Notícias

dia mundial oracao

No mês dedicado à prevenção do câncer de mama, o MIR utiliza iluminação rosa na Torre de Oração,muda a cor das logos oficiais e faz divulgação nos seus canais de comunicação 

Beatriz Teixeira 

Cuidar da saúde é algo fundamental, mas muitas pessoas não dão a devida importância. A rotina corrida do dia a dia faz com que adiem o checkup, a consulta agendada, a atividade física e até o descanso. O resultado desse estilo de vida, porém, tem um preço e a conta pode ser alta. 

É por isso que o mês de Outubro é dedicado, no mundo inteiro, para alertar as mulheres sobre a existência de uma doença séria: o câncer de mama. Todas as doenças, porém, por mais graves que sejam, se identificadas no início, aumentam (e muito!) as chances de cura. Assim, o Outubro Rosa é um incentivo para que as mulheres se cuidem, procurem um médico e realizem o exame de mamografia. 

Para a Apóstola Ana Márcia Britto, que teve câncer de mama, Outubro Rosa é o momento de despertar as mulheres para esse cuidado. "Quando mantemos a disciplina de ir periodicamente ao médico e fazer os exames solicitados por ele, se algo estiver errado, um diagnóstico precoce pode trazer um tratamento rápido, preciso e a cura virá mais rapidamente", disse. 

Ela ainda explicou que muitas mulheres deixam de dar importância a alguns sinais do seu corpo, porque acham que nunca terão algo tão grave: "Achamos que por Deus estar conosco, não enfrentaremos situações graves, mas Deus age por princípios e um deles é a Mordomia, que envolve o cuidado com o corpo". 

E para as mulheres que estão enfrentando o vale da doença, ela testemunhou: "Tive câncer e aprendi que nunca devemos perder a nossa humanidade, amor e esperança. Sei o que é o vale, mas sei que existe um alto retiro onde Deus nos ampara e cuida. Meu conselho é: ame a Deus sobre todas as coisas, ame sua família, ame o próximo,leia a Bíblia sempre, ore de todo o coração, sorria mais e se ire menos,contemple o belo e se alegre com a criação de Deus. Precisamos crer no Grande Eu Sou, o Deus que cura, o Deus do Milagre, o Deus do Impossível". 

Como prevenir o câncer de mama

- Realize o autoexame uma vez por mês, desde a adolescência.

- Acima de 40 anos ou em casos de ocorrência de câncer de mama em parentes de primeiro grau, realize a mamografia uma vez ao ano.

- Consulte anualmente seu ginecologista e faça o exame clínico das mamas.

- Marque uma consulta de urgência com seu ginecologista caso perceba algum desses sintomas:
. Nódulo único endurecido.

. Inchaço ou vermelhidão na pele.

. Inversão ou retração do mamilo.

. Secreção pelos mamilos.

. Dor na mama ou mamilo.

. Sensação de nódulo aumentado na axila. 

Outubro Rosa em Manaus

Em Manaus, o Outubro Rosa enfoca o câncer de mama e também o de colo de útero, que tem maior incidência na região. Por isso, no dia 17 de Outubro, haverá uma grande mobilização envolvendo Unidades Básicas de Saúde tradicionais e unidades móveis, das 7h às 12h, para a realização de coleta de preventivo (prioritariamente mulheres entre 25 a 64 anos), solicitação de mamografia de rastreio (faixa-etária de 50 a 69 anos), atividades educativas e a intensificação da vacina anti-HPV. Fique atenta às informações mais detalhadas que serão veiculadas nos meios de comunicação.