possíveis nomes para assumirem o cargo.

Em sessão solene, o nome do Pastor Renê Terra Nova foi o mais cotado, e, então, foi feito o convite oficial.

Na Bahia, foi grande a surpresa de todos ao saberem que seu Pastor, tão amado e querido, seria enviado para uma terra tão distante. Em muitos, o primeiro sentimento foi de não-aceitação, mas quando entenderam que Deus estava no comando, eles, com alegria e fé, liberaram seu Pastor como missionário para cumprir este chamado.

A vinda para Manaus foi a sua primeira aventura. A bordo de um GolBX, dupla carburação, ele seguiu viagem com sua esposa, Ana Marita, e sua primogênita, Larissa, trazendo também seu fiel escudeiro e amigo, Elionaldo Rocha, a esposa, Geruza, e sua filha Isla.

Foram mais de 2 mil km de estrada de Feira de Santana até Belém, onde todos embarcaram em uma aeronave para Manaus. A recepção no aeroporto foi muito calorosa, e os que ali estavam, cantaram com muito amor: "É bom te ver por aqui, no time de Deus, onde podemos cantar pra Jesus...".

No Culto da posse, o primeiro 'Graça e Paz!' dava início a um ministério que iria impactar Manaus, o Amazonas, o Brasil e as nações: "Jesus é o Único Digno de receber a honra e a glória. O que marcou a minha vida é o fato de me sentir privilegiado de estar nesta cidade Manaus, para juntos derrotarmos o inimigo em Nome de Jesus. Deus há de honrar nosso ministério não com palavra de sabedoria humana, porque nós não viemos aqui pelo conhecimento humano que temos, mas por aquilo que o Espírito Santo há de imprimir no nosso espírito. E como Paulo orou, seja a nossa oração: Que Deus nos dê espírito de sabedoria e revelação, assim como está Efésios 1:17, intensificando seu ministério. Que assim seja também nosso ministério nesta cidade para honra e glória do Único Senhor e Salvador Jesus Cristo".

Depois dessa saudação,Manaus nunca mais seria a mesma.Foram muitas as transformações, tanto na Igreja Memorial como na cidade de Manaus, que logo foi batizada de Terra do Avivamento.

O povo estava impressionado com aquele Pastor Batista que decidiu ser cheio do Espírito Santo e conduzir o povo para um genuíno avivamento. A liturgia do Culto estava mudando. No louvor, novos cânticos eram entoados, mãos eram levantadas e as músicas começaram a ser acompanhadas com palmas. A ministração da Palavra poderia até se exceder no tempo, mas todos permaneciam atentos.

Até mesmo a forma de se vestir trouxe impactos para aquela estrutura. Nem sempre ele usava terno no púlpito e suas camisas tinham a manga virada para dentro e não para fora, como todos costumavam fazer.

As mudanças mais profundas, porém, estavam na vida das pessoas,que eram não apenas impactadas, mas transformadas pelo poder de Deus. A juventude começou a crescer, pessoas que iam para a Igreja por religiosidade começaram a viver o Evangelho e as reuniões de discipulado passaram a acontecer no quintal da casa pastoral, ao lado da Igreja.

Logo, logo, a Igreja se tornou pequena e o Pastor Renê, que sempre teve uma visão de multidão, de alargar as tendas e firmar bem as estacas, resolveu quebrar as paredes do Templo para uma grande reforma e ampliação.

Seus sonhos não cabiam em quatro paredes, mas alguns não compreenderam...
A Igreja Memorial, então, liberou o Pastor Renê e mais 169 ovelhas para um novo tempo e missão. No Culto de Despedida, a bênção foi homologada pelos Pastores da Convenção Batista do Amazonas.

Em 19 de Julho de 1992, nascia a Primeira Igreja Batista da Restauração em Manaus, uma Igreja viva para o Deus Vivo. Era o começo não apenas de uma Igreja, mas a ampliação do Ministério da Restauração, um ministério marcado por palavra de poder, adoração, restauração familiar, um ministério que, desde jovem, o Pastor Renê recebeu em seu coração e já desenvolvia com zelo e temor.

A continuação dessa história é visível aos olhos de todos e não poderia ser diferente, porque quando Deus está no comando, todas as muralhas caem, as batalhas são vencidas e o fruto do penoso trabalho é permanente.

O povo de um só coração, que começou tão pequeno, tornou-se uma grande multidão de filhos, que precisavam de um lugar maior para se reunir. Com fé e muito sacrifício, todos construíram um Palácio para Deus, o Templo do MIR, uma verdadeira concha que modela pérolas para o Reino.

Esses filhos também foram ampliados em sua visão e crescimento, pois possuem um Pastor que tem o prazer de compartilhar tudo que recebe do Pai. A visão de Jerusalém, com a restauração das Festas Bíblicas, e a Visão Celular no Modelo dos 12, com o objetivo de Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar, não ficaram restritas apenas à Igreja local, mas foram compartilhadas com milhares de líderes, com diversas denominações e hoje alcançam as nações porque um homem visionário sabia que o Reino de Deus não possui muros de separação, mas cordas fraternas de relacionamentos.

Hoje, 25 anos depois da chegada do Apóstolo Renê Terra Nova e família a Manaus, é impossível não reconhecer a boa mão do Senhor em toda essa trajetória. O jovem Pastor que chegou aqui franzino, com certeza não tem mais a mesma aparência (ficou ainda mais bonito!), foi ungido Apóstolo, viu sua família crescer e deu à primogênita Larissa mais três irmãos, Agnes, Rachel e Davih, filhos que crescem como flechas polidas nas mãos do Eterno. A doce esposa de Pastor, Marita Terra Nova, coluna forte no ministério do seu marido, também foi ungida Apóstola e se tornou uma líder de nações, um instrumento de precisão nas mãos do Senhor, levantando um exército de mulheres de honra, destemidas e sábias.

Olhamos para trás e vemos pessoas que se foram, outras que já estão nos braços do Pai, e nós estamos aqui, porque Deus é Bom e Sua misericórdia dura para sempre, relembrando uma história que já soma 25 anos de avivamento, crescimento, multiplicação, cumprimento de promessas.

O que poderíamos dizer diante de tamanhas bênçãos? Ao Deus Eterno, toda honra, glória, louvor e exaltação, e ao Apóstolo Renê Terra Nova e família, nossa eterna gratidão por ter sido obediente ao chamado divino, por ter vencido as guerras, as difamações e os vitupérios, por não desistir de conduzir as ovelhas a um nível maior de fé e crescimento, por enxergar e desenvolver nos discípulos potenciais que muitos nem acreditavam ter, por ser único em seu jeito de falar, ensinar e tratar, por ser um homem de Deus, modelo para seu rebanho.

Nossa oração é para que o Ministério Internacional da Restauração continue a florescer e multiplicar como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar."O Senhor vosso Deus já vos tem multiplicado; e eis que em multidão sois hoje como as estrelas do céu. O Senhor Deus de vossos pais vos aumente, ainda mil vezes mais do que sois; e vos abençoe, como vos tem falado." (Deuteronômio 1:10,11)

O Apóstolo Renê Terra Nova convida você e sua família para a grande celebração das Bodas de Prata do MIR, hoje, 26 de Outubro, às 19h30, no Templo.