Notícias

240915 toyoubibleO aplicativo personaliza a Bíblia, colocando seu nome em milhares de versículos para a leitura diária, meditações e estudo

Natacha Rocha

O universo cibernético é um facilitador na vida também dos cristãos. Com o mercado a cada dia se desenvolvendo com novas tecnologias e com informações imediatas, vários aplicativos são direcionados ao mundo cristão, em específico, a Bíblia Sagrada.

Já pensou em ler uma Bíblia com seu nome em milhares de versículos? Já temos essa possibilidade. Recentemente, o Pastor Gregory Ijiwola, da Igreja City Light em Chicago, Estados Unidos, produziu um novo aplicativo da Bíblia que oferece aos cristãos uma possibilidade de customização. Milhares de versículos são alterados de acordo com o nome e sexo de cada leitor.

A ToYouBible foi recentemente lançada e, segundo o material de divulgação, trata-se de um aplicativo de Bíblia personalizado para a leitura diária, meditações e estudo. O Pastor Ijiwola afirma que a ideia é permitir que os cristãos tenham uma “experiência mais personalizada em suas leituras devocionais”.

Tudo é simples. O criador selecionou todos os versículos bíblicos onde o sujeito original poderia ser substituído. Chamou um membro de sua congregação que é desenvolvedor de software e colocou a ideia online.

Ao fazer o login, o usuário preenche o seu nome, sobrenome e sexo. Automaticamente, o nome do usuário será colocado nos versículos. Quando o usuário é mulher, existe uma mudança automática para que haja concordância textual. Em muitos casos, substitui-se o nome de personagens bíblicos e da nação de Israel.

Por exemplo, na ToYouBible o versículo bem conhecido de João 3:16 fica assim: “Porque Deus amou [seu nome] de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que [seu nome] nele creia e não pereça, mas tenha a vida eterna”.Mais um exemplo, o versículo de Miquéias 6:8 fica: “Ele te declarou, ó [seu nome], o que é bom; e que é o que o Senhor pede de [seu nome], senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e [seu nome] ande humildemente com o teu Deus?”.

A ToYouBible está dando o que falar, pois alguns  teólogos questionam essa customização, que eles chamam de extrema. O criador, porém, chama apenas de mais uma ferramenta para o Reino de Deus. Milhares de usuários já adquiriram, e o APP está fazendo sucesso.

O aplicativo por enquanto está disponível apenas em Inglês para iOS e Android por uma pequena taxa no valor de R$3,19. O seu criador estuda lançá-lo em outras línguas em breve. Mais sobre a Bíblia personalizada em www.toyoubible.com.